AIDA: Como usá-la para melhorar seus resultados

AIDA - ATENÇÃO, INTERESSE, DESEJO, AÇÃO. como utilizar essas 4 fases para melhorar suas conversões e maximizar seus resultados em vendas.

AIDA – ATENÇÃO, INTERESSE, DESEJO, AÇÃO. Veja como utilizar cada uma dessas quatro fases para melhorar suas conversões e maximizar seus resultados em vendas.

Em suma, na área do marketing digital são muitas metodologias que podem ser utilizadas para melhorar os resultados das estratégias de negócio. Sendo assim, a AIDA é uma delas, que vem sendo utilizada desde sempre. Inicialmente em materiais impressos e abordagens físicas e hoje pela internet.

O acrônimo AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação), é uma das metodologia mais propagadas hoje em especial no processo de conversão de vendas.

Assim, ele auxiliar a direcionar as estratégias de marketing, conduzindo o cliente pelas suas quatro etapas durante a jornada de compra. Desde o conhecimento até a conclusão da ação.

Então, no post de hoje vamos lhe apresentar em detalhes essa metodologia tão valiosa para o seu marketing digital. Vem comigo e confira!

Entenda exatamente o que é a AIDA

Primeiramente, como já foi exposto AIDA é um acrônimo sendo, que tem o objetivo de guiar o consumidor até a concretização de uma ação. Sendo que para isso é necessário atrair a atenção, manter o interesse, criar o desejo e levá-lo a ação final:

  • A = Atenção
  • I = Interesse
  • D = Desejo

É um método muito utilizado pelas equipes de marketing e vendas, pois tem um foco bem direcionado ao comportamento do consumidor. Considerando que o cliente passa por um ciclo, “Jornada de compra”, desde o momento em que tem o primeiro contato com a empresa até a conversão final.

Contudo, em linhas gerais, o método AIDA utiliza informações sobre o que o consumidor pensa, necessita e deseja para propor as etapas necessárias para gerar leads e alcançar mais vendas.

Buscando clientes com o método AIDA
É necessário atrair a atenção, manter o interesse, criar o desejo e levar o cliente a ação

Conheça as etapas do método AIDA

Agora que você já se familiarizou com o método, vamos lhe apresentar o detalhamento de cada uma das etapas desse processo. Sendo que cada letra corresponde a uma das etapas do processo do cliente. Vamos conhecer?

ETAPA 01 – Atenção

Em primeiro lugar a sua persona precisa saber que você existe, do contrário ela não saberá o que você tem de valor a oferecer. Aliás, no modelo AIDA, essa etapa corresponde ao momento em que o cliente descobre sua empresa, e tem o primeiro contato com ela.

É uma etapa fundamental no seu processo de conversão, visto que, uma impressão errada pode colocar tudo a perder, e você perder a chance de chamar a atenção do lead.

Atualmente os usuários são bombardeados durante 24 horas com mensagens e conteúdos. Assim sua estratégia precisa ser precisa para que você possa se destacar do seus concorrentes, e se configurar como uma opção de escolha. Assim, estratégias diferenciadas e criativas, são fundamentais nesta etapa do processo

ETAPA 2 – Interesse

Muito bem, você conseguiu a atenção do lead! E agora?

A segunda etapa é manter o interesse do potencial cliente no seu negócio. Mas como fazer isso? A primeira dica é seja relevante para o seu público. Seus conteúdos, site e demais estratégias necessitam ser extremamente relevantes para manter a audiência do seu público.

Esse é o momento de gerar confiança e criar uma conexão com a sua persona. Aguce a curiosidade em conhecer mais sobre a sua marca ou produto, para que isso ocorra, busque saber quais são as dores do seu público.

A sua mensagem deve ajudar o usuário a resolver um problema, ser vista como uma oportunidade. Assim, foque nas necessidades da sua persona, e mostre como você pode ajuda-la.

ETAPA 3 – Desejo

Se você conseguir despertar o interesse do seu lead agora o desafio é mantê-lo envolvido com a sua marca. O grande dilema nessa etapa é transpor o limite do “gosto”, para o “quero”. O seu desafio é despertar o desejo do cliente pela solução que sua empresa representa.

Porém é importante, considerar que mesmo com a melhor estratégia de marketing, nem todos os usuários irão chegar nesta etapa. Sendo que, se associarmos o método AIDA ao funil de vendas, veremos que quanto mais fundo o lead chega, menor será o número de pessoas interessadas.

Isso não deve ser um problema, já que nem todo público ancançado estará pronto para o processo de compra. O importante é focar em quem chega até aqui e trabalhar para levá-los ao próximo passo.

Desenho de um funil de vendas, e uma mão desenhando.
Nem todo lead chega a etapa de desejo, quanto mais fundo no funil de vendas, menor quantidade de usurários

ETAPA 4 – Ação

Finalmente você chegou na última etapa. Então, se você já despertou o interesse do cliente na sua marca, agora a palavras de ordem é manter a urgência. Se você deixar para depois a ação, ela pode não acontecer. O senso de urgência precisa ser ativado no seu lead.

Outrossim, essa etapa é quando você transforma todo o desejo do cliente em resultados. Lembrando que essa ação não necessariamente é o fechamento de uma venda. A ação em si deve ser direcionada em relação aos seus objetivos, que podem ser assinar sua newsletter, baixar um material, curtir sua página em uma rede social, entre outros.

Você pode por exemplo, utilizar o mecanismo da AIDA para ampliar seu mailing para utilizar em estratégias de E-mail marketing

Como utilizar o método AIDA de forma eficiente?

Agora que você já conhecer o método AIDA e sabe como ele funciona durante a jornada de compra do cliente, e hora e colocar a mão na massa. Sendo assim, uma boa ideia para utilizar os ensinamentos desta metodologia é através do marketing de conteúdo. Você pode passar por todas as etapas (atenção, interesse, desejo e ação), através de conteúdos relevantes para o se público.

Para isso, veja essas dicas:

  • Busque produzir e publicar conteúdos originais e exclusivos;
  • Aposte em vídeos relevantes de alta resolução;
  • Tenha um site responsivo, que lhe permita suporte em todos os dispositivos;
  • Oferecer downloads de materiais relevantes que solucionem um problema do seu público.

Lembre-se que toda estratégia de marketing necessita ser realizada constantemente para que seja eficiente. Avalie os resultados obtidos e busque sempre novas opções para despertar o olhar dos potenciais clientes.

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Imagem: Funil de Vendas, Lupa.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017