É cada vez mais comum a publicidade tradicional dar espaço ao inbound marketing. As pessoas estão se distanciando dos métodos tradicionais e mergulhando no mundo do marketing digital.

Pense bem! Listar incansavelmente as vantagens do seu produto não é mais tão eficiente para o sucesso do seu negócio. São tantas informações ao alcance de um clique, que as pessoas estão cada vez mais exigentes. Assim, o público do seu negócio está mais seletivo, buscando novidades e inovações.

Portanto, neste cenário, uma nova forma de publicidade é essencial. Um marketing com um novo formato, para que o seu negócio possa ter bons resultados. Além, de aumentar suas vendas online e sua presença na internet. 

Neste contexto a grande sacada é atrair os clientes para o seu negócio. Não está mais fácil ir atrás de clientes, então a saída está em fazer com que eles venham até você.

Esse é o Inbound Marketing. Uma solução que veio para resolver os esses problemas e mudar a forma como sua empresa se relaciona digitalmente. Quer saber mais? Então confira a seguir tudo sobre essa poderosa ferramenta.

O que é Inbound Marketing?

 O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias.
O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias.

Primeiramente para que o Inbound Marketing funcione, o emprego de diversas ferramentas se faz necessário. Dentre elas estão os blogs, redes sociais, E-mail marketing entre outras. Elas são fundamentais para que o Inbound Marketing funcione.

Uma vez que o Inbound Marketing é um conjunto de estratégias, que agrupadas, buscam agregar valor, para que sua empresa seja vista como autoridade no seu mercado. Além disso, busca ativar gatilhos mentais para que sua empresa seja vista como confiável pelos clientes.

Ou seja, a ideia do Inbound Marketing está em desenvolver uma campanha que consiga atrair o público. Além disso, incentivar o engajamento dele com a marca até o momento em que decidir comprar. No entanto, para que isso aconteça é essencial nutrir o cliente com conteúdos relevantes, que demonstrem autoridade na área.

Como funciona o Inbound Marketing?

Atrair o público parece uma tarefa difícil, mas se torna bem fácil quando a estratégia adequada é implementada. O seu objetivo deve ser o de entregar algo de valor a essa audiência, e ela responderá com atenção.

O primeiro passo é definir adequadamente a sua persona. A persona é uma personagem fictício que você define de acordo com os potenciais clientes que deseja atrair para a sua empresa. Um estudo aprofundado sobre as personas é vital. É importante saber suas necessidades, e qual problema você pode solucionar para ela. Para somente então iniciar o planejamento de conteúdos.

De acordo, com o planejamento realizado, você deverá analisar as ferramentas disponíveis. Assim como, quais meios serão mais eficiente para atingir sua persona. Nesse estágio vale a pena empregar formatos como posts de blog, e-books, infográficos, vídeos e o que mais se encaixar à sua proposta.

Esses formatos, podem ser aplicados por meio de redes sociais,E-mail marketing e mídia paga. Você também pode realizar a divulgação desse material através de anúncios e publicações personalizadas. Assim irá atrair a atenção da sua persona. Sendo que, ela chegará até esse conteúdo naturalmente porque ele atende a justamente o tipo de problema que ela está passando.

Como elaborar o perfil da sua persona?

Acho interessante, mas não sabe por onde começar? A nossa dica é primeiro elabore o perfil da sua persona. Ele será determinante para o sucesso de todas as suas ações de Inbound Marketing.

Confira nosso passo a passo:

  1. Analise o mercado. Veja os seus cliente e defina onde você deseja atuar, ou onde sua empresa já está inserida;
  2. Delimite o seu público prioritário. Em outras palavras veja qual público já compra seus produtos, e se você deseja manter esse foco ou mudar de estratégia para atrair novos públicos. Mas lembre-se de segmentar o seu público, ninguém consegue atender todos os públicos.
  3. Verifique se a sua empresa está alinhada a expectativa do público desejado. Isso é essencial para que suas estratégias sejam assertivas. De nada adianta ter uma ótima estrutura de marketing se a imagem da empresa não corresponde a expectativas da cliente.
  4. Crie sua persona. Tenha em mente que quanto mais detalhado for o seu personagem, mas chances de suas estratégias de Inbound marketing funcionem. Considere, idade, perfil social, psicológico, lugares que frequenta, hobbies e tudo mais que achar pertinente.

Pronto, agora você já está preparado para começar suas ações!

Melhore suas vendas com o Inbound Marketing

O segredo do Inbound Marketing é oferecer conteúdo de valor.
O segredo do Inbound Marketing é oferecer conteúdo de valor

O segredo do Inbound Marketing é oferecer conteúdo de valor. Saber o que é Inbound Marketing é o primeiro passo. O objetivo é sempre trazer mais vendas e visibilidade para a sua empresa. 

O inverso do Inbound Marketing e o Outbound Marketing, que é o marketing tradicional. Ou seja, aquele onde você anuncia o seu produto e espera que o cliente venha até a sua empresa. No Inbound marketing por outro lado, você é que busca os seus clientes. Sempre mostrando valor no seu produto e a autoridade da sua empresa.

Em outras palavras, o segredo do Inbound Marketing está em oferecer conteúdo de valor que solucione os problemas da persona. Mas sem revelar o seu produto em um primeiro momento. Você somente impactará seu público com algo focado na sua própria solução quando nutrir bastante essas pessoas com outros materiais.

O Inbound Marketing usa o conceito do funil de vendas para tornar o conteúdo cada vez mais especializado conforme o público se aprofunda. Quanto mais conteúdo ela consome, mais interessada ela está e maiores são as chances de virar cliente.

Agora que você já sabe o que é Inbound Marketing e entendeu todo o potencial de vendas que ele pode trazer à sua empresa, está na hora de começar a buscar caminhos para implementá-lo na sua rotina. Trata-se de um tipo de estratégia bastante robusto, que necessita de um planejamento afiado e atenção constante aos resultados.

Se você gostou deste conteúdo, aproveite para conferir também o post COMO MONTAR UM PLANO DE MARKETING DIGITAL.

Agora conte para gente. Qual o principal atrativo que você viu no Inbound Marketing? Esperamos o seu comentário!

Imagens: gráficosnotebook, ilustração.

2 respostas

Deixe uma resposta