Saiba como o e-mail marketing pode auxiliar na retenção de clientes

A retenção de clientes contribui imensamente para o seu sucesso. Converter quem já consumiu seu produto é bem mais fácil do que captar um novo cliente.

O E-mail marketing quando utilizado adequadamente é uma poderosa ferramenta para a retenção de clientes para o seu negócio.

Embora muitas pessoas achem que o E-mail marketing é uma ferramenta obsoleta, a verdade é que quando bem planejada ela continua sendo uma poderosa aliada na retenção de clientes.

Visto que além de ser capaz de atrair novos clientes, a sua empresa também precisa conseguir mantê-los em contato e consumindo as suas ofertas. Essa tarefa se torna mais simples ao usar uma ferramenta bastante poderosa o e-mail marketing pode auxiliar na retenção de clientes.

Reter clientes contribui imensamente para o seu sucesso. Converter quem já consumiu seu produto antes é bem mais fácil do que captar um novo cliente, além de envolver menos esforços. No entanto, essa medida requer uma abordagem estratégica diferente.

Veja, a seguir, algumas formas de como o e-mail marketing pode auxiliar na retenção de clientes. Acompanhe a leitura!

e-mail-marketing
Através do E-mail marketing é possível acionar os gatilhos mentais certos para conquistar clientes.

Entenda a jornada de compra

Para que a sua estratégia de e-mail marketing com foco em retenção de clientes tenha sucesso, você precisa entender o caminho percorrido por essas pessoas até a compra do seu produto e o que acontece depois disso.

Ao imaginar essa jornada de compra e as motivações que levam seu cliente a avançar, é possível planejar os gatilhos certos para utilizar o e-mail como uma ferramenta de fidelização. Isso contribuirá para a sua capacidade de persuadir sua audiência.

No entanto para que a jornada do cliente seja efetiva e traga retornos positivos para o seu negócio, a sua equipe de marketing precisa ficar atenta a alguns detalhes, conforme veremos a seguir.

Incentive a interação dos destinatários

Já se foi o tempo de disparar e-mail marketing com remetente “não responda”. Hoje, se você quiser contribuir para a sua retenção de clientes, é preciso incentivar a interação do público. Então faça perguntas, peça a opinião do destinatário e, o mais importante de tudo, responda a essas interações.

Isso fará com que a sua marca ganhe uma voz mais próxima dessa audiência, algo essencial para a fidelização dela. Portanto lembre-se de que essa valorização da interatividade deve ser espalhada por todos os seus canais de comunicação.

A interação é essencial para a retenção de clientes, E-mails “frios”, sem contato e com o único objetivo de vender produtos são prejudiciais para sua empresa, além de oferecerem o risco de sua marca parar na caixa de Spam. Então fique atento, e tenha clareza naquilo que você está enviando.

Envie um conteúdo que gere interesse

Na disputa pela atenção e pela preferência do público, é preciso acertar em cheio na escolha do conteúdo enviado via e-mail marketing. O primeiro passo é conhecer bem o perfil do seu público e os fatores de motivação dele. É a partir daí que você deve começar a planejar sua abordagem.

Por exemplo, um público que gosta de promoções e cupons de desconto dificilmente ignorará um e-mail que toda semana traz esses benefícios. Os seus disparos precisam ser atrativos, seja pela oferta que trazem, seja pela qualidade do conteúdo informativo.

Porém, uma questão relevante a se considerar é que o seu conteúdo tem que conquistar a confiança do cliente para depois você apresentar o seu produto e/ou serviço. Então ofereça opções de artigos, e-books e afins, crie autoridade e somente depois faça sua oferta.

Embora não exista uma padrão exato de envio de conteúdos, uma estimativa é que você possa enviar um e-mail promocional a cada 10 emails informativos e de conteúdos. Essa é uma boa métrica para não errar na hora do envio.

Homem sentado em uma mesa sorrindo enquanto olha seu tablet
É necessário conhecer a sua audiência para planejar adequadamente o seu E-mail Marketing.

Faça envios nos dias e horários certos

Um dos principais benefícios do e-mail marketing é poder acessar a sua audiência de forma instantânea, como é o caso do acesso à caixa de entrada via smartphone. No entanto, se o seu público estiver indisponível, as chances de ganhar a atenção dele acabam diminuindo.

É por isso que parte do seu planejamento deve levar em consideração os hábitos e a disponibilidade da audiência. Considere os dias e horários em que há mais chances de ganhar a atenção dessas pessoas por meio de testes e escolha as datas mais estratégicas.

Portanto o envio de e-mail marketing pode contribuir imensamente para os resultados de visibilidade e conversão da sua empresa. Então tendo a retenção de clientes como foco, é possível usar o envio de e-mails estratégicos para manter o seu público em contato com as suas ofertas.

Quais os tipos de E-mail marketing para retenção?

A forma de criar um E-mail marketing de retenção é bastante variada, você pode utilizar a criatividade e buscar métodos para prender sua audiência. No entanto, alguns padrões normalmente funcionam muito bem neste sentido, confira:

  • Use e-mails de boas-vindas para direcionar novos clientes em sua jornada com seu produto;
  • Use e-mails para instruir seus clientes sobre os recursos do seu produto;
  • Recuperar vendas perdidas enviando emails de carrinho abandonado;
  • O envio de emails de atividades periódicas reflete seu compromisso com o sucesso de seus clientes;
  • Aproveite e-mails importantes para celebrar os sucessos de seus clientes;
  • Envolva os usuários inativos com um e-mail de “Sentimos sua falta” e estratégias de remarketing;
  • Reative o interesse dos usuários com emails de anúncios de recursos;
  • Aproveite para lembrar de datas especiais para seus clientes: Aniversário, dia do professor, dia das mães.
  • Valorize os clientes por sua lealdade com emails de agradecimento.

O mais importante aqui é conhecer muito bem sua persona e entender como ela gostaria de receber seus conteúdos. Assim você direciona o E-mail marketing adequado para cada cliente.

Aproveite para conferir também: Atenção aos 7 erros no E-mail marketing que influenciam o resultado.

Enfim, ficar por dentro das últimas tendências e estratégias do meio digital é fundamental para acertar nas suas ações. Então cadastre o seu e-mail no blog e comece a receber as nossas novidades diretamente em sua caixa de entrada. Assim você não perde nenhuma atualização!

Imagens: Conversa, notebook.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017