Aprenda a fazer um planejamento de redes sociais focado em resultados

A internet e suas plataformas de conteúdo se tornaram ferramentas de comunicação indispensáveis no dia a dia, além de serem canais de marketing bastante valiosos. No entanto, isso não significa que a sua marca poderá ter sucesso sem um bom planejamento de redes sociais em suas campanhas.

O seu trabalho nessas nelas não deve ser relegado ao acaso. Como qualquer outra ferramenta de marketing, dedicar tempo ao planejamento permite que você pense nas melhores ações para os seus objetivos e utilize o melhor que esses canais têm a oferecer.

É possível ter excelentes retornos ao trabalhar da forma correta com as redes sociais. Elas são poderosas ferramentas de comunicação, permitindo manter um relacionamento produtivo com o seu público, ao mesmo tempo em que oferecem insights valiosos sobre a imagem da sua marca.

Quer ajuda para fazer isso? Então, veja a seguir um passo a passo para fazer o planejamento de redes sociais focado em resultados.

Defina os seus objetivos

Para focar em resultados, primeiramente, você precisa definir quais são eles. Pense nas metas que a sua empresa pretende bater e estabeleça os objetivos da sua estratégia. Esse parâmetro servirá como motivador para todas as suas ações, então é importante não apressar essa etapa.

Estabeleça a sua voz

Por serem meios de comunicação bastante diretos, as redes sociais requerem a definição de uma voz para a sua marca. Afinal, é ela quem estará falando com o público no ambiente digital. Deixar esse aspecto dela indefinido pode prejudicar o seu branding e dificultar o processo de identificação do público.

Escolha os canais de atuação

Não é porque existem diversas redes sociais que a sua marca precisa ou deve estar presente em todas elas. Em vez disso, é preciso levar em conta o perfil do público que você quer atingir, o posicionamento da sua empresa e as funcionalidades que cada plataforma pode oferecer aos seus objetivos. Coloque tudo isso na balança e escolha apenas as redes em que faz sentido estar presente.

Planeje seu conteúdo

O conteúdo é a alma da sua presença nas redes sociais. É o que atrairá a sua audiência e manterá essas pessoas engajadas com a sua marca.

Leve em consideração o que é interessante para essas pessoas e que possa ajudar a transparecer o valor da sua marca. Produza qualidade, em vez de um material puramente promocional, já que você estará concorrendo com várias outras publicações de interesse dos seus seguidores.

Interaja com o seu público

Nunca se esqueça de que as redes sociais são primariamente meios de comunicação. A sua marca não deve apenas publicar conteúdo e ignorar seus seguidores. Responda às interações, crie conversas, peça opiniões, entre outras possibilidades. O seu objetivo deve ser o de estimular o relacionamento ao aproximar a sua marca dessas pessoas.

Monitore seus resultados

Ao ativar a campanha de redes sociais, o seu trabalho deve se voltar à mensuração de resultados. Esse é o momento de levar em consideração os objetivos e metas definidos em seu planejamento de redes sociais.

Observe os indicadores para conferir se, de fato, tiveram sucesso. Em caso negativo, essa é a oportunidade de realizar correções na rota para tentar se aproximar mais do caminho certo.

O planejamento de redes sociais requer um entendimento aprofundado não só da sua marca como também do público que ela quer atingir e das plataformas disponíveis. Ao analisar muito bem como essas variáveis se relacionam, basta desenvolver uma estratégia voltada a aproveitar o melhor que essas redes têm a oferecer.

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Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 27 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
Fundador da LinkWell em 1992
Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017