Você é sua melhor marca! Então investir no marketing pessoal e profissional é fundamental para o sucesso do seus negócios.

Além de se concentrar em suas realizações como empreendedor, é importante garantir que elas sejam devidamente divulgadas. É por isso que o marketing pessoal e profissional precisa estar entre as suas prioridades.

Quando falamos nisso, a ideia é encarar a si próprio como uma empresa. Quais decisões o departamento de marketing dela tomaria para alavancar seu próprio sucesso?

Concentrar-se em promover as próprias capacidades e realizações pode proporcionar excelentes oportunidades ao empreendedor. É importante lembrar o quanto esse segmento é concorrido, então se consolidar como um profissional diferenciado é bastante valioso.

Conheça a seguir as principais formas de realizar o marketing pessoal e se destacar na sua área de atuação. Confira!

Várias pessoas apontando para um gráfico falando sobre marketing pessoal e profissional.

# Pratique o autoconhecimento

O marketing pessoal se fundamenta em apresentar o seu melhor para o mundo. No entanto, se você não se conhece, fica mais difícil planejar esse tipo de ação. Portanto, a sua prioridade deve ser a prática do autoconhecimento.

Avalie toda a sua trajetória e os feedbacks que recebeu ao longo dela. Leve em conta em que você precisa melhorar e as áreas em que se especializou. Também é importante olhar para o futuro e pensar onde você quer chegar.

# Faça um bom networking

Ter contato com outros profissionais de dentro e fora da sua área de atuação oferece um reforço significativo para o seu marketing pessoal e profissional. Somente assim, você poderá ter seu nome lembrado e associado ao seu segmento.

Para ter sucesso nisso, também é importante ser um bom ouvinte. O networking é uma troca, e não uma via de mão única. Ou seja, além de destacar sua experiência e realizações, procure ouvir e considerar o que os outros estão dizendo.

Envolva-se verdadeiramente com as pessoas! Fuja do clichê de curtir e realizar comentário rasos em postagem nas redes sociais por exemplo. Ser um profissional ativo, envolve ter empatia com o próprio e preocupar-se verdadeiramente com as pessoas.

# Publique conteúdo informativo

A internet é uma grande fonte de conhecimento para diversas áreas e isso representa uma ótima oportunidade para você aprimorar seu marketing pessoal, ao se estabelecer como uma autoridade em seu segmento.

Para isso, experimente criar um blog ou usar as redes sociais para publicar conteúdo informativo. Desenvolva pautas que sejam do interesse da sua área para que você consiga utilizar seus conhecimentos a seu favor.

Aproveite também para interagir com as pessoas, responda comentários, considere críticas e retribua elogios e recomendações. Essas são armas poderosas para ajudar você a se tornar uma referência na sua área de atuação.

planejamento-quadro-estrategia
Acompanhe o calendário de eventos da sua área

# Participe de eventos da área

A maioria dos mercados tem um calendário extensivo de eventos corporativos que estão repletos de oportunidades para trabalhar o seu marketing pessoal e profissional.

É ainda melhor quando você traz para si a responsabilidade de conduzir esses eventos, como realizar palestras ou ministrar cursos. Avalie as suas capacidades e considere essas possibilidades.

# Evite exagerar

Focar de uma forma muito exagerada o marketing pessoal e profissional pode ter o efeito reverso e gerar rejeição ao empreendedor. Aquele que somente sabe falar de si pode ter cada vez menos oportunidades de valor.

Como em tudo na vida, é importante ter bom senso e equilibrar as iniciativas. Falar das suas próprias realizações é necessário, mas não se pode esquecer de realmente trabalhar nelas.

Lembre-se que existem momentos em que a humildade é importante, ninguém é tão bom que não tenha nada a aprender!

# Cuide da sua aparência pessoal

A aparência pessoal é de fundamental importância para o sucesso social e profissional. Uma pessoa que se cuida, normalmente também é mais cuidadosa em sua rotina, além de causar uma boa impressão. Não existe uma aparência certa ou errada, o que existem são cuidados para que a sua apresentação melhor vista, seja presencialmente ou no meio digital.

Confira algumas dicas para cuidar da sua aparência pessoal:

  1. Tenha cuidado com o seu cabelo, pele e mãos – Não importa qual o estilo do seu cabelo, ele deve estar sempre limpo e arrumado, o mesmo vale para a pele e para as mãos.
  2. As unhas também devem receber um cuidado especial – Não é necessário que estejam pintadas, mas sempre as mantenha-as limpas e aparadas. Unha mal cuidadas normalmente são relacionadas a falta de higiene.
  3. Fiquem sempre atentos quanto ao vestuário (meias, sapatos, bolsa, pasta, etc.) – As vestimentas devem estar limpas e passadas. E independente do seu estilo pessoal, vista-se sempre em acordo com o ambiente em que estiver, tenha bom senso.
  4. Mantenham o equilíbrio visual – Sejam distintos e discretos, não exagere nos acessórios, e mesmo na roupa, um traje muito elaborado para determinada ocasião também pode ser antiquado.
  5. Siga as regras da empresa – Normalmente existem algumas recomendações que você pode utilizar para se adequar ao ambiente, como por exemplo: Uso de sapatos fechados. Então antes da seleção, se informe sobre as regras da empresa e busque se adequar.

# Seja você mesmo

Lembre-se que no ambiente profissional, você deve seguir as regras da empresa. Isso não significa perder sua personalidade, mas sim traduzir o seu estilo pessoal as regras do ambiente onde você está inserido.

O mundo cada vez mais está se tornando aberto a diversidade, então não tem porque você esconder quem você realmente é. No entanto, com o advento das redes sociais e do mundo digital, não tem mais como separar o profissional do pessoal, então, tome cuidado com a imagem que você quer transmitir online.

O marketing pessoal e profissional deve sempre estar entre as suas prioridades, já que é um dos responsáveis por manter o seu nome relevante no seu segmento. Aproveite as dicas deste artigo para estruturar o seu plano de ação e colocá-lo em prática.

Gostou deste post? Então se quiser continuar por dentro de mais formas de alavancar o seu sucesso, aproveite para assinar a nossa newsletter!

Imagens: Gráficos, mural.

Deixe uma resposta