Converter leads em vendas é o principal objetivo de uma campanha comercial de marketing digital. Confira como fazer para melhorar sua conversão e melhorar seus resultados.

É muito comum as campanhas de marketing investirem esforços na captação de leads, ou seja, novos clientes para o negócio anunciado. No entanto, a captação de leads, sem converter leads em vendas, por si só, não representa resultados efetivos para a sua empresa.

Para que seu negócio tenha resultados positivos, é somente quando esses leads se transformam efetivamente em vendas. Assim você terá a certeza de que os seus esforços realmente estão sendo consolidados.

Desta forma, para que isso seja possível, é necessário revisar cada passo da sua estratégia buscando eventuais gargalos ou falha para otimizar o processo. Além disso, realizar testes que ajudem a otimizar o máximo possível todo esse processo é uma tarefa imprescindível.

Então, ficou interessado em melhorar suas taxas de conversão? Quer ajuda? Aproveite, a seguir, 5 dicas de como converter leads em vendas em sua estratégia de captação:

Homem sentado em uma mesa olhando a tela de um notebook. Analisando o dados do perfil do cliente.
Saiba como identificar o perfil do cliente para melhorar sua conversão de vendas.

1. Considere as etapas do funil

Revisar a abordagem da sua estratégia para cada etapa do funil de vendas é fundamental para que os seus resultados mantenham qualidade. Quando foi a última vez que você fez isso?

Parte do trabalho envolve analisar se cada etapa do funil de vendas está recebendo as ofertas adequadas e se representa cada estágio da jornada de compra do seu público-alvo. Isso é essencial para transformar leads em vendas.

Etapas do funil de vendas

Para que você possa aplicar essa dica com clareza, vamos revisar quais são as etapas do funil de vendas? Então confira a seguir:

Etapas do funil de Vendas
Etapas do funil de Vendas
  1. Prospecção ou Topo do funil de vendas;
  2. Qualificação de leads;
  3. Apresentação da sua estratégia
  4. Amadurecimento da estratégia;
  5. Negociação e conversão;
  6. Fechamento de negócio;

Se quiser saber mais aproveite e confira também: FUNIL DE VENDAS: CONHEÇA AS ETAPAS E VANTAGENS DESSA ESTRATÉGIA.

2. Qualifique os seus leads

Você tem muito mais chances de transformar seus leads em vendas ao qualificá-los. Em suma, está tarefa consiste em verificar quais são os usuários que estão interagindo com a sua estratégia de marketing digital e focar suas ações naqueles que tem maior probabilidade de serem convertidos em vendas.

Além disso, isso permitirá filtrar aquelas pessoas que não têm identificação com o seu produto e concentrar as suas ações no seu público ideal.

Existem diversas formas de fazer isso. Uma delas é com a qualificação por conteúdo, que consiste em criar um material mais específico para o interesse do seu público-alvo. Outra possibilidade é inserir perguntas de maior qualificação em seus formulários.

3. Otimize seu fluxo de nutrição

O fluxo de nutrição da sua estratégia é um dos responsáveis por transformar leads em vendas. Portanto, ele precisa funcionar corretamente para sempre ser capaz de trazer resultados de qualidade para a sua empresa.

Avalie com critério, afinal pode estar na hora de revisar esse processo. Confira se ele não contém etapas desnecessárias, tempo excessivo ou em falta entre os contatos, e se as ofertas direcionadas realmente fazem sentido para cada estágio do funil de vendas.

trabalho-graficos-mesa
Escolha com critério sua chamada para ação (CTAs)

4. Use CTAs estratégicos

Call to actions, são as chamadas para a ação, ou seja, quando você convida o seu usuário a realizar uma ação no seu site, blog ou anúncio. Como por exemplo, se inscrever em uma lista de e-mail, comprar, solicitar um orçamento, entrar em contato entre eles.

Desta forma é vital se questionar: Os call-to-actions (CTAs) das suas ofertas realmente são persuasivos? Pode ser que eles precisem ser revistos para que você consiga conquistar mais conversões a partir dos seus leads.

O papel do CTA é direcionar o lead até a oferta desenvolvida para ele, então, deve conter a linguagem e o design adequados para persuadir essa pessoa, levando em conta as necessidades e motivações dela.

5. Faça testes

Toda estratégia de conversão pode se beneficiar muito a partir da realização de testes. O meio digital facilita muito esse processo, já que é possível trabalhar com testes A/B.

Essa prática consiste em experimentar diferentes variações de uma mesma abordagem para, depois, comparar os resultados obtidos. Assim, é possível investir somente nas iniciativas que garantem uma maior taxa de sucesso.

Aplicando as dicas de conversão de leads

Em suma, melhorar sua conversão de vendas, depende do refinamento das suas estratégias e do acompanhamento das ações que estão sendo implementadas. Portanto saber como converter leads em vendas consiste em priorizar a otimização da sua estratégia. Além disso, é necessário conhecer muito bem o perfil do seu público-alvo e direcionar as ofertas certas para essas pessoas no momento adequado.

Outra questão relevante é que as equipes de vendas e de marketing possuam uma sinergia muito boa para trabalhar as estratégias. Veja bem, de nada adianta uma ótima estratégia se as vendas não forem concretizadas, da mesma forma, uma estratégia falha pode cobrar um esforço muito maior da equipe de vendas para o fechamento de uma conversão, por isso a qualificação é tão importante.

Alias, ao qualificar os seus leads, você não “perde” nenhum leads, mas sim tem a possibilidade para direcionar as ações de forma mais específica para cada um deles. Por exemplo, um leads que ainda não está pronto, ou amadurecido para fechar uma venda, pode ser trabalhado com ações de conteúdos para que amadureça a sua necessidade e refine o desejo para ser um futuro lead convertido. Forçar que a equipe de vendas finalize uma negociação com um lead neste estágio pode gerar insatisfação, sem contar no desgaste da equipe responsável.

Então, se você deseja melhorar sua conversões e leads em vendas, considere as dicas acima e renove as suas iniciativas para priorizar seu sucesso.

Quer conhecer uma ferramenta fundamental para esse trabalho? Veja, aqui no blog, como o e-mail marketing pode ajudar na sua retenção de clientes.

Imagens: Homem, reunião.

Deixe uma resposta