Taxa de conversão: como isso pode ajudar seu negócio?

A taxa de conversão é uma métrica usada para monitorar quanto da sua audiência realmente converte e gera resultados para o seu negócio.

Ou seja, é uma métrica utilizada para se ter uma noção mais ampla dos resultados que estão sendo obtidos, sendo muito valorizada por funcionar como uma espécie de termômetro que mede o funcionamento das ações realizadas e ajuda a explicar os números gerados.

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Medir a taxa de conversão periodicamente é fundamental para o sucesso do seu negócio

Por meio desses dados, é possível melhorar as ações em geral e isso não se restringe somente ao setor de marketing. Comunicação e vendas, por exemplo, podem ser muito beneficiados com um direcionamento criado a partir dessa análise precisa dos resultados.

A taxa de conversão deve ser medida periodicamente, com o prazo definido conforme os objetivos da empresa e das campanhas realizadas. Infelizmente, há organizações que ainda negligenciam o uso dessa métrica, o que é um grande erro.

A importância da taxa de conversão para o seu negócio

Para detalhar a importância da taxa de conversão e o poder que ela tem de mensurar os resultados, listamos alguns conceitos que explicam, de maneira mais ampla, o funcionamento dessa métrica. Acompanhe a leitura!

1 – Monitoramento eficiente dos resultados

Dois homens apontando para o gráfico.
Verifique o retorno dos seus investimentos

O principal objetivo da taxa de conversão é verificar o retorno dos investimentos feitos pela sua empresa nas ações de vendas e marketing digital. Dentro do funil de vendas, é possível medir os resultados alcançados em cada etapa.

Sendo assim, o preenchimento de um cadastro e os contatos realizados pelos clientes que resultaram de uma estratégia digital são exemplos da abrangência de ações que podem ser medidas pela taxa de conversão, não se restringindo somente ao processo direto de vendas.

O monitoramento eficiente ajuda a acompanhar os resultados como um todo e possibilita a obtenção de um diagnóstico mais completo.

2 – Melhorias no processo de conversão

Mais do que obter dados, é preciso utilizá-los para melhorar o processo de conversão. Há sempre investimento de tempo e dinheiro na busca por resultados, o que exige uma estratégia eficiente para que a empresa obtenha-os de maneira favorável.

Imagine uma campanha de anúncios pagos que está gerando muitos cliques, porém, não está convertendo em vendas. Certamente, há uma objeção que está levando a essa taxa de conversão baixa. Analisando determinadas métricas, como o tempo de permanência no site, entre outras, é possível compreender o que está acontecendo e, assim, criar as melhorias necessárias para resolver o problema.

E o mais importante é que a taxa de conversão pode ser utilizada em todas as etapas do processo de conversão, consolidando-se, assim, como um elemento fundamental na criação de uma estratégia vencedora.

3 – Contribuição para o plano de negócios

Um bom plano de negócios é fundamental para direcionar o funcionamento da empresa. Com os dados obtidos por meio da análise da taxa de conversão, tem-se mais elementos para criar um plano sólido e capaz de definir metas e objetivos melhores.

Ao entender como os resultados acontecem, é possível utilizar os mecanismos que levam até eles de maneira precisa, o que é crucial na busca por criar ações eficientes e que permitam a alta performance. O plano de negócios vai documentar esse conhecimento e ser um direcionador para obter resultados cada vez melhores.

Como calcular a taxa de conversão do seu blog?

É possível calcular a taxa de conversão do seu site e/ou blog. O calculo na verdade é bastante simples e realizado através de porcertagens, que em suma compara o número total de visitantes com os usuários convertidos na página.

Por exemplo, supondo que sua página apresente os seguintes números:

  • visitantes: 2.000
  • pessoas convertidas: 20

O cálculo da sua taxa de conversão seria então, o total de conversões, divido pelo total de visitantes.

Sendo assim: 20/2000 = 1 %

No entanto, mesmo sendo uma conta fácil, você não precisa fazê-la manualmente. Existem ferramentas digitais que fazem isso para você, como é o caso do Google Analytics. Além disso, essas ferramentas possuem formas de rastrear a taxa de conversão com precisão e rapidez.

Como aumentar a taxa de conversão no seu site?

Além de acompanhar a taxa de conversão do seu site e/ou blog, você também precisa criar mecanismos para melhorar seus indicadores. Através do monitoramento é possível verificar o que está ou não funcionando na sua estratégia de marketing digital.

Além disso, para melhorar sua taxa de conversão você pode utilizar alguns mecanimos, confira:

  • Títulos Atrativos: o título precisa levar a informação de forma eficiente e que desperte interesse na pessoa. Pense sobre a necessidade dela e como o seu produto/serviço pode resolver esse problema.
  • Identificação visual: como estamos falando em proporcionar uma boa experiência para o usuário, é fundamental caprichar no design e ter banners bem elaborados. Assim como no layout do seu blog.
  • Teste A/B: crie outras páginas com pequenas diferenças. Seja no design, na cor, nos campos do formulário de preenchimento. Encontre o que chama mais atenção do seu público.
  • Segmentar seu público: Quanto mais assertiva for sua companha, maior será sua conversão.

Por meio deste post, você viu a grande importância que a taxa de conversão tem para o seu negócio. Para entender como tirar mais proveito dela, é necessário aprender sobre o funcionamento do marketing digital e de suas diversas variáveis.

Portanto, lembre-se que você não precisa ser um especialista em marketing digital. Você pode deixar a responsabilidade por cuidar das métricas do seu negócio com especialistas que entendem do assunto. Assim, pode focar no seu negócio e saber que sua estratégia de marketing está em boas mãos.

Além disso, se quiser saber mais sobre o assunto, ou conversar com nossos especialistas é simples: basta assinar a nossa newsletter e ter acesso a dicas incríveis sobre o assunto. Ou entre em contato conosco. É gratuito, aproveite!

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017