Identidade visual: a importância de ter um padrão em todas as mídias

Para que a sua empresa tenha um bom posicionamento perante o seu público ela precisa se facilmente identificada, independentemente do canal que esteja atuando, seja digitalmente ou offline. Para isso construir uma identidade visual única é muito importante.

Através dela a sua marca pode ser facilmente identificada e também transmite com mais clareza, a mensagem desejada para o público. Porém, mesmo com toda essa importância que ela tem para atingir resultados positivos, muitas empresas acabam não fazendo um investimento adequado nesse sentido.

Por isso, é comum encontrarmos no mercado identidades visuais mal desenvolvidas, sem padrão, principalmente nas mídias digitais. Além disso, as empresas ainda enganam-se ao achar que plataformas diferentes necessitam de identidades visuais distintas. No entanto embora a abordagem possa requerer um padrão diferente em cada canal a identificação visual deve ser a mesma, para que possa ocorrer a identificação com o público.

Uma identidade visual, para ser marcante, deve ser vista muitas vezes, até mesmo para facilitar a percepção do cliente. Para ilustrar um pouco mais dos elementos que mostram a razão de se ter um padrão de identidade visual em todas as mídias, listamos alguns exemplos que deixam isso mais claro. Então, será que a sua empresa está se apresentando de forma adequada? Continue comigo e confira!

1 – Fortalecer o poder da marca

Planejar a identificação visual da sua marca é fundamental
Planejar a identificação visual da sua marca é fundamental

Uma marca só é forte quando é facilmente identificada como sinônimo de geração de valor. Vejamos por exemplo, quando vemos o logotipo da Coca-Cola, muitas pessoas fazem uma ligação imediata com o prazer de ingerir a bebida. Da mesma forma, quando se vê o logotipo da Ferrari, a tendência é estabelecer uma conexão com o conceito de luxo que os produtos da marca passam.

Isso somente é possível graças ao planejamento e as estratégias utilizadas pela marca, para torna-la forte. Não é uma questão resolvida em poucos dias, é uma construção ao longo do tempo, que requer muita análise e persistência.

Além disso, um dos segredos que levaram essas marcas a terem as suas identidades visuais viralizadas foi a padronização, exposta por meio da repetição. Com a sequência, as pessoas passaram a identificar, em um piscar de olhos, os logotipos dessas marcas. Quer algo mais poderoso do que isso?

2 – Aumentar a percepção de valor do cliente

Continuando o raciocínio anterior, a percepção de valor do cliente só é aumentada quando se gera uma experiência positiva. E se engana quem acha que a experiência só é gerada pela qualidade do produto ou pelo atendimento.

Uma identidade visual bem trabalhada e padronizada transmite credibilidade, profissionalismo e preocupação com o público, o que é essencial para gerar mais valor de mercado.

Especialistas no assunto, possuem diversas estratégias para analisar o mercado e verificar qual o melhor posicionamento para cada segmento. Sendo que, a identificação visual deve ser condizente com os objetivos e com o planejamento estratégico da marca.

3 – Melhorar o posicionamento da marca

O posicionamento da marca é melhorado justamente pela forma com que ela gera valor ao mercado. Conforme citado, uma identidade visual bem trabalhada mostra uma preocupação com o público. Além disso, transmite os valores e percepções da marca, veja por exemplo a Natura, que repassa os valores da preservação ambiental em sua marca e produtos.

Ao identificar isso, a tendência natural é que ele retribua valorizando essa marca. Ou seja, a identidade visual também pode ser usada para criar um processo de interação eficiente entre empresa e clientes. Se considerarmos o exemplo acima, veremos que pessoas preocupadas com o meio ambiente, tendem a se identificar com a marca Natura, assim criando uma interação maior entre marca e consumidor.

4 – Criar autoridade para sua marca

Gerar valor, aumenta a percepção do cliente e cria autoridade para a marca
Gerar valor, aumenta a percepção do cliente e cria autoridade para a marca

Gerar valor, aumentar a percepção do cliente, transmitir credibilidade e se mostrar mais profissional leva a um caminho único: criar autoridade. Hoje em dia, com tantos concorrentes no mesmo nicho, com um público exigente e que muda de gosto com rapidez, é essencial ser uma autoridade no assunto para se destacar e ter uma longevidade.

Para que sua empresa possa ser uma autoridade no segmento de atuação, é essencial um planejamento minuncioso dos meios de divulgação e propagação da marca, por exemplo, se você quer lembrada como a melhor, você precisa transmitir essa mensagem ao seu público e manter-se fiel a seus objetivos.

Como ter uma identidade visual forte?

Como já comentamos anteriormente, uma marca forte é pautada em muita pesquisa e análise, para adequar a apresentação da sua marca aos objetivos que a sua empresa deseja alcançar. Para tanto, o planejamento é essencial em todos os canais de divulgação da marca.

Se olharmos para o universo do empreendedorismo, veremos que todas as grandes corporações, bem como empresas de porte menor que são líderes de mercado valorizam muito a importância da identidade visual. Isso é tão notório que elas sabem até mesmo quando devem fazer uma renovação e se adequar ao que o mercado pede.

Atualmente existe no mercado uma tendência ao minimalismo, ou seja, marcas mais limpas e simples. Se olharmos as grandes marcas, veremos que nos últimos anos elas vem adotando essa estratégia. Isso muito em razão dos meios digitais, que exigem uma imagem mais clara das empresas.

Podemos citar como exemplo: LG, Google, facebook, Sansung, entre tantas outras que adoram uma identidade visual mais simplista. Então, se a sua marca ainda não aderiu a essa tendência, talvez esteja na hora de avaliar se um reposicionamento não seria adequado.

Uma dica fundamental neste sentido, é que se você não tem certeza de qual é o posicionamento da sua marca no mercado, talvez seja hora de buscar ajuda especializada. Um boa agência pode realizar um planejamento minucioso, estudando o seu público, e lhe apresentar a melhor alternativa para sua marca se destacar no mercado.

Então, gostou do nosso conteúdo? Será que a sua marca tem a visibilidade adequada nas redes? Se tiver dúvidas e quiser conversar com nossos especialistas, entre em contato conosco. Além disso, que tal receber outras dicas bacanas como essas diretamente no seu e-mail? É simples, basta assinar nossa newsletter!

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017