Veja a importância do marketing pessoal e profissional para os negócios

É importante garantir que elas sejam devidamente divulgadas. É por isso que o marketing pessoal e profissional precisa estar entre as suas prioridades.

Além de se concentrar em suas realizações como empreendedor, é importante garantir que elas sejam devidamente divulgadas. É por isso que o marketing pessoal e profissional precisa estar entre as suas prioridades.

Quando falamos nisso, a ideia é encarar a si próprio como uma empresa. Quais decisões o departamento de marketing dela tomaria para alavancar seu próprio sucesso?

Concentrar-se em promover as próprias capacidades e realizações pode proporcionar excelentes oportunidades ao empreendedor. É importante lembrar o quanto esse segmento é concorrido, então se consolidar como um profissional diferenciado é bastante valioso.

Conheça a seguir as principais formas de realizar o marketing pessoal.

Várias pessoas apontando para um gráfico falando sobre marketing pessoal e profissional.

Pratique o autoconhecimento

O marketing pessoal se fundamenta em apresentar o seu melhor para o mundo. No entanto, se você não se conhece, fica mais difícil planejar esse tipo de ação. Portanto, a sua prioridade deve ser a prática do autoconhecimento.

Avalie toda a sua trajetória e os feedbacks que recebeu ao longo dela. Leve em conta em que você precisa melhorar e as áreas em que se especializou. Também é importante olhar para o futuro e pensar onde você quer chegar.

Faça um bom networking

Ter contato com outros profissionais de dentro e fora da sua área de atuação oferece um reforço significativo para o seu marketing pessoal e profissional. Somente assim, você poderá ter seu nome lembrado e associado ao seu segmento.

Para ter sucesso nisso, também é importante ser um bom ouvinte. O networking é uma troca, e não uma via de mão única. Ou seja, além de destacar sua experiência e realizações, procure ouvir e considerar o que os outros estão dizendo.

Publique conteúdo informativo

A internet é uma grande fonte de conhecimento para diversas áreas e isso representa uma ótima oportunidade para você aprimorar seu marketing pessoal, ao se estabelecer como uma autoridade em seu segmento.

Para isso, experimente criar um blog ou usar as redes sociais para publicar conteúdo informativo. Desenvolva pautas que sejam do interesse da sua área para que você consiga utilizar seus conhecimentos a seu favor.

Homem e mulher olhando para um mural, o homem está apontando para algo no mural.

Participe de eventos da área

A maioria dos mercados tem um calendário extensivo de eventos corporativos que estão repletos de oportunidades para trabalhar o seu marketing pessoal e profissional.

É ainda melhor quando você traz para si a responsabilidade de conduzir esses eventos, como realizar palestras ou ministrar cursos. Avalie as suas capacidades e considere essas possibilidades.

Evite exagerar

Focar de uma forma muito exagerada o marketing pessoal e profissional pode ter o efeito reverso e gerar rejeição ao empreendedor. Aquele que somente sabe falar de si pode ter cada vez menos oportunidades de valor.

Como em tudo na vida, é importante ter bom senso e equilibrar as iniciativas. Falar das suas próprias realizações é necessário, mas não se pode esquecer de realmente trabalhar nelas.

O marketing pessoal e profissional deve sempre estar entre as suas prioridades, já que é um dos responsáveis por manter o seu nome relevante no seu segmento. Aproveite as dicas deste artigo para estruturar o seu plano de ação e colocá-lo em prática.

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Imagens: Gráficos, mural.

Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 27 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
Fundador da LinkWell em 1992
Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017