Como mensurar resultados com o marketing de influenciadores

Para que estratégias de marketing de influenciadores gerem os retornos esperados, uma parte bem importante do processo consiste em mensurar resultados.

Os influenciadores digitais são pessoas que possuem grande audiência nas redes sociais, e podem ser muito uteis em propaganda, já que usam uma linguagem muito próxima ao seu público.

Os influenciadores digitais não são apenas personalidades que esbanjam carisma e chamam a atenção na internet. Com o tempo, também se transformaram em canais de marketing bastante eficazes para empresas de diversos segmentos.

Para que estratégias de marketing de influenciadores gerem os retornos que você está esperando, uma parte bem importante do processo consiste em mensurar resultados. Esse trabalho é decisivo para definir se você está no caminho certo ou não.

Apenas trazer influenciadores para associar um nome de peso à sua marca não é o bastante para ter sucesso. Portanto, reserve um tempo para voltar a sua atenção aos indicadores de performance.

Conheça, a seguir, o que você precisa fazer para mensurar resultados com o marketing de influenciadores.

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É vital no uso de influenciadores, acompanhar os indicadores de performance

Escolha os influenciadores de forma criteriosa

Como já falamos, a principal vantagens do uso dos influenciadores é que eles conseguem ter uma proximidade maior com o público, facilitando o processo de convencimento. Por isso, escolher adequadamente quem irá representar a sua marca é fundamental.

Não basta ser famoso, tem que ser alguém que tenha valores e convicções similares aos praticados pela sua empresa.

Lembre-se também, que como estamos falando de pessoas, as ações destas podem influenciar os resultados de uma estratégia. As vezes, por mais próximo da marca que o influenciador esteja, uma vacilada dele, pode comprometer o seu negócio.

Se ficou interessado e que saber mais detalhes de como utilizar os influenciadores em suas estratégias de marketing, não deixe de conferir também: DIGITAL INFLUENCER: COMO UTILIZÁ-LOS NO SEU MARKETING DIGITAL.

Monitore as métricas certas

Toda campanha de marketing precisa se iniciar com objetivos bem definidos e isso também se aplica a uma estratégia de influenciadores. Isso será decisivo para você poder acompanhar os indicadores que realmente são capazes de apontar o seu sucesso.

Por exemplo, se você quer direcionar mais clientes para determinada linha de produtos, então o número de vendas deles servirá como a principal métrica de performance da sua campanha. Sendo assim outra possibilidade é o reconhecimento de marca, que pode ser monitorado ao analisar métricas como base de audiência e citações nas redes sociais.

Compare seus indicadores

Um dos principais intuitos de trabalhar com o marketing de influenciadores é impulsionar os seus resultados a partir do endosso dessas personalidades. Então, faz sentido que parte do seu trabalho deva se dedicar a comparar a diferença que esse reforço fez.

Para isso, leve em consideração os seus objetivos e em qual estado se encontravam as suas métricas. Em seguida, faça novos levantamentos para perceber a evolução que ocorreu após o início da campanha. Assim como ocorre com qualquer outra estratégia, é necessário avaliar continuamente o desempenho dos influenciadores, visto que, em caso de necessidade podem ocorrer ajustes.

Encontre pontos fortes e fracos

Ao analisar os resultados da sua campanha de marketing de influenciadores, não deixe de buscar o que deu certo e o que deu errado. Entender esses diagnósticos é fundamental para que as suas próximas ações tenham resultados superiores.

Essa é a hora de estabelecer conexões entre decisões e resultados. Tente enxergar quais escolhas da estratégia tiveram retornos positivos e compreender os motivos que levaram a isso.

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Manter registros dos seus resultados é fundamental para o refinamento da sua estratégia.

Documente os seus resultados

Depois de terminar o seu levantamento de métricas de marketing de influenciadores, não se esqueça de uma etapa bem importante: a documentação desses números. Portanto é essencial que você possa consultá-los no futuro para planejar novas ações.

Além de registrar os resultados obtidos com a ação, lembre-se de contextualizar cada uma delas. Você pode usar um documento de texto ou uma apresentação de slides, por exemplo. Esse conteúdo deve ser acessível para o seu time.

Por que utilizar influenciadores na sua estratégia de marketing?

Contudo que vimos até aqui, fica claro que é uma boa opção investir em influenciadores no momento de montar a sua estratégia de marketing. No entanto ainda podemos ressaltar alguns pontos que são fundamentais para que ela seja tão eficiente.

1 – Conhecimento do público

Os influenciadores conhecem seu público como ninguém. Se você seguir as dicas até aqui com certeza escolheu uma pessoa que representa os valores e objetivos da sua empresa, em consequencia que também conhece o seu público e sabe como se comunicar assertivamente com ele.

2 – Facilidade na transmissão da mensagem

Ninguém gosta de ter alguém lhe dizendo o que fazer ou que comprar não é mesmo? Porém, geralmente consideramos a opinião de alguém próximo no momento da decisão. É mais ou menos isso que os influenciadores fazem com os seu negócio, eles indicam como se fosse para um amigo ou familiar.

3 – Acesso a públicos específicos

Os influenciadores tem o poder de se comunicar com públicos que as vezes seus anúncios e demais estratégias não alcançam. Veja por exemplo, o caso dos adolescente. Eles já não assitem mais TV aberta, os anúncios pagos nas redes sociais podem ser passados, entre outros impecílios. No entanto quando eles se familiarizam com um influenciador, costumam seguir suas dicas com grande facilidade.

4 – Respaldo para a sua marca

Muitas vezes mesmo com as melhores estratégias em prol da sua marca, o público não se impressiona, ou simplesmente não considera com uma opção. Assim os influenciadores podem ajudar a criar uma imagem forte para sua marca, e mudar essa visão frente aos consumidores.

4 adolescentes caminhando em frente a um posto de gasolina desativado.
Adolescente são um público que se adapta muito bem as estratégias com influenciadores.

Em suma, o marketing de influenciadores tem um grande potencial para empresas de diversos segmentos. No entanto, como qualquer outro canal, requer o uso adequado e uma apuração cuidadosa de resultados para se certificar de que os objetivos definidos foram alcançados. Portanto leve em consideração as dicas deste artigo e comece a monitorar suas campanhas.

Aprenda mais sobre estratégias capazes de alavancar os seus resultados. Veja aqui no blog o que é branded content e como usar esse recurso.

Imagens: Garotas, Escritório, Gráficos.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017