Aprenda a fazer um planejamento de redes sociais focado em resultados

Quer ajuda para fazer isso? Então, veja a seguir um passo a passo para fazer o planejamento de redes sociais focado em resultados.

Ter um bom planejamento de redes sociais é fundamental para que você possa obter bons resultados. Confira um passo a passo para não errar neste momento.

A internet e suas plataformas de conteúdo se tornaram ferramentas de comunicação indispensáveis no dia a dia, além de serem canais de marketing bastante valiosos. No entanto, isso não significa que a sua marca poderá ter sucesso sem um bom planejamento de redes sociais em suas campanhas.

O seu trabalho nessas nelas não deve ser relegado ao acaso. Como qualquer outra ferramenta de marketing, dedicar tempo ao planejamento permite que você pense nas melhores ações para os seus objetivos e utilize o melhor que esses canais têm a oferecer.

É possível ter excelentes retornos ao trabalhar da forma correta com as redes sociais. Elas são poderosas ferramentas de comunicação, permitindo manter um relacionamento produtivo com o seu público, ao mesmo tempo em que oferecem insights valiosos sobre a imagem da sua marca.

Quer ajuda para fazer isso? Então, veja a seguir um passo a passo para fazer o planejamento de redes sociais focado em resultados.

Planejamento de redes sociais
Confira o passo a passo para criar um bom planejamento de redes sociais

Como criar um planejamento para redes sociais focado em resultados

Como já falamos criar um planejamento de redes sociais focado em resultados é fundamental para qualquer negócio que deseja obter boas oportunidade no mundo digital. Vai muito além de apenas obter “likes”, está relacionado a utilizar as redes sociais com o máximo de proveito para melhorar seus resultados.

Confira a seguir o passo a passo para ter um bom planejamento:

1º Passo: Defina os seus objetivos e crie uma estratégia

Para focar em resultados, primeiramente, você precisa definir quais são eles. Pense nas metas que a sua empresa pretende bater e estabeleça os objetivos da sua estratégia. Esse parâmetro servirá como motivador para todas as suas ações, então é importante não apressar essa etapa.

Os objetivos são o primeiro passo para um planejamento com foco específico, e nas redes sociais não é diferente. Muitas empresas acham que as redes sociais não geram resultados, mas na verdade o problema é a falta de foco e de estratégia. Por isso, o o mais importante é definir qual será o seu foco.

2º Passo: Estabeleça a sua voz

Por serem meios de comunicação bastante diretos, as redes sociais requerem a definição de uma voz para a sua marca. Afinal, é ela quem estará falando com o público no ambiente digital. Deixar esse aspecto dela indefinido pode prejudicar o seu branding e dificultar o processo de identificação do público.

Por isso, otimizar os seus canais para proporcionar a melhor experiência possível para seus clientes, é fundamental neste processo. Então pense bem, será que as suas redes sociais está dentro da identidade visual da empresa?

Garantir uma boa impressão e ter consistência nos seus perfis é o primeiro passo para que seus seguidores enxerguem seu negócio da maneira como você deseja.

3º Passo: Escolha os canais de atuação

Não é porque existem diversas redes sociais que a sua marca precisa ou deve estar presente em todas elas. Em vez disso, é preciso levar em conta o perfil do público que você quer atingir, o posicionamento da sua empresa e as funcionalidades que cada plataforma pode oferecer aos seus objetivos.

Coloque tudo isso na balança e escolha apenas as redes em que faz sentido estar presente. Lembre-se também que gerenciar as redes sociais é muito difícil, então talvez escolher algumas delas para obter destaque é melhor do que estar em todas e sem foco definido.

4º Passo: Planeje seu conteúdo

O conteúdo é a alma da sua presença nas redes sociais. É o que atrairá a sua audiência e manterá essas pessoas engajadas com a sua marca.

Leve em consideração o que é interessante para essas pessoas e que possa ajudar a transparecer o valor da sua marca. Produza qualidade, em vez de um material puramente promocional, já que você estará concorrendo com várias outras publicações de interesse dos seus seguidores.

Aproveite também para utilizar conteúdos relevantes de parceiros que podem ajudar a agregar valor a sua marca e a sua rede social.

5º Passo: Interaja com o seu público

Nunca se esqueça de que as redes sociais são primariamente meios de comunicação. A sua marca não deve apenas publicar conteúdo e ignorar seus seguidores.

Então se deseja uma presença ativa, responda às interações, crie conversas, peça opiniões, entre outras possibilidades. O seu objetivo deve ser o de estimular o relacionamento ao aproximar a sua marca dessas pessoas.

Lembre-se de demonstrar real interesse pelo seu público, e interagir de forma sincera com a sua audiência, assim você ganha mais notoriedade online.

6º Passo: Monitore seus resultados

Ao ativar a campanha de redes sociais, o seu trabalho deve se voltar à mensuração de resultados. Esse é o momento de levar em consideração os objetivos e metas definidos em seu planejamento de redes sociais.

Observe os indicadores para conferir se, de fato, tiveram sucesso. Em caso negativo, essa é a oportunidade de realizar correções na rota para tentar se aproximar mais do caminho certo.

O planejamento de redes sociais requer um entendimento aprofundado não só da sua marca como também do público que ela quer atingir e das plataformas disponíveis. Ao analisar muito bem como essas variáveis se relacionam, basta desenvolver uma estratégia voltada a aproveitar o melhor que essas redes têm a oferecer.

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Imagens: Redes Sociais, aplicativos.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017