Entenda o que é Storytelling e como incluí-lo em sua estratégia

Você sabe o que é storytelling? É a arte de contar uma história. Aprenda tudo sobre estes formato de conteudo diferenciado.

Sabe qual é o significado de storytelling? Essa prática tem sido cada vez mais comum nas estratégias de marketing (seja na modalidade digital, seja na modalidade off-line) das companhias. Isso porque o desenvolvimento de um serviço ou de um produto de alto nível, isolado, geralmente não é o suficiente para as empresas obterem sucesso no mercado. 

Nesse contexto, a criação de uma imagem positiva da marca ajuda também as organizações a ganharem mais espaço no mercado, a aumentar a cartela de consumidores e, consequentemente, a vender mais.

Uma das práticas que ajudam no desenvolvimento dessa imagem positiva é justamente o storytelling. Pensando na importância desse tema, neste artigo, explicaremos detalhadamente sobre o que é storytelling. Destacaremos a importância de implementar essa prática na sua empresa e forneceremos dicas que ajudarão a sua organização a contar histórias cativantes ao seu público. Continue lendo!

Conversa entre quatro pessoas, uma está apontando para algo em uma folha.

O que é storytelling?

Esse conceito faz referência à capacidade de comunicar uma ideia usando palavras ou recursos visuais e de transmitir pensamentos e fatos utilizando-se de uma narrativa fluida, coesa e relevante para o público. Dessa maneira, podemos resumir essa prática em uma frase: o storytelling é a arte de contar uma história.

Qual é a importância dessa prática? 

O storytelling apresenta vários benefícios para as empresas. O primeiro deles é que as organizações que conseguem contar boas histórias ao público criam uma imagem positiva da marca para os clientes. Ou seja, a empresa passa a ser lembrada de forma positiva. Muito bom isso, não é mesmo?

Além disso, as companhias ainda constroem um melhor relacionamento com os consumidores, fornecedores e colaboradores. Todas essas questões, somadas, ajudam as empresas a manterem o quadro de pessoal mais empenhado e, consequentemente, otimizam os resultados das vendas.

Vale ressaltar, ainda, que, na maioria das vezes, os indivíduos têm mais facilidade de recordar histórias do que dados. Nesse contexto, o storytelling é uma das principais práticas que ajudam as empresas a humanizarem o produto ou serviço. Aproximando a marca dos clientes. Portanto, o quanto antes a sua empresa dominar a arte de contar boas histórias, melhores serão os resultados para a sua organização.

Conversa entre dois homens sobre Storytelling.

Como aplicar o storytelling na sua empresa?

O primeiro aspecto a ser pensado antes de contar histórias é o conhecimento do público do seu negócio. Isso pode parecer trabalhoso, mas será fundamental para a sua empresa se destacar no storytelling. Nesse momento, é importante considerar algumas características. Como idade, gênero, hábitos de consumo, problemas cotidianos, questões sociais (família, grupos de influência), psicológicas (percepção, crenças, entre outros) etc.

Após pesquisar esses dados, chega o momento de pensar como o seu produto ou serviço será útil e ajudará as pessoas. A partir disso, será possível contar histórias que estejam em conformidade com os interesses do público e, assim, ter mais sucesso na sua oferta.

Além disso, também é fundamental saber divulgar o que a marca tem de única e especial no mercado. Ou seja, aquilo que ela tem de diferente em relação à concorrência. Dessa forma, será mais fácil para os clientes criarem uma imagem única e positiva em relação ao seu negócio.

O storytelling é uma estratégia inovadora e, por isso, pode proporcionar excelentes resultados às companhias. Essa prática ajuda as pessoas a criarem uma imagem positiva em relação à sua empresa. O que favorece o aumento do número de vendas. Considerando essas características, vale muito a pena investir na tarefa de contar boas histórias. Seja nos conteúdos do blog, seja nas redes sociais, seja nas cartas de venda.

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Imagens: Reunião, conversa.

Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 27 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
Fundador da LinkWell em 1992
Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017