OKRs – Saiba o que são e como utilizar em seu negócio

OKRs são a sigla para Objectives and Key Results, que consiste em um sistema de definição de metas usado por grandes empresas, como o Google, Spotify, e LinkedIn, por exemplo.

No mundo dos negócios a competição está cada vez mais forte. Por esse motivo, aplicar boas práticas de gestão é fundamental para o sucesso de sua empresa. Assim, uma excelente alternativa para fazer isso é utilizar a metodologia OKR. A metodologia pode ser utilizada em empresas de qualquer porte. E contribuem para o crescimento do negócio. Assim como para a estruturação de estratégias internas da equipe.

Então, ficou interessado? Aproveita e continua a leitura deste post para saber muito mais sobre essa metodologia tão interessante!

O que são as OKRs?

Primeiramente, as OKRs fazem parte de uma metodologia de gestão focada em simplificar a definição e rastreamento dos objetivos e resultados-chave de uma empresa. Ou seja, é uma abordagema para mobilizar a empresa rumo a eficácia.

Criada pelo ex-CEO da Intel Andrew Grove,, seu principal objetivo como já falamos é simplificar os objetivos chaves da empresa. Com essa metodologia todos na empresa tem acesso aos objetivos que precisam ser alcançados. Assim, tendo clareza de quais são as prioridades e como elas estão relacionadas aos objetivos da empresa.

Contudo, além de melhores resultado para o negócio, o nível de satisfação e engajamento dos colaboradores também aumenta, decorrente de maior transparência, colaboração e comunicação entre os times. 

Porque utilizar os OKRs em seu negócio?

Quer entender porque a metodologia é tão interessante? Então observe as empresas que a utilizam. Como por exemplo:

  • Intel
  • Google
  • Spotify
  • Amazon
  • Oracle
  • Dropbox
  • LinkedIn
  • Twitter
  • Adobe
  • Netflix

Se essas empresas apostaram na metodologia do OKR, então podemos deduzir que seus benefícios são enormes, não é mesmo?  Inclusive a metodologia foca seus princípios em uma visão bem clara, que são:

  • Foco
  • Alinhamento
  • Engajamento
  • Agilidade

Então, vamos entende melhor cada um deles? Confira:

1 – Agilidade

Com OKRs, a organização define seus objetivos em ciclos curtos de tempo, tipicamente a cada trimestre, podendo variar de acordo com a volatilidade e incerteza do seu negócio, serviços e produtos.

A cadência trimestral pode existir dentro de uma cadência anual, ou mesmo semestral, dependendo de como você irá configurar o processo de OKR na sua empresa. Isto significa, por exemplo, que a cada trimestre as pessoas se reúnem para definir os resultados prioritários para os próximos meses. 

Essas cadências trazem disciplina e agilidade para o processo, fatores cruciais para o aumento do desempenho de qualquer organização, pois permite rápido feedback e correção da rota conforme necessário.

2 – Foco

É fácil chegar a um grande número de objetivos. Difícil é focar em poucos. Empresas ágeis focam seus esforços naquilo que é mais importante estrategicamente em um dado período.

Isso implica em dizer “não” para ideias ou projetos que não são importantes no momento. OKR ajuda a eliminar ambiguidades com relação às prioridades da empresa e dos times, pois ajudam a focar em poucos objetivos por vez.

Definir objetivos de curto parazo pode ser dificil, mas as OKRs irão te ajudar neste desafio.

3 – Alinhamento

Através dos OKRs, os times definem seus objetivos de forma alinhada aos objetivos estratégicos da empresa. Assim, considerando que uma empresa é um sistema complexo formado por diferentes elementos (pessoas, processos, produtos, etc.) que se relacionam entre si, elas fazem sentido.

Portanto, Cada vez mais as iniciativas dentro de uma empresa dependem de diferentes áreas para acontecer, o que nos faz enxergar uma empresa mais como uma rede e menos como “silos”. 

Neste sentido, além de alinhamento entre os objetivos mais estratégicos e mais táticos, de forma top-down e bottom-up, OKR é uma poderosa ferramenta para ajudar também no alinhamento entre times (alinhamento horizontal). 

Onde de forma transparente, os times têm condições de compartilhar entre si seus objetivos.

Essa transparência fomenta colaboração entre diferentes times, alinhamento e consequentemente ajuda na transformação da estratégia em resultados mensuráveis. 

4 – Engajamento

Nesta metodologia, todos estão envolvidos no alcance dos resultados e no crescimento da empresa. As pessoas que atuam nos diversos níveis, papéis e funções participam do processo de definição dos OKRs de forma direta, contribuindo em discussões significativas sobre o negócio. 

Sendo que, o engajamento é fruto de participação e comprometimento. OKR lhe ajudará a aumentar o engajamento das equipes.

Como a metodologia das OKRs funciona?

Primeiramente, o nome já diz tudo. Ele foi está diretamente relacionado à maneira como a metodologia funciona. Então, confira o que cada elemento do nome quer dizer e como eles se complementam:

# Objectives

Em primeiro lugar, os objetivos apresentam uma direção clara do que a empresa pretende conquistar. Sendo que, cada um deles pode ser formulado não apenas para tornar claro o que se deve buscar, mas também para manter todos engajados para alcança-los.

# Key Results

Por sua vez, os key results servem de parâmetro para se determinar o quanto a empresa está focada em alcançar o seu objetivo. São metas menores que em conjunto resultam no objetivo principal do negócio.

Então, se você está cumprindo todos as keys results e seu objetivo não está sendo alcançado, reveja seu planejamento, algo está errado.

Enfim, investir em OKRs é a melhor maneira de melhorar a eficiência e o desempenho da empresa. Portanto, agora que você sabe como ela funciona, reúna-se com a sua equipe e mãos a obra!

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Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017