Vendarketing: Como aliar marketing e vendas nas estratégias da sua empresa, para vender mais?

Aliar vendas e marketing é um desafio para qualquer empresa e em qualquer segmento de mercado. É muito comum, esses setores terem uma relação complicada, o que geralmente afeta os resultados da empresa de forma negativa. Porém, mesmo que não haja consenso na forma de atuar, uma coisa é clara, querendo ou não, ambos têm o mesmo objetivo: aumentar os lucros.

Com base nesse princípio, surgiu o conceito denominado Vendarketing, que consiste em unir essas duas áreas em uma estratégia conjunta baseada nas mesmas metas e parâmetros. Em suma, o objetivo é utilizar ao máximo as atividades das áreas de vendas e marketing, com o intuito de maximizar a geração de receitas.

Por mais que inicialmente isso pareça difícil, com as dicas que preparamos para você, esse processo fica muito mais fácil. Além disso, reunimos neste artigo as principais vantagens que essa estratégia proporciona.

Se ficou interessado, fica comigo e Confira!

Vendarketing: Comércio Eletrônico.
Vendarketing: Comércio Eletrônico.

União da experiência e do conhecimento

Sabe aquele ditado “duas cabeças juntas pensam melhor”? É mais ou menos o que Vendarketing faz. Ao unir profissionais de duas áreas diferentes, mas complementares, o caminho fica menos difícil para criar estratégias sólidas e capazes de atingir os objetivos propostos.

Além das questões técnicas, também existe a forma com que cada uma das áreas observa e analisa os fatos. Sendo que, a equipe de vendas tem um contato mais direto com o público, já o marketing, por sua vez tem acesso a métricas eficazes na hora de medir os resultados.

Em suma, esse olhar compartilhado, clínico digamos assim, ajuda a identificar as estratégias que estão sendo mais assertivas, assim como, identificar os pontos de melhoria. Assim a equipe pode tomar as decisões mais corretas em cada caso.

Comunicação mais efetiva e eficiente

Quando se trata de vendas e marketing, muitas empresas acabam se focando somente na comunicação externa e esquecendo da comunicação interna. Mas em uma empresa em que esses setores não conversam de forma adequada, certamente aparecerão problemas que vão se refletir na mensagem transmitida ao público.

Sendo assim, o Vendarketing surge como uma solução, pois, ao unir as duas áreas em prol dos mesmos objetivos, a comunicação da empresa é fortalecida, e as estratégias passam a possuir uma mesma linguagem.

Maior poder de análise

Com base nos dois conceitos anteriores, fica fácil perceber que o Vendarketing contribui para uma maior precisão de análise. Além das questões mencionadas, como a soma de conhecimentos e a melhoria da comunicação, o entrosamento é algo que vale a pena ser citado nesse contexto.

É possível que no início a equipe tenha dificuldades de adaptação e interação. Mas uma vez alinhados os pontos necessários, é natural que os bons resultados aproximem a área de vendas e o marketing.

Assim, com o tempo, essa estratégia se consolida e fica ainda mais fácil fazer análises corretas, o que certamente é um diferencial competitivo.

Definição de metas mais precisas

Por que muitas empresas não conseguem os resultados desejados? Essa é uma pergunta que tem diversas respostas, porém, em diversas ocasiões, a falta de metas precisas é um fator que contribui muito para isso.

Desta forma, uma das grandes vantagens que o Vendarketing proporciona é justamente a definição de metas que estejam mais alinhadas à realidade da empresa e que, principalmente, possam agregar valor e gerar uma melhoria dos resultados.

Esse tipo de ação ajuda a chegar mais rápido ao que se busca. Além disso, diminui os custos e foge da velha máxima de agir somente à base de tentativa e erro. Afinal, através da análise dos dados, é possível traçar metas mais realistas e desafiadoras para a empresa.

Ampliação da experiência dos potenciais clientes

Quando sua equipe fala a mesma língua, a experiência para o cliente também fica muito melhor. Veja bem, independente do canal que o seu potencial cliente utiliza para falar com a sua empresa, ele sempre terá a mesma informação.

Parece pouca coisa, mas para o cliente que está do outro lado, uma informação assertiva, faz toda a diferença. Assim, com o vendarketing, não somente as estratégias ficam alinhadas, mas todo o discursos dela também.

Implementação do Vendarketing

Implementação do Vendarketing
Implementação do Vendarketing

Diante de tantos benefícios, você deve estar se perguntando como implementar o Vendarketing na sua empresa, não é mesmo? Sendo assim, confira nosso passo a passo, sobre como esse processo deve e pode ser feito:

1 – Passo: Conscientização das equipes

O primeiro passo é conscientizar ambas as partes (Vendas e marketing) de que a união é benéfica para todos. Um dos pontos a serem abordados nesse sentido é mostrar como o compartilhamento de dados entre os setores pode facilitar o trabalho um do outro. Além disso, demostrar que quando a empresa ganha, todos também saem ganhando.

2 – Passo: Elaborar cronograma de reuniões

É preciso também definir um cronograma de reuniões. Elas podem ser diárias ou semanais, por exemplo. Assim o Vendarketing começará a fazer parte do cotidiano da empresa.

Uma dica bacana é fazer encontros rápidos, de 10 a 15 minutos diariamente com as equipes, pode ser em pé mesmo, para não tomar muito tempo. Assim todos podem apresentar as pendências e encaminhamentos do dia.

3 – Passo: Definir claramente as funções

O terceiro passo é definir bem as funções da cada profissional para que atuem de forma complementar e não invadam o espaço um do outro. É possível, por exemplo, que dentro das equipes de vendas e marketing coexistam pessoas com perfis similares. Assim a definição clara das responsabilidade evita conflitos e problemas futuros.

4 Passo: Valorize as conquistas da equipe

A última dica é sempre valorizar o esforço conjunto, porque além de um fator motivacional, isso é uma mostra de que tudo está correndo bem. Esse tipo de atitude conta muito, afinal quem não quer trabalhar com uma estratégia vencedora?

Em resumo, o grande desafio é engajar as equipes para que queiram verdadeiramente trabalhar juntas. Com esse desafio superado, com certeza os resultados da sua empresa vão decolar!

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Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017