Quem acessa  Instagram, Facebook ou YouTube, com certeza já se deparou com um digital influencer. Ou seja, aquela pessoa que é referência na web em determinado segmento e se tornou viral por isso!

Uma digital influencer, sentada no chão com o seu notebook
O digital influencer geralmente é uma referência em determinado segmento

Cada dia o termo digital influencer está mais presente em nosso dia a dia. Muitas vezes somos influenciados por eles, sem nem ao menos nos darmos conta. Além disso, é comprovado que as pessoas se comprometem mais com a opinião de uma influenciador do que com referências da própria marca. 

Então, como utilizar esse fenômeno para melhorar sua estratégia de marketing digital. Venha comigo e vou lhe mostrar neste post!

Quem são os digital influencer?

Em suma, são influenciadores digitais, como o nome já diz. São pessoas capazes de influenciar outros através dos meios digitais, como as redes sociais por exemplo. Além disso, os digital influencer possuem muito seguidores e consegue alcançar altos níveis de engajamento nas suas mídias sociais.

Geralmente seus conteúdos são visualizados por milhares de pessoas, além de contar com muitas curtida e comentários, tudo isso de forma orgânica, ou seja, marketing gratuito. Porém, embora essas pessoas já se destacam a algum tempo, é recente o fenômeno que lhes confere destaque em estratégias de marketing.

Podemos dizer que são pessoas ideias para disseminar conteúdos, uma vez que possuem um contato muito próximo com o seu público. Além de conseguir uma comunicação muito ágil com os usuários das mídias sociais.

Além disso, ao contrário das celebridades, que são pessoas públicas, os influenciadores digitais costumam apresentar em seus conteúdos sua própria visão do mundo. Apresentando pontos reias dos produtos e serviços que comentam, o que lhe confere uma alta confiabilidade junto ao público. Já que normalmente ao atestar que um produto é bom, eles estão sendo verdadeiros.

Porque apostar no digital influencer?

Uma das estratégias que não podem faltar na sua empresa é o marketing de influência, que visa engajar um determinado público online, influenciando sua decisão de compra. Agora pense comigo, quem melhor para essa função do que um influenciador digital?

As agências digitais já se atentaram para essa novidade, e nos benefícios que a correta utilização do digital influencer pode ter nos resultados de uma estratégia de marketing. Afinal como já falamos anteriormente, esse pessoal tem um público cativo e fiel, e pode trazer bons retornos se você investir da forma correta.

Como utilizar os influenciadores digitais na minha estratégia de marketing digital?

Um tablet, com gráficos de análise de desempenho
É fundamental ter objetivos claros para o sucesso da sua estratégia de marketing

Se você já se convenceu que essa é uma boa estratégia para a sua empresa, o próximo passo é escolher como você irá trabalhar com os influenciadores na sua campanha.

Primeiramente você precisa definir quais serão os seus objetivos, e qual a persona que essa ação irá buscar. Veja alguns exemplos de objetivos para essa ação:

Como escolher o influenciador para minha estratégia?

Com o seu objetivo traçado o próximo passo é escolher o seu digital influencer. Uma dica fundamental é esquecer o número de seguidores e os seus influenciadores favoritos. Você deve fazer um levantamento das pessoas mais influentes no seu ramo de atuação, e a partir dai analisar qual a melhor opção para a sua estratégia.

Algumas agências já trabalham realizando a conexão entre os influenciadores e as empresas. Mas quem disse que você precisa gastar para contratar um digital influencer? Que tal desenvolver um!

Veja por exemplo, se você tem na sua equipe alguém muito bom em determinado tema e com um posicionamento online bacana, porque não incentivá-lo a postar mais conteúdos e divulgar a sua marca?

Mas fique atento! Para uma ação de marketing de influência ter resultados, são necessários dois itens fundamentais: Conteúdo e constância! É necessário ter publicações, postagens e afins periodicamente, e as ações precisam ser constantes para que se consiga o engajamento do público.

Além disso, carisma e atenção também podem fazer a diferença. O público precisa se identificar com a pessoa, respeitar e visualizar a sua autoridade sobre o assunto. Outrossim, também é fundamental que as pessoas recebam a atenção necessária, ou seja, interação, resposta a seus comentários e compartilhamentos.

Estratégias de marketing digital com influenciadores

Certo, já sei que os digital influencer são uma boa alternativa para melhorar o meu desempenho online. Também já tenho meus objetivos e público traçados, e agora? Chegou a hora de elaborar sua estratégia de ação.

Basicamente são três categorias de estratégias de influência que você pode utilizar o digital influencer:

Quais os benefícios do marketing de influência?

Os digital influencer, tem o poder de fortalecer a marca da sua empresa, uma vez que transmitem confiança ao consumidor. Aliás, é comprovado que um usuário, prefere a opinião de um desconhecido, do que a da própria empresa, através da publicidade.

Sendo assim através do marketing de influência é possível obter os seguintes benefícios para sua marca:

Não esqueça de combinar com a pessoa com quem irá trabalhar, para marcar a mesma nas redes sociais, direcionar links de compra, e explicar o produto com clareza. Tudo é claro dentro do contexto da ação planejada.

Lembre-se  ainda que para saber se sua estratégia está obtendo resultados é necessário um monitoramento contínuo das suas métricas. Assim como ocorre nas demais ações de marketing digital da sua empresa.

Caso você tenha interesse em utilizar influenciadores na sua estratégia de marketing digital, faça contato com uma agência especializada e analise as possibilidades. Com certeza seus resultados serão muito mais efetivos e coerentes.

Se preferir entre em contato conosco e vamos conversar sobre o assunto. Esperamos você!

Deixe uma resposta