Site de Clínica: 6 elementos que não podem faltar

Na área da saúde, motivos não faltam para se ter um site, torna-o uma ferramenta de trabalho fundamental. Aliás, um dos principais é a expansão do alcance, através do site de clínica, auxiliando sua empresa a chegar até mais clientes e potenciais clientes.

Veja bem, imagine a seguinte situação: uma clínica tem um horário de atendimento limitado (x horas por dia e x dias por semana). Com base nisso, os clientes teriam que respeitar essas limitações e fazer os contatos dentro dos horários pré-determinados.

Mas e se houvesse uma maneira de a clínica estar acessível ao público durante 24 horas? É exatamente isso que um site pode proporcionar. Já que através dele o usuário pode ter acesso a informações e entrar em contato a qualquer momento do dia.

Por isso ter um site de clínica é tão importante. Agora, sabendo dessa importância, confira, no post que preparamos, 5 elementos que não podem faltar no site de uma clínica!

O site de uma clínica precisa ser responsivo
O site de uma clínica precisa ser responsivo

1. Todo site de clínica precisa de um Design responsivo

Atualmente, a maioria dos acessos é feita via dispositivos móveis. Com base nessa informação, é essencial que o site da sua clínica tenha um design responsivo, ou seja, que se adapte a qualquer tamanho de tela, mantendo assim a qualidade de navegação da versão desktop.

Esse recurso é barato e traz muitos benefícios. Afinal, com uma navegação mais eficiente, os pacientes conseguirão usufruir melhor do site e assim ficar mais tempo navegando, o que ajuda para que eles conheçam melhor os serviços oferecidos pela clínica.

2. Identidade visual de qualidade

Falando em navegação de qualidade, ter uma identidade visual bem trabalhada no site é essencial para gerar uma sensação agradável e também passar maior profissionalismo. Se na sua clínica e nos materiais de divulgação impressos esse fator é respeitado, por que não seria no seu site?

Além disso, utilizar a sua identidade visual como ponto de partida para a criação do site ajuda também o público a identificar facilmente que está na página da clínica correta e assim seguir navegando com tranquilidade.

É importante, também, além de um design bacana, que o seu site seja rápido e tenha uma boa navegabilidade. Por tanto, invista em imagens e páginas de qualidade, mas cuidado para não deixar o seu site muito pesado.

3. Produza conteúdos relevantes para o seu público

Se você acompanha o site da Linlwell com certeza já sabe o quanto é importante gerar conteúdos relevantes para o seu público. Com um site de clínica não é diferente. Principalmente porque geralmente existem muitas informações importantes que podem ser uteis para os usuários.

Sendo assim, além de ter um site agradável, e bem estruturado, mantenha- o bem atualizado. Você pode inclusive utilizar a expertise dos profissionais da clínica para gerar entrevistas e esclarecer dúvidas sobre patologias, medicamentos e outros assuntos similares.

Que tal incluir um blog com artigos que esclarecem dúvidas em relação as questões médicas? Ele pode inclusive lhe ajudar a trazer potenciais clientes para dentro do site, e auxiliar a propagar suas especialidades entre os usuários.

4. O site de clínica, deve oferecer Agendamento online

Uma das maiores dificuldades que os pacientes encontram está no agendamento. Telefones sempre ocupados e, em alguns casos, a necessidade de fazer a marcação da consulta presencialmente são alguns dos fatores que contribuem para isso.

Por esse motivo, é fundamental que o seu site tenha agendamento online. Esse recurso é benéfico para todos, pois os clientes terão maior facilidade para marcar suas consultas e exames e a clínica conseguirá organizar esses procedimentos. O agendamento online é essencial na busca por maior controle nesse sentido.

Quanto mais a sua clínica facilitar o acesso do público, mais contribuirá para fatores importantes como a fidelização de pacientes e a melhoria do relacionamento com eles.

No entanto, é importante que o agendamento seja efetivo e funcione adequadamente. Ou seja, quando um cliente utiliza a ferramenta precisa da garantia que sua solicitação foi recebida pela clínica. Por isso uma domínio de qualidade é essencial.

5. Imagens da clínica

Incluir imagens da clínica na internet, gera credibilidade
Incluir imagens da clínica na internet, gera credibilidade

Colocar imagens da sua clínica no site é uma tarefa muito importante por vários motivos. O grande apelo visual existente na internet, passar mais credibilidade e mostrar uma prévia das instalações aos usuários são alguns deles.

É preciso estar atento também à qualidade dessas imagens, já que elas precisam manter o alto padrão do site e demonstrarem o mesmo cuidado que se teve nas etapas anteriores. Então, que tal contratar um fotógrafo e fazer fotos novas e bem feitas do seus negócio? Com certeza elas irão auxiliar a atrair mais clientes.

6. Espaço para entrar em contato

Um dos itens que não podem faltar no site de uma clínica é um espaço para entrar em contato. Um simples formulário já consegue suprir essa demanda, que é fundamental e capaz de aumentar o movimento da clínica de forma significativa.

É normal os pacientes terem dúvidas sobre determinados procedimentos e serviços da clínica, as quais podem ser enviadas e tiradas se houver um espaço específico para contato.

Mas, como já falamos anteriormente, o “fale conosco”, precisa ser realmente ativo, ou seja, alguém precisa ficar de olho nessa funcionalidade. Nada mais chato do que enviar uma mensagem e não obter resposta, ou demorar muito para recebê-la.

Pense na seguinte situação, se for muito mais rápido ligar para a clínica do que aguardar o retorno do site, talvez tenha algo errado com o seu canal de contato. Então fique atento.

Seguindo essas dicas, você terá todos os elementos para montar o site de uma clínica de sucesso, por isso não deixe de colocá-las em prática. Caso queira a garantia de que seu site cumpre com todos os requisitos necessários, não deixe de procurar ajuda especializada. Procure uma agência da sua confiança, analise, e veja que o custo/benefício pode ser muito maior, deixando seu site nas mãos de especialistas.

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Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017