Saiba como criar uma newsletter incrível em 6 passos

Uma newsletter é carta de e-mail marketing com envio regular de conteúdos, para clientes cadastrados para recebe-los.

O marketing digital oferece inúmeras ferramentas para cativar a sua audiência e aumentar o conhecimento sobre a sua marca. Você já pensou em trabalhar com o envio de e-mails promocionais de forma periódica? Para isso, você precisa saber como criar uma newsletter de qualidade e impactar sua audiência positivamente.

Certamente uma newsletter é um tipo de e-mail marketing que se baseia na regularidade de envio e de conteúdo. É um jeito de fazer com que o seu público passe a esperar por aquele material no dia em que ele chega, além de criar autoridade em seu segmento. Ajuda a aproximar sua marca do seu público, através da oferta de conteúdos relevantes e de interesse do mesmo.

Achou a ideia interessante? Então, veja a seguir como criar uma newsletter incrível em 6 passos.

Pessoa em uma mesa com um notebook, ela esta marcando um alvo, como se fosse eu objetivo.
Ter objetivos claros e conhecer seu público são etapas fundamentais para a criação de uma boa Newsletter.

1. Defina os seus objetivos

Como criar uma newsletter é uma iniciativa estratégica, você precisa fundamentá-la em metas concretas. Então, a primeira coisa a se fazer é perguntar o que você deseja alcançar com esses envios.

Por exemplo, se você quer aumentar o conhecimento de marca da sua empresa, talvez seja válido definir os acessos do seu site como objetivo. Outra possibilidade é vender determinado produto a partir de links, que devem ter um indicador de compras a ser atingido.

2. Entenda o perfil do seu público

Uma boa newsletter deve ser pensada especialmente para os interesses e as necessidades do seu público-alvo. Se você não entende o que ele quer ou precisa, dificilmente terá sucesso com qualquer tipo de conteúdo.

Por meio de pesquisas ou enquetes, procure mais informações a respeito do perfil do público que tem contato com a sua empresa. Tente enxergar de que forma o seu conteúdo poderia agradar essas pessoas.

Além disso, se você tem mais de um perfil de público, é importante criar materiais diferenciados e segmentar os envios. E-mails mal estruturados ou que não são relevantes para o seu cliente podem trazer mais problemas do que soluções para sua marca.

3. Estabeleça sua linha editorial

A qualidade da sua newsletter depende muito da linha editorial dela, ou seja, o tipo de conteúdo enviado. Existem inúmeras possibilidades nessa área, indo desde um material informativo ou até puramente promocional.

Essa é a hora de levar em conta o quanto você aprendeu a respeito do perfil do seu público-alvo no passo anterior e desenvolver uma linha editorial que atenda às expectativas dele.

Lembre-se que para que seu conteúdo seja relevante ele precisa ajudar a sanar uma dor do seu cliente. Assim é sempre recomendado que você diversifique os materiais, por exemplo, a cada 10 e-mails informativos, você pode enviar um e-mail promocional. Assim você não corre o risco de cair na caixa de spam.

4. Ofereça envios segmentados

Como já falamos anteriormente, pode ser muito vantajoso dividir o seu público em grupos e realizar envios distintos para eles, respeitando suas diferenças. A segmentação de conteúdo é uma ótima forma de aumentar o potencial de identificação da audiência com a sua newsletter e tornar seu conteúdo mais relevante.

Para fazer isso, você precisa obter mais informações sobre o assinante, ainda no momento do cadastro, como a cidade onde mora, tipo de produto em que tem interesse, entre outros. Depois, basta desenvolver um conteúdo relativo a essas características e enviá-los para os segmentos definidos.

5. Responda os seus assinantes

Uma parte bem importante do trabalho com newsletters diz respeito à interatividade. Você não só deve incentivar seus assinantes a responder os seus envios, como também criar o hábito de interagir com essas respostas.

Isso fará com que o seu conteúdo tenha muito mais engajamento, o que é muito precioso para a relevância e o potencial viral dele. O mesmo vale para qualquer conteúdo disponibilizado pela sua marca, seja por e-mail, nas redes sociais, ou em seu site. Nunca deixe o seu cliente sem retorno!

6. Monitore os seus resultados

Para que a estratégia da sua newsletter esteja sempre em plena evolução, você precisa monitorar os seus resultados. Portanto isso significa ver quais envios tiveram mais aberturas, cliques e respostas, além de tentar determinar o que ocasionou melhora ou piora.

Esse também é o momento de levar em conta as metas que você estabeleceu no primeiro passo e conferir o quanto foi possível se aproximar delas com as Newsletters. Uma questão importante é que toda estratégia de marketing digital deve estar em constante aprimoramento. Assim, avaliando os resultados é possível apostar em estratégias mais assertivas e que ofereçam melhores retornos para sua empresa.

Homem acessando informações em um tablet com um xícara de café ao seu lado.
Demora muito tempo para conquista a confiança de seus clientes, mas é muito fácil de perde-la.

Dica Bonus: Respeite a privacidade dos seus contatos

Se você passou pelos passos corretos para conquistar seus leads, então com certeza, foi um longa jornada para construir a sua lista de E-mail. Então respeite os clientes que confiaram na sua empresa.

Nunca repasse informações dos seus contatos para terceiros. Quando um cliente entra na sua lista ele está depositando sua confiança na sua empresa e essa deve ser preservada.

Além disso, ter uma política de privacidade bem estruturada e transparente, fortalece a segurança e a confiabilidade dos seus contatos. Lembre-se que é muito difícil conquistar a confiança de um contato, mas para perde-la basta um equivoco.

Emfim, saber como criar uma newsletter de qualidade é apenas o primeiro passo, para ter uma estratégia de sucesso. A partir de agora, você deve levar em conta as dicas acima e dar início à sua própria abordagem nesse meio. Fique de olho nos seus resultados e na forma com que seu público responde ao conteúdo para evoluir constantemente e, assim, alcançar cada vez mais gente.

Então, continue descobrindo novas formas de engajar a sua audiência e alavancar os seus resultados. Acompanhe os nossos posts no Facebook, no Twitter, no Instagram, e no LinkedIn!

Imagens: Alvo, cliente.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017