Saiba que é possível otimizar a gestão da sua equipe de trabalho sem gastar nada para isso. Através de ferramentas gratuitas, é possível melhorar a produtividade e os resultados do seu negócio.

O mundo do negócio está cada vez mais acirrado e assim otimizar o tempo da equipe de trabalho é fundamental para que o seu negócio tenha bons resultados. É muito comum as empresas correm atrás do aumenta da produtividade e dos resultados, o que as vezes pode inclusive criar uma sobrecarga na equipe.

No entanto, com a transformação digital que estamos vivenciando, o mundo empresarial pode contar cada vez mais com ferramentas que ajudar a otimizar os processos e auxiliar no gerenciamento eficaz das tarefas diárias. Assim a utilização de ferramentas de gerenciamento que auxiliam a melhorar a produtividade e o planejamento da equipe na empresa são fundamentais.

Se você está se perguntando quanto isso irá lhe custar, pode ficar tranquilo. Existem no mercado excelentes ferramentas gratuitas e com uma ótima usabiidade. Ficou interessado, então vem comigo conhecer algumas delas.

1- Evernote

Essa é uma das ferramentas gratuitas mais utilizada no meio organizacional. Ela ue abrange funções como agendamento de tarefas, anotações em telas visualizadas na internet, além de salvar documentos e imagens. O bom da ferramenta é que todos os dados podem ser armazenados na nuvem, o que garante um rápido e facilitado acesso, compartilhamento de informações e organização.

Assim sua equipe pode acessar os dados de qualquer lugar logado na internet e Pode ser instalado em smartphones, deixando mais fácil não se esquecer de nenhum compromisso ou tarefa importante.

2- Google Drive

Em toda empresa é necessário compartilhar arquivos e informações entre os colaboradores. Para que esse processo será realizado de maneira rápida e segura, o Google Drive é uma ótima opção. Além disso, você garante que os dados estejam sempre atualizados e que todos estejam utilizando a versão correta de um arquivo ou documento.

Por esses e outros motivos, utilizar drives compartilhados, como o Google Drive, trará benefícios consideráveis a sua empresa. Também é possível criar e compartilhar os mais variados arquivos (como imagens, documentos de texto, planilhas,etc.) e definir níveis de acesso seguro. Desta forma, os colaboradores podem não somente consultar essas informações, como também realizar adições no conteúdo em tempo real.

3- Rescue Time

Um dos principais fatores que influenciam no atraso nas entregas e na falta de produtividade de uma equipe é o recurso tempo, aliado a um dos maiores inimigos corporativos a procrastinação. Em um mundo onde nossas atividades estão cada vez mais ligadas ao digital, é muito comum perder um precioso tempo navegando por sites, programas e redes sociais.

Assim, o Rescue Time ajuda a administrar melhor seu tempo, diminuir a obsol e deixar seus dias mais produtivos. Sendo que é responsável por mensurar o tempo gasto em cada um dos diversos sites e mídias pelas quais você navega. Contudo, analisando os  dados registrados, você pode ter uma melhor ideia do quanto e como você está gastando suas horas no ambiente digital.

4- Skype

Melhorar a comunicação é outro ponto essencial para produtividade de uma empresa. Há softwares que podem fazer com que a comunicação – tanto entre seus colaboradores, quanto com fornecedores, sócios e clientes – se torne uma tarefa muito mais fácil.

O Skype é o mais conhecido programa de videoconferências, ligações (cobradas quando para telefones) e até troca de mensagens textuais. Com ele é possível fazer reuniões de maneira prática, e conectar pessoas que estejam em diversos locais diferentes com muita comodidade e eficiência.

Assim, não somente se mantém contato visual com pessoas de outras localidades (até do outro lado do mundo!), mas também se economiza tempo e custos com viagens de negócios.

5 – Google Meet

Muito similar ao Skype o Google Meet, é um aplicativo muito relevante que permite realizar videochamadas em tempo real, conectando pessoas em qualquer parte do mundo. Além disso, ele faz um integração completa com a sua agenda do Google. Assim, você não perde nenhum agendamento e evita retrabalho de incluir seus compromissos na agenda. Como os demais serviços Google é uma ferramenta gratuita, mas que pode ser paga caso deseje um upgrad nos serviços disponiíveis.

6 – Trello

O Trello pode ser considerado uma das ferramentas de produtividade mais usadas para auxiliar uma empresa no gerenciamento de equipes e projetos. É muito simples de usar e ajuda a organizar as tarefas rotineiras da equipe. Funciona no modelo Kamban, só que online, através de quadros com listas e subdivisões de cartões.

Você pode fazer comentários, adicionar tarefas, estipular prazos – tudo isso especificando cada quadro a um determinado assunto. Além disso, o Trello oferece também a possibilidade de integrações ágeis com outros aplicativos.

Página inicial Slack.
O Slack é um espaço de colaboração para toda a sua equipe.

7 – Slack

O Slack é uma ferramenta de comunicação que que pode substituir o e-mail, ajudando você e a sua equipe a trabalharem juntos. Ele foi desenvolvido para se adaptar ao trabalho em equipe, assim você pode colaborar com outras pessoas online de maneira tão eficiente quanto se estivessem todos no mesmo lugar.

Além de oferecer a ferramenta de chat, é possível fazer chamadas de áudio e video, realizar compartilhamento de tela e integrar o espaço com outros aplicativos relacionados. É muito eficiente e ágil, dispensa a utilização do telefone, e do e-mail.

A tecnologia pode ser uma grande aliada da sua empresa, e pesquisando um pouco é possível encontrar ótimas ferramentas gratuitas que ajudam a organizar o seu dia-a-dia e dar maior rendimento a sua equipe de trabalho. Melhorando o planejamento e a gestão do seu negócio. Então, conte para a gente, você já utiliza alguma destas ferramentas na sua empresa? Conte para gente nos comentários qual é a sua experiência. Esperamos você!

Imagens: Slack, Gestão.

Deixe uma resposta