Você sabe o que é marketing digital de performance?

Para convencer stakeholders da validade das estratégias online para divulgação de marca, profissionais aplicam técnicas de marketing digital de performance.

O marketing digital de performance é um segmento do marketing em que os investimentos são realizados de acordo com resultados concretos.

É cada vez mais comum nos depararmos com empresas que exigem resultados visíveis das estratégias de marketing digital. Isso por que, o mercado online está cada vez mais competitivo e acirrado para as empresas e os resultados se tornam mais e mais competitivos. Sendo que o diferencial pode ser uma estratégia certeira para o seu negócio.

Porém, como mostrar para as empresas que um investimento gera resultados positivos e vale o capital e o tempo dedicado a eles? Simples, mensurando sua performance! Para convencer stakeholders e gerentes da validade das estratégias online para divulgação de marca, profissionais aplicam técnicas de marketing digital de performance, baseando-se em resultados concretos e cases de sucesso.

Ficou interessado? Gostaria de entender melhor como esse segmento do marketing funciona e quais são seus benefícios para a sua marca? Então acompanhe nosso post e fique por dentro de tudo!

O que é marketing digital de performance?

Como já falamos no início deste post, o marketing de performance é um segmento do marketing em que os investimentos são realizados de acordo com resultados concretos. Ou seja, nesse tipo de estratégia, você não aplica táticas que possam ou não dar certo. Embora isso soe um pouco limitante, é possível criar uma experiência de usuário envolvente, desde que o desempenho da campanha ou do anúncio seja medido com rigor.

Essa modalidade mudou a forma como as empresas encaram o marketing digital. Sendo que o marketing de performance é voltado para dados, oferecendo uma visão clara do desempenho das estratégias para as empresas. Assim é possível visualizar quais as melhores alternativas de investimento em cada caso.

Como aplicar o marketing digital de performance?

As estratégias variam de acordo com o perfil de sua empresa e o seu propósito. Contudo, para aplicar o marketing digital de performance de maneira eficaz, alguns passos básicos não podem ser esquecidos, confira comigo!?

1 – Defina a sua meta e seus objetivos

Para que você acompanhe o desempenho de sua campanha, é essencial que você tenha metas e objetivos bem claro em mente. Os indicadores de performance só existem em função de um propósito e não há estratégia de marketing digital de performance que funcione com o acompanhamento de dados aleatórios.

Dessa forma, procure entender até onde você pretende chegar com sua estratégia. Por exemplo, ter maior presença de marca, aumentar seus leads qualificados ou aumentar as vendas de um determinado produto, metas mensuráveis que podem ser definidas em seu planejamento.

O método SMART (Especificidade, Mensurável, Atingível, Relevância e Tempo). Ela ajuda você a definir expectativas claras e objetivas ​​para maximizar suas chances de alcançá-las. Isso porque esse método lhe ajuda a criar uma trajetória em direção a seus objetivos, com marcos bem definido e um panorama claro de como atingir sua meta.

Outro mecanismo muito eficiente neste sentido é um estudo de mercado, detalhado, que pode lhe ajudar na escolha de objetivos coerentes com o seu negócio e que estejam alinhados ao seu segmento de atuação.

2 – Entenda e selecione métricas e KPIs

Após definir quais objetivos você pretende atingir, está na hora de selecionar quais dados serão analisados para entender o desempenho de sua estratégia. Considere que eles precisam ser úteis, de forma que as informações coletadas ofereçam uma boa perspectiva sobre a sua campanha e é claro, devem estar alinhados as suas metas.

Não se deixe levar por métricas de vaidade. Curtidas e comentários, por exemplo, podem ser muito interessantes. No entanto, para uma marca que deseja aumentar suas vendas contudo, o número de interações com um post pouco indica sobre a efetividade das táticas aplicadas por ela.

Assim, com base nas metas coletadas, selecione quais indicadores-chave (KPIs) podem ser analisados. Se o seu objetivo é aumentar conversões, você pode acompanhar, por exemplo, a porcentagem de aumento das vendas. Alguns dos KPIs mais usados são custo por lead, retorno sobre o investimento (ROI) e porcentagem de conversões.

Foto de várias ferramentas. Martelo, alicate, chave de fenda. Simbolizando as ferramentas do marketing digital de performance.
É essencial contar com ferramentas para facilitar a mensuração dos resultados.

3 – Conte com boas ferramentas

Em uma estratégia de marketing digital de performance, você vai coletar e analisar uma grande quantidade de dados. Por isso, é essencial contar com ferramentas para facilitar a mensuração dos resultados alcançados com a sua campanha.

Existem hoje, excelentes ferramentas pagas ou não, que podem ser utilizadas com essa finalidade. No Google Analytics, por exemplo, você encontra dados sobre o comportamento dos usuários em seu site, assim como informações demográficas e geográficas, que são vitais para o acompanhamento do desempenho da sua campanha.

4 – Faça testes constantemente

Uma estratégia baseada em ações certeiras precisa de uma etapa preventiva de testes. Eles permitem verificar o que está certo e errado com a sua estratégia e se as suas ferramentas funcionam.

Para que os testes ajudem no estudo, de fato, é importante que eles sejam feitos em condições “laboratoriais”, ou seja, de maneira controlada e com públicos distintos. Afinal, resultados distorcidos podem colocar a sua estratégia em risco e comprometer os seus resultados.

Quando se trata de marketing digital em geral, realizar testes é parte fundamental do processo de acompanhamento das estratégias. Assim você pode definir ações mais efetivas e investir onde os resultados são mais expressivos.

Em fim, você deve ter percebido que o marketing digital de performance exige experiência, acompanhamento constante e muita dedicação. Assim, contar com uma agência especializada pode ser a diferença entre o sucesso de uma campanha ou o fracasso total.

Veja bem, uma equipe despreparada, pode não conseguir mensurar adequadamente os dados e acabar errando o foco da estratégia, gerando retrabalho e custos desnecessários. Então se você não quer errar, o ideal é buscar ajuda especializada.

Contudo, como já introduzimos, para que suas estratégias de marketing digital de performance gerem bons resultados, é preciso que você pense em como oferecer uma experiência de usuário diferenciada. Com estratégias assertivas e coerentes para o seu público.

Gostou deste artigo? Então leia também o nosso artigo especial sobre o assunto e saiba mais!

Imagens: Ilustração, ferramentas.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017