Como montar um plano de marketing digital anual? Confira 6 dicas

As ações da sua marca precisam ser estratégicas para gerar os retornos que você deseja. Então, você precisa de um bom plano de marketing digital anual.

O plano de marketing digital anual é fundamental para que sua empresa tenha um bom posicionamento e metas claras para a sua atuação online.

As ações da sua marca precisam ser altamente estratégicas para gerar os retornos que você deseja. Então, você precisa de um bom plano de marketing digital anual.

Elaborar e seguir um plano de marketing digital anual garante que as ações certas sejam aplicadas da maneira correta e que cada oportunidade seja aproveitada. Assim é um jeito de organizar as suas estratégias tendo em mente os objetivos da sua marca.

O que é um plano de marketing digital anual?

Em suma, o plano de marketing digital é um documento onde sua empresa irá reunir informações importantes para direcionar os trabalhos no que tange ao pocionamento online. Esse documento é um norteador para o time de marketing e vendas da sua empresa, para orientar para onde ir, como, qual rumo tomar e quanto tempo para atingir os objetivos desejados.

No plano de marketing digital anual, a sua empresa irá registrar os objetivos e as estratégias que serão aplicadas durante um período determinado, neste caso, durante um ano.

Quais os benefícios em ter um plano de marketing digital anual?

Como em qualquer setor da sua empresa, no marketing digital o planejamento é fundamental, e um com plano pode trazer muitos benefícios para suas campanhas digitais, além de otimizar as atividades da equipe de marketing e vendas.

Para que você conheça alguns destes benefícios, a seguir vamos lhe apresentar os principais. Confira:

  • Metas e objetivos claros para um determinado período;
  • Ações e tarefas específicas para o alcance das metas;
  • Clareza nos números necessários para cada etapa do funil de vendas, como estratégias de Inbound Marketing, visitantes, leads etnre outros;
  • Ter uma visão clara da concorrência e do posicioanmento atual da marca;
  • Valores de investimentos em marketing digital claros e detalhados;
  • Mapeamento de todo o processo de marketing digital e mensuração dos resultados;

No entanto, para que o seu plano de marketing seja capaz de proporcionar esses benefícios, é preciso desenvolvê-lo corretamente. Isso envolve se preocupar com a qualidade de cada uma de suas etapas. Quer ajuda nisso? Veja, a seguir, os 6 passos fundamentais para montar um plano de marketing digital anual!

Conversa entre duas pessoas, uma está fazendo um gesto.
Para montar um bom plano de marketing coletar informações é fundamental.

1. Busque informações do mercado

A criação de um plano de marketing digital anual não deve ser voltada apenas para dentro da sua marca. Mas também considerar o que acontece ao redor dela.

Leve em conta as movimentações e tendências do mercado para detectar padrões que possam indicar rumos possíveis a serem seguidos. Também é essencial ficar de olho no que os seus concorrentes estão fazendo.

Sendo assim o primeiro passo é estudar o mercado, o comportamento dos consumidores, seus concorrentes, potenciais forças e fraquezas do seu negócio. Uma ferramenta muito útil neste sentido é a Matriz SWOT, que ajuda a mapear as oportunidades e ameaças para o seu negócio.

Se quiser saber mais confira também: Entenda como fazer uma análise SWOT para o seu negócio.

2. Especifique o seu público-alvo

Um plano de marketing digital anual deve ser direcionado a uma ou mais faixas de audiência. E essas pessoas precisam ter seus perfis especificados em seu planejamento para que as suas ações sejam capazes de gerar identificação.

Experimente realizar uma pesquisa junto ao público que você já tem para entender as variações de perfis da sua audiência e, assim, direcionar suas ações a grupos específicos.

3. Estabeleça objetivos concretos

Não se limite a querer apenas “vender mais”. Para que o seu plano de marketing digital anual seja bem-sucedido, defina metas concretas e mensuráveis, como “aumentar as vendas do setor de eletrônicos em 25%”. Viu só a diferença?

Esse ponto também se refere à importância de ter indicadores capazes de apontar o seu sucesso. Portanto nesse caso, a métrica é o número de vendas de determinado departamento.

4. Considere seus canais de atuação

Um dos principais atrativos do marketing digital é poder contar com uma série de canais diferentes para a sua atuação, como redes sociais, e-mail marketing, resultados do Google, entre outros.

Portanto, parte do seu planejamento deve destacar os meios em que suas ações de marketing serão realizadas e os tipos de conteúdo veiculados nelas.

5. Planeje ações estratégicas

Um plano de marketing digital anual não está completo sem que as ações promocionais estejam planejadas e descritas. Sendo assim, é nesse momento que vamos elencar os canais que serão utilizados em nossa estratégia, e como serão explorados.

Por exemplo, serão criar campanhas de e-mail? Quais os conteúdos serão trabalhados? Quais redes sociais serão utilizadas, em que periodicidade? Serão utilizadas mídias pagas? Entre outras questões que precisam ser consideradas nesta etapa do trabalho.

Então leve em consideração o público-alvo, os seus objetivos e os canais que a sua marca tem à disposição e desenvolva as ações que são capazes de amarrar todas essas pontas.

6. Documente seu plano

Depois de criar o seu plano de marketing digital anual, é muito importante que você não o descarte ou perca-o. Ele deve ser muito bem documentado para que seja acessível no futuro, quando você elaborar seus próximos planejamentos e precisar das informações contidas nele.

7. Mensure seus resultados

Uma das questões mais importantes de se ter um plano de marketing digital anual é ter as informações documentadas e os resultados medidos adequadamente. Desta forma é possível mensurar os resultados alcançados e avaliar as estratégias que foram mais acertivas para a sua campanha.

Um bom plano de marketing digital pode agregar muito valor a sua marca.

Assim ao seguir cada um desses passos, você terá em mãos um plano de marketing digital anual completo para agregar valor à atuação da sua marca. Lembre-se de manter o radar ligado para captar referências estratégicas para enriquecer as suas ações e acompanhar os seus resultados a fim de se certificar da eficácia das suas ideias.

Enfim, quer ficar por dentro de mais dicas estratégicas como essas? Então basta seguir os nossos perfis no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!

Imagem: Conversa, plano de marketing.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017