Veja como melhorar o atendimento online para seus clientes

A qualidade do atendimento online representa um pilar importante na capacidade de oferecer uma experiência de qualidade para os seus clientes.

A qualidade do atendimento online representa um pilar importante na capacidade de oferecer uma experiência de qualidade para os seus clientes. Sabendo disso, é preciso investir nesse ponto de maneira contínua e utilizar canais variados para ampliar o poder de atendimento.

O valor que um bom atendimento online agrega é imenso. E ele é tão bem-visto pelos consumidores, que muitos aceitam até pagar preços mais altos por causa desse fator. Então, não há desculpas para não montar uma estratégia que permita ter um atendimento online de alto nível em todos os canais utilizados pela empresa.

Ficou interessado e quer saber como melhorar seu atendimento online? Então venha comigo que vamos dar ótimas dicas para otimizar o seu processo. Confira!

Foto de um homem tocando em um ícone de telefone. Simbolizando atendimento online.
O valor que um bom atendimento online agrega é imenso

Dicas poderosas para otimizar o seu atendimento online

Como já falamos é essencial nos dias de hoje que o seu atendimento online seja bem estruturado e que atenda as necessidades dos seus clientes. Mas como fazer isso? Veja a seguir algumas dicas importantes para otimizar esse processo:

1 – Invista na sua equipe

A interação entre empresa e cliente não deixa de ser uma relação entre pessoas. Logo, é importante passar essa visão para a sua equipe e treiná-la para se colocar no lugar do cliente sempre que preciso. E, assim, encontrar mais facilmente todas as soluções necessárias.

Não podemos deixar de mencionar a importância de os colaboradores terem conhecimento técnico acerca dos assuntos de que se está tratando. Como a internet é conhecida pela agilidade, qualquer demora acentuada ou falta de capacidade para resolver problemas será considerada um ato falho, sendo bastante prejudicial para a imagem da sua empresa.

2 – Minimize os erros no atendimento online

Os erros são comuns, porém, a sucessão deles pode gerar o chamado “efeito bola de neve” e comprometer toda a sua estrutura de atendimento online. Desse modo, é preciso minimizar os erros. O que pode ser feito com o estabelecimento de padrões bem definidos e com a constante supervisão dos gestores e responsáveis. Para garantir que o melhor serviço está sendo prestado.

3 – Monitore os resultados

Um casal em frente ao notebook, analisando resultados de uma estratégia de atendimento online.
Monitorar os resultados é uma ótima forma de medir o impacto do atendimento online

Monitorar os resultados é outra forma de medir o impacto que o atendimento online está causando. Portanto, na maior parte das vezes, esse tipo de atendimento funciona como um meio de negociação, qualquer baixa nos resultados pode indicar que há problemas na forma de condução do processo.

Os avanços do marketing digital, especialmente no que diz respeitos às métricas, tornam essa tarefa mais fácil de ser realizada. Com simples medidas e o uso dos indicadores certos, os quais variam conforme cada caso. É possível fazer um monitoramento constante dos resultados e, assim, identificar os principais pontos a serem melhorados.

4 – Utilize ferramentas variadas

A variedade das ferramentas utilizadas é uma grande característica de um atendimento online eficiente. Para exemplificar, vamos citar três recursos bastante utilizados nessa prática: e-mail, redes sociais e chats.

O e-mail deve ser utilizado para resolver demandas mais específicas e nas quais não há urgência por parte do cliente na resolução do problema. Por meio dele, é possível dar respostas mais detalhadas e apresentar uma solução bem completa para a demanda do consumidor.

O uso das redes sociais serve, principalmente, para ajudar a tirar dúvidas pontuais. Nas quais não existe necessidade de um contato formal. Elas permitem também um atendimento online mais interativo, se diferenciando das demais ferramentas por isso.

Já o chat acoplado ao site é uma forma de retirar objeções do cliente no momento em que ele navega pela sua página. E também de guiá-lo durante a visita, ampliando as chances de conversão

Cada uma dessas ferramentas exige a criação de um perfil de atendimento diferenciado. Pois o comportamento do consumidor pode variar conforme a plataforma que está sendo utilizada. O ideal é criar estratégias em separado, sempre respeitando o padrão de qualidade estabelecido pela empresa. Para, assim, gerar uma experiência melhor ao cliente.

Notebook visto de cima com com pessoa conferindo o e-mail. Ao lado no notebook tem um cookie de chocolate
Cada consumidor é único, por isso cada ferramenta exige um perfil de atendimento diferenciado

5 – Automatize tarefas de atendimento online

A automatização de tarefas visa, acima de tudo, aumentar a agilidade do atendimento online. Ela também é benéfica para otimizar recursos e garantir um melhor atendimento sem a necessidade de fazer um grande investimento para isso.

Em suma, o recomendado é definir no seu planejamento quais as demandas em que a automatização se faz necessária. Criando, dessa forma, uma mescla de estratégias que utilizam a inteligência artificial com aquelas focadas no atendimento feito por pessoas.

6 – Invista em inovação no seu processo de atendimento online

Hoje em dia os consumidores estão conectados 24 horas por dia, o que em suma, pode ser um desafio para o seu atendimento online. Por isso, investir em inovação e buscar novas tecnologias que auxiliem a atender as demandas do seu público é fundamental.

Você não precisa investir altos valores em softwares caros, a ideia é utilizar uma ferramenta que facilite o processo e atender o seu clientes prontamente. Ou seja, responder prontamente as solicitações, ter sempre alguém a disposição, e se necessário utilizar respostas automáticas, que elas sejam o mais sensíveis possível.

7 – Ofereça a oportunidade de feedback

Embora o feedback do cliente nem sempre seja positivo, dar a ele a oportunidade de expressar sua opinião é fundamental para melhorar seu processo de atendimento online.

A melhor forma de saber se o seu sistema de atendimento online está sendo eficiente, e ouvindo o consumidor. Então tenha ferramentas que possam lhe oferecer retornos para realização de melhorias no processo e ouça o que eles tem a lhe dizer.

Por fim, vale citar que implantar um atendimento online de qualidade é apenas a primeira etapa do processo. Sendo essa uma atividade que requer atualizações constantes, especialmente para se alinhar com as tendências que vão surgindo.

E para entender como criar uma estratégia de marketing digital online, é preciso estar ciente de qual é o melhor caminho para começar. Acesse este post e descubra qual direcionamento tomar para maximizar os seus resultados! Ou entre em contato conosco!

Imagens: ícones, notebook.

Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 27 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
Fundador da LinkWell em 1992
Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017