Através do marketing de geolocalização, também conhecido como geomarketing, é possível criar estratégias direcionadas a um público em determinada localização, atraindo assim clientes de um local determinado.
Conforme a tecnologia evolui e os hábitos das pessoas se transformam junto a ela, as marcas ganham novas maneiras de alcançar seu público. Uma dessas formas inovadoras é o marketing por geolocalização, que vem ganhando notoriedade nos meios digitais.
O marketing por geolocalização consiste em usar a localização do público para veicular campanhas direcionadas a ele. É o caso, por exemplo, de divulgar determinado estabelecimento apenas para quem mora ou está passando pelas imediações. O anúncio será muito mais atrativo porque há o fator proximidade a favor dele.
Isso é possível graças ao GPS de muitos smartphones e demais dispositivos móveis. A maioria das plataformas de mídia da atualidade permite segmentar conteúdo por país, cidade, bairro e até pontos mais específicos de um mapa.
Quer saber mais? Então, conheça, a seguir, as principais vantagens de trabalhar com marketing por geolocalização em sua empresa!

Vantagens em se trabalhar com o marketing de geolocalização
Como já falamos o marketing de geolocalização é uma excelente ferramenta para suas estratégias de marketing. Então vem comigo entende o porquê? Confira as principais vantagens dessa ferramenta:
1 – Acesso a um público altamente qualificado
É muito valioso poder acessar uma audiência que tem total identificação com o seu perfil de cliente ideal. Isso faz com que os seus investimentos em marketing sejam otimizados, gerando uma proporção de sucesso bastante vantajosa.
Ao utilizar o marketing por geolocalização, você se torna capaz de alcançar um público muito mais qualificado do que o convencional. O critério da localização possibilita segmentar sua audiência. Fazendo com que os seus anúncios sejam vistos apenas por quem está ou mora no local certo.
2 – Múltiplas aplicações em diversos canais
O marketing por geolocalização funciona em uma série de canais diferentes, proporcionando bastante flexibilidade para a sua estratégia. Isso é muito positivo, já que permite que a sua marca use esse recurso nos meios em que ela já atua.
Por exemplo, a localização é um dos critérios de segmentação possíveis de plataformas de anúncios, como o Google, o Facebook e o Instagram. Outra possibilidade é utilizar canais, como o Waze, em que a localização está no centro da sua funcionalidade.
3 – Alta aderência junto ao seu público-alvo
Com a evolução tecnológica e cada vez mais gente usando aparelhos equipados com GPS, como é o caso do smartphone. O marketing por geolocalização é capaz de alcançar um grande público para as suas campanhas.
Ou seja, há uma grande audiência em potencial para impactar com as suas ações de marketing por geolocalização, bastando apontar os seus esforços para as pessoas certas.

4 – Visibilidade de dados estratégicos
Trabalhar com marketing por geolocalização também oferece benefícios relacionados ao quanto você consegue aprender a respeito do perfil do seu público. Trata-se de uma fonte de dados bastante valiosa para ajudar nas suas próximas ações.
Isso é possível ao levantar os resultados das suas campanhas. Por exemplo, você pode perceber que determinada região tem uma maior aderência a determinada ação ou produto, enquanto outra obteve resultados inferiores. Essas informações podem servir para fundamentar suas próximas decisões.
Como utilizar a geolocalização em suas estratégias de marketing?
Agora que você já viu os benefícios que a geolocalização pode lhe trazer, que tal verificar algumas ferramentas que podem ajudar a implementar a estratégia?
Geofiltros
Através desta funcionalidade você pode atribuir filtros em fotos e videos da sua marca nas redes sociais. Os geofiltros são disponibilizados para identificar a localização do usuário através de GPS. A localização é realizado por automóveis, smartphones e demais ferramentas de GPS.
O interessante é que a própria empresa pode criar geofiltros, com a identidade da sua marca, para quando os usuários estiverem no seu estabelecimento ou no seu evento.
Geofencing
Essa estratégia funciona de acordo com a movimentação do usuário, que é captada através do GPS. Sendo que, quando o dispositivo entra em uma determinada área, a ser definida pela empresa, o usuário recebe um conteúdo através de notificação no celular, e-mail ou mesmo SMS.
Geotargeting
É a principal forma de utilização da geolocalização, e serve para segmentar públicos de acordo com sua localização. Você pode definir a divulgação de seus conteúdos, por cidade, bairro, empresas que trabalham entre outros. O que em suma ajuda a segmentar seus anúncios e melhorar os resultados do seu negócio.
Para negócios locais, essa é uma maneira eficiente de atrair novos clientes. Por exemplo, ao identificar que um consumidor está passando perto da sua loja, o comerciante pode disparar uma notificação com um cupom de desconto e incentivar que ele entre no estabelecimento.
Site personalizado
Por último, a localização através do acesso a um determinado site. Para utilizar essa funcionalidade basta solicitar aos usuários que ativem sua localização ao acessar o seu site.
Com essa informação você pode direcionar os mesmos a conteúdos e ofertas específicas da sua região, oferecer produtos específicos sem frete para uma determinada localidade entre outras estratégias. Melhorando os seus dados de conversão por exemplo.
O marketing por geolocalização pode trazer esses e vários outros benefícios para a sua empresa. Bastando usar esse recurso apropriadamente, em sintonia com o perfil do seu público-alvo. Essa é uma das tendências mais fortes da atualidade, tendo em vista a popularidade dos smartphones e a capacidade de cada vez mais plataformas suportarem a geolocalização. Comece já a elaborar a sua estratégia e considere o seu uso para alavancar os seus resultados.
Quer saber mais? Então confira também: Google Meu Negócio: Quais os principais benefícios desta ferramenta.
Enfim, essas informações sobre marketing por geolocalização ajudaram você a enxergar novas possibilidades em suas campanhas? Então, compartilhe o artigo em suas redes sociais!