4 dicas de como criar um blog para vender produtos

É preciso entender o valor de cada ferramenta e como utilizá-la da melhor forma. O que acha de aprender como criar um blog para vender produtos?

A internet está repleta de oportunidades para trazer mais sucesso aos seus objetivos comerciais. Para isso, é preciso entender o valor de cada ferramenta e como utilizá-la da melhor forma. O que acha de aprender como criar um blog para vender produtos?

O uso de blogs para a publicação de conteúdo online não é algo novo. Esse formato surgiu como diário pessoal quando a internet ainda se popularizava, mas tornou-se uma poderosa ferramenta de vendas assim que estratégias mais ambiciosas foram desenvolvidas para eles.

É nesse contexto em que a sua empresa pode começar a vender produtos por meio de um blog. Ao publicar um conteúdo informativo, que seja do interesse do seu público-alvo, é possível se posicionar como referência em seu segmento e, assim, tornar-se a opção escolhida por ele.

Conheça, a seguir, 4 dicas de como criar um blog para vender produtos.

Homem dando palestra para muitas pessoas.

1. Entenda o perfil do seu público

Muito do sucesso do seu blog como ferramenta de vendas depende da sua capacidade de atender às expectativas de conteúdo do seu público-alvo. Ou seja, é preciso escrever a respeito do que essas pessoas precisam para atrair as compras delas.

Para isso, é necessário estudar um pouco a respeito do perfil dessas pessoas. Qual a faixa etária dominante? E o poder aquisitivo? Além disso, o que costumam procurar na internet?

2. Crie uma programação de conteúdo

Depois de entender as necessidades do seu público-alvo, você deve usar essas informações para criar uma programação de conteúdo para o seu blog. É algo simples, que envolve planejar quais artigos serão escritos para atender à sua audiência.

Para que o seu blog não fique sem publicações por muito tempo, vale a pena planejar uma periodicidade para os seus artigos. Deixe essas datas e esses horários bem definidos em sua programação.

3. Promova o seu conteúdo

Para que o seu blog chegue até a sua audiência, ele precisa ser devidamente promovido. Experimente usar as redes sociais para compartilhar seus artigos, de preferência em perfis com a marca da sua empresa. Isso dará legitimidade ao seu conteúdo e aumentará o seu potencial de atração do público certo.

Do lado do seu blog, procure facilitar o compartilhamento dos artigos. Instale botões de share que possibilitam publicar links nas redes sociais e enviá-los por WhatsApp, por exemplo.

Homem segurando e olhando para uma folha com gráficos, resultados.

4. Aprenda com os seus resultados

Tendo o seu objetivo de criar um blog para vender produtos, você precisa monitorar essa métrica para ter certeza de que os seus esforços estão surtindo efeito. Ou seja, periodicamente, acompanhe quantas vendas foram geradas a partir do seu blog.

Nem sempre é possível ter sucesso logo de primeira e não há problema nisso. O próximo passo deve ser aprender com os seus resultados, que é entender os ajustes de rota que precisam ser feitos para que seu público visite mais seu conteúdo e opte por seus produtos.

Ao seguir essas dicas de como criar um blog para vender produtos, você poderá contar com uma poderosa ferramenta comercial para alavancar os resultados da sua empresa. Experimente múltiplas abordagens até chegar àquelas que trazem melhores retornos para você e siga construindo a sua presença digital.

Quer ajuda para potencializar tudo isso? Então, entre em contato conosco pelo site.

Imagens: Público, resultados.

Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 27 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
Fundador da LinkWell em 1992
Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017