Como montar um plano de marketing digital anual? Confira 6 dicas

As ações da sua marca precisam ser estratégicas para gerar os retornos que você deseja. Então, você precisa de um bom plano de marketing digital anual.

As ações da sua marca precisam ser altamente estratégicas para gerar os retornos que você deseja. Então, você precisa de um bom plano de marketing digital anual.

Elaborar e seguir um plano de marketing digital anual garante que as ações certas sejam aplicadas da maneira correta e que cada oportunidade seja aproveitada. Assim é um jeito de organizar as suas estratégias tendo em mente os objetivos da sua marca.

No entanto, para que o seu plano de marketing seja capaz de proporcionar esses benefícios, é preciso desenvolvê-lo corretamente. Isso envolve se preocupar com a qualidade de cada uma de suas etapas. Quer ajuda nisso? Veja, a seguir, os 6 passos fundamentais para montar um plano de marketing digital anual!

Conversa entre duas pessoas, uma está fazendo um gesto.

1. Busque informações do mercado

A criação de um plano de marketing digital anual não deve ser voltada apenas para dentro da sua marca. Mas também considerar o que acontece ao redor dela.

Leve em conta as movimentações e tendências do mercado para detectar padrões que possam indicar rumos possíveis a serem seguidos. Também é essencial ficar de olho no que os seus concorrentes estão fazendo.

2. Especifique o seu público-alvo

Um plano de marketing digital anual deve ser direcionado a uma ou mais faixas de audiência. E essas pessoas precisam ter seus perfis especificados em seu planejamento para que as suas ações sejam capazes de gerar identificação.

Experimente realizar uma pesquisa junto ao público que você já tem para entender as variações de perfis da sua audiência e, assim, direcionar suas ações a grupos específicos.

3. Estabeleça objetivos concretos

Não se limite a querer apenas “vender mais”. Para que o seu plano de marketing digital anual seja bem-sucedido, defina metas concretas e mensuráveis, como “aumentar as vendas do setor de eletrônicos em 25%”. Viu só a diferença?

Esse ponto também se refere à importância de ter indicadores capazes de apontar o seu sucesso. Portanto nesse caso, a métrica é o número de vendas de determinado departamento.

4. Considere seus canais de atuação

Um dos principais atrativos do marketing digital é poder contar com uma série de canais diferentes para a sua atuação, como redes sociais, e-mail marketing, resultados do Google, entre outros.

Portanto, parte do seu planejamento deve destacar os meios em que suas ações de marketing serão realizadas e os tipos de conteúdo veiculados nelas.

5. Planeje ações estratégicas

Um plano de marketing digital anual não está completo sem que as ações promocionais estejam planejadas e descritas.

Então leve em consideração o público-alvo, os seus objetivos e os canais que a sua marca tem à disposição e desenvolva as ações que são capazes de amarrar todas essas pontas.

6. Documente seu plano

Depois de criar o seu plano de marketing digital anual, é muito importante que você não o descarte ou perca-o. Ele deve ser muito bem documentado para que seja acessível no futuro, quando você elaborar seus próximos planejamentos e precisar das informações contidas nele.

Ao seguir cada um desses passos, você terá em mãos um plano de marketing digital anual completo para agregar valor à atuação da sua marca. Lembre-se de manter o radar ligado para captar referências estratégicas para enriquecer as suas ações e acompanhar os seus resultados a fim de se certificar da eficácia das suas ideias.

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Imagem: Conversa.

Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 27 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
Fundador da LinkWell em 1992
Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017