Qual a importância da identidade visual de uma empresa?

A identidade visual de uma empresa é um dos pilares principais para que ela se torne uma marca inesquecível podendo atrair mais clientes.

A identidade visual de uma empresa é um dos pilares principais para que ela se torne uma marca inesquecível.

Escritórios de advocacia, consultórios médicos e corretoras são exemplos de empresas que lidam com um mercado cada vez mais concorrido. E preciso direcionar os seus esforços para se destacar junto ao público e a identidade visual faz esse papel muito bem.

No entanto, é importante frisar que por mais por mais importante que ela seja, não tem o poder de, sozinha, trazer grandes resultados. Ela precisa ser incorporada a uma estratégia de marketing bem pensada. Nesta, devem estar definidos os propósitos da empresa, o público-alvo e as mídias que serão utilizadas.

Para mostrar a importância da identidade visual de uma empresa e os benefícios que ela traz, listamos alguns motivos abaixo. Continue a leitura e descubra!

Foto de uma mesa, em cima dela dois copos de café da marca Starbucks.
você saberia dizer, em qual loja comprei este café?

Sendo assim, confira comigo, os principais motivos para você investir na identidade visual da sua marca. Confira:

1 – Reforça a identidade da marca

Uma marca forte tem uma identidade visual bem construída. Não precisamos ir longe para ver isso, basta pegar empresas líderes de mercado, como Coca-Cola, Apple e Nike. Olhando para elas podemos notar que a identidade visual foi muito bem trabalhada. Contribuindo de forma significativa para reforçar a identidade da marca.

No entanto, para que esse reforço aconteça, é necessário que a identidade visual “converse” com outros materiais. Em especial com o layout do site, já que a internet é, atualmente, o canal mais utilizado para expandir o alcance de uma marca.

É preciso também que ela seja criada com base nos objetivos a serem alcançados e tenha a linguagem adequada para isso.

Por exemplo, um escritório de advocacia, que tem um público formal, não deve utilizar uma identidade visual mais descolada.

2 – Gera confiança ao consumidor

A identidade visual de uma empresa gera confiança tanto para o negócio como para o público, afinal, ela ajuda a dar um ar mais profissional para essa relação.

Ilustração de um monitor feito por uma ilustradora
A identidade visual de uma empresa gera confiança tanto para o negócio como para a marca em si.

Ao lembrar que os consumidores estão mais exigentes a cada dia, essa importância é reforçada, visto que a confiança é o primeiro pilar para conquistar um cliente e, posteriormente, fidelizá-lo.

Essa confiança se amplia quando um cliente enxerga algo relacionado à identidade visual da sua empresa e logo relaciona com a qualidade dos seus serviços/produtos e, com isso, tem mais confiança para adquiri-los.

3 – Atrai mais clientes para o seu negócio

Construir a identidade visual de uma empresa com o devido cuidado contribui para atrair mais clientes. Isso porque ela serve como um ponto de conexão entre marca e público.

Quem acha que qualquer identidade visual serve e que fazê-la é simplesmente cumprir um requisito formal acaba não explorando todo o potencial que ela tem dentro de uma estratégia bem-sucedida.

Atrair clientes de forma recorrente passa pela capacidade de transmitir a personalidade da empresa para o público. Afinal, isso ajuda a mostrar que ela é diferente das demais.

Esse fator também leva a marca a se fortalecer e, com isso, ganhar mais campo de atuação.

4 – Consolida seu posicionamento

Ter um bom posicionamento é saber exatamente qual lugar sua empresa deseja ocupar na mente da sua persona. Sendo assim, uma boa identidade visual cria pertencimento, onde ao ouvir o seu nome ou verem sua logo, as pessoas já relacionam com o seu segmento.

Digitalmente falando, a identidade também é fundamental para o posicionamento. Uma vez que se você tiver um site atrativo e de qualidade, as pessoas vão relacionar com o seu produto e consequentemente melhorar seu posicionamento.

Sem uma boa identidade, esse processo não tem como acontecer! Pense nisso!

5 – Favorece a recompra e a fidelização de clientes

Quando um cliente compra um produto ou contrata um serviço, e fica satisfeito com o resultado a tendência é que ele volte a compra da mesma empresa. No entanto, se seu negócio não tiver uma boa identidade visual é possível que ele não encontre sua empresa para comprar novamente.

Imã que atrai clientes para sua empresa
Uma boa identidade visual ajuda a fidelizar clientes e estimula a recompra.

Assim a identidade visual favorece a recompra, assim como favorece a fidelização de clientes. Que quando satisfeitos, voltam a comprar na sua empresa. Aumentando seus resultados.

6 – Agrega valor a sua marca

Ilustração de um notebook com um R$ na tela. Simbolizando o orçamento de marketing digital.
Uma identificação da marca pode agregar valor a sua empresa.

Contudo que já falamos até aqui, um dos principais motivos para você investir em uma identificação visual para sua empresa é o valor que esse processo agrega a sua marca.

Além disso, através de uma imagem adequada, você consegue transmitir seus valores para o consumidor, que pode inclusive se identificar com os mesmos e agrega valor ao seu produto e/ou serviço.

7 – Cria uma diferencial competitivo

Não que ter uma logomarca vai fazer você sair na frente da concorrência. Mas não ter pode lhe deixar para tras. Achou confuso? Veja bem, se você tiver uma boa identificação para sua marca, você pode ter muitos benefícios, inclusive ser uma opção mais atrativa dos que as empresas que não contam com esse recurso.

No entanto, hoje em dia quase todas as empresa já utilizam essa estratégia, e sabem da importância para seus negócios. Então para ter um diferencial competitivo, sua marca precisa ser estratégia e bem estruturada.

Conforme apresentado, a identidade visual de uma empresa é um recurso de muita valia para alcançar um ótimo desempenho e passar, de forma clara, todo esse profissionalismo para o público.

Com certeza, esse é um investimento que apresenta um excelente custo-benefício pela sua capacidade de contribuir para o alcance de resultados melhores.

E que tal contar com ajuda especializada para construir ou reformular a sua identificação da marca? Entre em contato conosco e conte mais sobre o seu projeto. Será um prazer apresentar a você soluções completas para que a sua empresa tenha uma identidade visual incrível.

Imagens: Designer, ilustração.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017