LinkedIn para empresas: veja por que você não pode ficar de fora dessa

LinkedIn para empresas é uma plataforma repleta de potencial para profissionais que desejam expor ideias, se aproximar de seus clientes e fazer negócios.

O Linkedin para empresas é uma plataforma repleta de oportunidades, com foco estritamente profissional, que permite a realização de networking e negócios.

Quando as pessoas mencionam “LinkedIn”, o que vem à sua cabeça? Currículos? Conteúdos profissionais e engessados? Se você respondeu sim às duas últimas questões, é hora de repensar suas concepções sobre essa rede social.

O linkedin, vai muito além de uma simples rede social, para contatos profissionais. Hoje, ela é uma plataforma repleta de potencial para quem deseja expor ideias, se aproximar de seus públicos-alvo, fazer negócios e reconhecer tendências.

Sendo assim, venha conhecer as potencialidades do LinkedIn para empresas e comece já a estruturar a sua estratégia para a rede!

Como funciona o LinkedIn e qual é a sua importância?

Hoje, o LinkedIn já tem 29 milhões de usuários no Brasil e 500 milhões pelo mundo. Ele não se limita a uma rede social de currículos. Sendo assim o LinkedIn conecta perfis profissionais com a exposição de qualificações e experiências, permite a criação de páginas corporativas (company pages), cria ambientes de aprendizado e expõe a cultura corporativa das empresas.

Assim, as corporações tornam-se, mais e mais, organismos abertos, fazendo com que elas estejam mais aptas a ouvir e aprender. Felizmente, a plataforma reúne mecanismos de sobra para isso.

Por outro lado diferentemente de redes sociais como o Facebook e o Instagram, que comportam diferentes abordagens, o LinkedIn exige que se mantenha uma postura profissional, o que requer preparo.

Lá, os usuários não podem se contentar em divulgar vagas ou compartilhar conteúdos aleatórios, o que até pode ocorrer, mas que não irá agregar valor ao seu perfil. No Linkedin, a preocupação é de manter os valores e conceitos da empresa, e vincular a imagem profissional da mesma com conteúdos e oportunidades coerentes.

Homem sentado em um sofá segurando o ícone do Linkedin.
O Linkedin é muito mais que um simples rede social

Quais são as vantagens de usar o LinkedIn para empresas?

Para as empresas que desejam apostar em estratégias coerente com os valores da sua marca, os benefícios do Linkedin podem ser enormes. Venha conferir!

1 – Fortalecimento de marca

Tratando sobre assuntos profissionais e fortalecendo a cultura corporativa, as empresas fortalecem a própria marca. Portanto ao criar conteúdos para a rede, lembre-se de reforçar os benefícios de trabalhar em sua companhia.

Lembre-se que por se tratar de uma plataforma para assuntos profissionais, mesmo o perfil individual de cada colaborador deve seguir aos valores organizacionais. Veja por exemplo, possíveis candidatos que queiram trabalhar na sua empresa, buscam referência em outros profissionais da casa no momento da candidatura.

2 – Ponto de encontro de parceiros de negócios, clientes e fornecedores

O LinkedIn reúne recursos úteis para construir uma boa rede de contatos. Com uma busca simples, você acessar especialistas, potenciais clientes e prestadores de serviços.

É uma das melhores redes sociais para realizar Networking, e não precisa conhecer as pessoas pessoalmente, a qualidade dos conteúdos e a relevância das suas interações podem render boas indicações e parcerias.

3 – Recrutamento e seleção

Com milhões de profissionais cadastrados e em busca de oportunidades, o LinkedIn é um excelente recurso para encontrar colaboradores qualificados em diversas áreas e níveis de carreira.

Até porque, sua empresa não precisa ficar somente focada em candidatos interessados em uma mudança de carreira. É possível abordar e conversar com profissionais que já estão no mercado e melhorar as chances de conseguir uma boa aquisição para sua equipe.

4 – Entrega de conteúdo qualificado

Pessoas que seguem as company pages estão interessadas no universo de negócio da empresa. Sendo assim, com um conteúdo bem elaborado para o seu público-alvo, você fortalece a sua rede de contatos, a autoridade de sua marca e de seus profissionais.

Uma reunião comandada por uma mulher nela estão falando sobre o LinkedIn para empresas.
O Linkedin empresas oferece muitos benefícios para sua marca

Estratégias para o LinkedIn: como começar a usá-lo?

O LinkedIn aumenta a visibilidade da marca e a cultura da empresa entre profissionais do mercado, colaboradores e clientes. Portanto, para se dar bem na rede e conquistar seguidores, é preciso adotar uma estratégia bem diferente da que já é implantada em outras redes, dado que o LinkedIn é voltado aos interesses do mercado.

Alinhe-se ao seu planejamento estratégico

Pelo caráter profissional da rede, muitos ainda têm dúvidas sobre o que compartilhar. Portanto, se esse é o seu caso, procure pensar nos conteúdos que se alinham ao planejamento estratégico da sua marca e à divulgação de seus valores e feitos. Veja alguns exemplos:

  • ações realizadas;
  • depoimentos de colaboradores e clientes;
  • marcos da empresa;
  • webinars;
  • artigos que digam respeito à área de atuação da companhia, entre outros.
  • Comunidades que participa;
  • Envolvimento social;

Textos e notícias que se relacionam ao mercado também ajudam a reforçar a autoridade da marca em seu segmento.

Utilize as atualizações patrocinadas

Assim como no Facebook Ads, você também pode pagar para ampliar o alcance dos seus posts com a ajuda das Atualizações Patrocinadas. Lembre-se de segmentar o seu público-alvo!

Mantenha a frequência e a qualidade do conteúdo

Não basta criar um perfil para a sua empresa. É preciso alimentá-lo periodicamente com artigos, imagens, vídeos e outros materiais de qualidade, oferecendo relevância para seus seguidores.

Lembre-se de que cada postagem é um reforço de marca e, por isso, é fundamental que as peças gráficas sigam a proposta visual de sua companhia.

Além disso, o Linkedin para empresas valoriza muito a riqueza das informações, assim um perfil completo e bem estruturado sempre sairá na frente. Sem contar que vai despertar ainda mais o interesse da comunidade envolvida na plataforma.

Tenha cautela nas divulgações e interações

É importante ressalta que no Linkedin você está vendendo a imagem da sua empresa/marca. Por isso, o cuidado com as postagens deve ser redobrado, assuntos polêmicos como política e religião devem ser bem estudados caso tenha interesse em compartilhar suas opiniões. Na dúvida, foque em assuntos relacionados aos seu segmento, e fuja de temas muito polêmicos.

Enfim, o LinkedIn para empresas ajuda a fortalecer a rede de contatos das companhias, a criar uma cultura de aprendizado, a mantê-las atualizadas sobre as tendências e a fortalecer a marca por meio de conteúdos qualificados e relevantes.

Já que mencionamos tendências, que tal acompanhar as 6 que têm chamado maior atenção do mercado de marketing digital?

Imagens: Sofá, gráfico.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017