Saber identificar os perfis de clientes da sua empresa é fundamental para o sucesso do seu negócio. Então, venha conhecer os tipos mais comuns!

Primeiramente, você precisa saber quem é o seu cliente. Em suma é alguém que necessita da sua ajuda e da sua equipe para satisfazer alguma necessidade. Assim podemos considerar que todas as pessoas que entram em contato com a sua empresa, seja para comprar, reclamar ou pesquisar, são clientes em potencial.

Em segundo lugar é importante ressaltar que os clientes são essenciais para a sobrevivência da sua empresa. Afinal é ele quem paga suas contas, salários e gera resultados. Sem clientes a empresa não tem razão de existir.

Por isso é tão importante identificar quem são seus clientes. Quais os perfis encontrados na sua clientela. Para saber como lidar com cada um deles de forma adequada. Ficou interessado? Então vem comigo que vou lhe apresentar os perfis mais comuns de clientes que sua empresa pode encontrar!

perfis de clientes

Principais tipos de clientes

Como já falamos, existem clientes dos mais variados perfis no mercado. Saber identificar cada caso é de suma importância. Assim sua empresa e sua equipe saberão exatamente como se posicionar em cada caso.

Confira os principais tipos de clientes:

# Cliente decidido

Em suma é aquele cliente que sabe o que quer e tem conhecimento do produto/serviço. Já sondou os concorrentes e, muitas vezes, está pronto para fechar um acordo.

como atendê-lo: Por exemplo, ouvir mais do que falar; Fazer a venda rapidamente; Deixar o cliente decidir a hora de fechar o acordo; Não competir em conhecimento com o cliente; Realizar demonstrações curtas; Usar linguagem técnica; Ser prestativo.

# Cliente indeciso

É o tipo de cliente que busca informações que ajudem na sua decisão de compra. Assim, compara diferentes condições oferecidas pela concorrência.

Como atendê-lo: Fazer perguntas breves para descobrir o que o cliente está procurando; Deixá-lo à vontade, prontificando-se a atendê-lo; Mostrar-lhe rapidamente as opções disponíveis; Ter à mão todo o material de apoio à venda, como manuais, panfletos e folhetos; No momento apropriado, tomar pelo cliente a decisão de compra.

# Cliente confuso

Esse perfil de cliente, tem uma vaga noção de seus desejos e necessidades. Mostra-se indeciso diante de muitas opções. Contudo, não sabe exatamente o que está buscando e precisa ser direcionado para o processo de compra.

Como atendê-lo: Fazer perguntas básicas para descobrir seus desejos e necessidades; Limitar desde logo o número de opções conforme a disponibilidade da loja e as próprias necessidades do consumidor; Argumentar de forma simples e persuasiva.

# Cliente apressado

É muito simples identificar esse tipo de clientes. Geralmente demonstra agitação e impaciência, consultando muitas vezes o relógio. Não tem paciência para uma apresentação muito detalhada.

Como atendê-lo: Ser paciente; Atendê-lo como se ele fosse um cliente “decidido”, fazendo demonstrações rápidas e simples; Se necessário, tratá-lo com objetividade e realizar um rápido fechamento.

# Cliente Cauteloso

Esse é o perfil de cliente mais metódico. Raramente compra por impulso e costuma pensar duas vezes antes de tomar qualquer decisão. Além disso, gosta de ser atendido por especialistas que possam apresentar detalhadamente o produto ou serviço.

Como atendê-lo: Mostrar calma, paciência e interesse; Limitar o número de opções para evitar indecisão; Estar preparado para repetir os principais argumentos de venda; Deixar que ele indique o momento adequado para o fechamento da venda.

# Cliente Comunicativo

Em suma, deseja apenas estabelecer um simples contato social. Gosta de conversar e falar sobre assuntos que não sejam relacionados ao processo de vendas.

Como atendê-lo: Agir com cortesia, ouvindo-o atenciosamente, mas procurando descobrir logo suas intenções de compra; Evitar, educadamente, assuntos não relacionados com o processo de venda; Deixá-lo vender para si mesmo, incentivando-o a discutir os méritos dos diversos produtos/serviços.

# Cliente introvertido

É o oposto do caso anterior. Este tipo de cliente dificilmente procura estabelecer qualquer tipo de comunicação verbal. Assim, muitas vezes tem dificuldade de expressar o que deseja.

Como atendê-lo: Observar atentamente suas expressões e gestos; Limitar desde logo as opções disponíveis, com perguntas do tipo “sim” ou “não”; Elaborar um discurso que ele poderia assumir como dele mesmo.

# Cliente ligado

Embora muitas vezes não pareça, esse tipo de clientes, costuma prestar muita atenção no que o funcionário diz. Tem o costume de fazer também muitas perguntas. Além de ser muito atento aos detalhes do produto.

Como atendê-lo: Responder detalhadamente às suas perguntas, evitando, porém, ser cansativo; Encaminhá-lo gradualmente para o fechamento da venda.

# Cliente desatento

Outrossim, costuma chegar acompanhado de crianças impacientes ou estar preocupado com algum outro problema. Difícil prender sua atenção. Perde o foco muito facilmente, e tem muitas questões na cabeça.

Como atendê-lo, por exemplo: Mostrar paciência; Limitar o número de opções oferecidas e não se aprofundar em eventuais demonstrações; Procurar descobrir logo seus desejos e necessidades e então concentrar-se numa escolha e fechar a venda.

# Cliente que concorda com tudo

Geralmente esse tipo de cliente, sempre diz sim. Deseja ser socialmente aceito e frequentemente está disposto a gastar algum dinheiro com quem o receba bem.

Como atendê-lo, por exemplo: Esforçar-se para descobrir seus verdadeiros desejos e necessidades, evitando “empurrar” produtos/serviços, de modo a conquistar sua confiança e fidelidade; Formular uma série de perguntas do tipo “sim” para conduzir a venda a um fechamento positivo.

# Cliente Popstar

Contudo, como o nome já diz, gosta de ser a estrela do momento. Gosta de atrair as atenções para si mesmo. Faz pedidos absurdos e tentando demonstrar mais conhecimento do que realmente possui.

Como atendê-lo: Mostrar paciência, por exemplo, não tomando como pessoais às críticas que ele possa fazer; Dar toda a atenção que ele deseja; Contudo, evitar discutir ou dar motivos para tanto; Apelar para seu ego, de modo a desarmá-lo em suas tentativas de argumentação; Procurar resolver os problemas por ele apresentados.

# Cliente Negociador

Nesses perfis, os clientes desejam sentir que está ganhando alguma vantagem extra com a compra. Além disso, gosta de ter vantagem e perceber que está no comando da situação.

Como atendê-lo: Ser prestativo e mostrar os benefícios do produto a ser vendido; Estar aberto a negociações, mas não ceder fácil, para evitar desconfiança.

Assim, é importante ressaltar que o cliente em uma negociação pode passar por vários dos tipos mencionados, cabe saber interpretar cada momento e agir da melhor forma, buscando sempre o relacionamento entre as partes. Assim, sua equipe terá os melhores resultados no momento do atendimento.

Então, na sua empresa, quais os perfis de clientes que são mais comuns? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta