Veja 5 dicas de como converter leads em vendas

Quer ajuda? Então, veja, a seguir, 5 dicas de como converter leads em vendas em sua estratégia de captação. Quer ajuda? Então, veja, a seguir.

A captação de leads, sem converter leads em vendas, por si só, não representa resultados efetivos para a sua empresa. É somente quando esses leads se tornam vendas que os seus esforços realmente são consolidados.

Para que isso seja possível, é necessário revisar cada passo da sua estratégia buscando eventuais gargalos ou falhas, além de realizar testes que ajudem a otimizar o máximo possível todo esse processo.

Quer ajuda? Então, veja, a seguir, 5 dicas de como converter leads em vendas em sua estratégia de captação:

Homem em uma mesa com um notebook, ele está pensando.

1. Considere as etapas do funil

Revisar a abordagem da sua estratégia para cada etapa do funil de vendas é fundamental para que os seus resultados mantenham qualidade. Quando foi a última vez que você fez isso?

Parte do trabalho envolve analisar se cada etapa do funil de vendas está recebendo as ofertas adequadas e se representa cada estágio da jornada de compra do seu público-alvo. Isso é essencial para transformar leads em vendas.

2. Qualifique os seus leads

Você tem muito mais chances de transformar seus leads em vendas ao qualificá-los. Isso permitirá filtrar aquelas pessoas que não têm identificação com o seu produto e concentrar as suas ações no seu público ideal.

Existem diversas formas de fazer isso. Uma delas é com a qualificação por conteúdo, que consiste em criar um material mais específico para o interesse do seu público-alvo. Outra possibilidade é inserir perguntas de maior qualificação em seus formulários.

3. Otimize seu fluxo de nutrição

O fluxo de nutrição da sua estratégia é um dos responsáveis por transformar leads em vendas. Portanto, ele precisa funcionar corretamente para sempre ser capaz de trazer resultados de qualidade para a sua empresa.

Pode estar na hora de revisar esse processo. Confira se ele não contém etapas desnecessárias, tempo excessivo ou em falta entre os contatos, e se as ofertas direcionadas realmente fazem sentido para cada estágio do funil de vendas.

Mesa de reunião com várias pessoas.

4. Use CTAs estratégicos

Os call-to-actions (CTAs) das suas ofertas realmente são persuasivos? Pode ser que eles precisem ser revistos para que você consiga conquistar mais conversões a partir dos seus leads.

O papel do CTA é direcionar o lead até a oferta desenvolvida para ele, então, deve conter a linguagem e o design adequados para persuadir essa pessoa, levando em conta as necessidades e motivações dela.

5. Faça testes

Toda estratégia de conversão pode se beneficiar muito a partir da realização de testes. O meio digital facilita muito esse processo, já que é possível trabalhar com testes A/B.

Essa prática consiste em experimentar diferentes variações de uma mesma abordagem para, depois, comparar os resultados obtidos. Assim, é possível investir somente nas iniciativas que garantem uma maior taxa de sucesso.

Portanto saber como converter leads em vendas consiste em priorizar a otimização da sua estratégia. É necessário conhecer muito bem o perfil do seu público-alvo e direcionar as ofertas certas para essas pessoas no momento adequado. Considere as dicas acima e renove as suas iniciativas para priorizar seu sucesso.

Quer conhecer uma ferramenta fundamental para esse trabalho? Veja, aqui no blog, como o e-mail marketing pode ajudar na sua retenção de clientes.

Imagens: Homem, reunião.

Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 27 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
Fundador da LinkWell em 1992
Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017