5 dicas para seu negócio em época de pandemia

Como reflexo ocasionado pelo Covid-19, é sentido em todo o mundo. Mas é possível minimizar os impactos da pandemia em seu negócio.

O reflexo da crise ocasionada pela pandemia do Covid-19, o novo coronavírus já é sentido pelas empresas em todo o mundo. Mas é possível minimizar os impactos em seu negócio com ajuda do marketing digital.

Todos estamos vivendo um momento único com a pandemia do coronavírus. Muitos estados brasileiros aderiram ao isolamento social, com fechamento de diversos segmentos econômicos como medida preventiva a nova doença. Como efeito, muitas empresas estão sentido os efeitos da recessão causados por esse problema.

No entanto, independentemente de quem está certo ou errado neste contexto, a realidade é que essa situação vem afetando os negócios em todo o mundo. E muitas empresas, podem quebrar caso não visualizem métodos alternativos para manter seus negócios.

Assim, o marketing digital que já era importante para todos os segmentos de mercado. Nesta época torna-se vital para ajudar na manutenção de muitos negócios.

Confira as dicas para ajudar seu negócio durante a pandemia!

Primeiramente, o nosso objetivo aqui não é chorar pelo leite derramado, em apontar culpados. Mas sim avaliar oportunidades para ajudar o seu negócio a enfrentar essa crise da melhor maneira possível. Então vem comigo e confira nossas dicas!

Jovem em frente a um quadro com números e um indicador de crescimento.
Investir em marketing digital pode salvar sua empresa durante a pandemia.

1 – Invista em marketing digital

Embora muitas empresas já tivessem a cultura de investir em marketing digital, neste momento de restrições mercadológicas, ele é fundamental para auxiliar na manutenção dos negócios em todos os segmentos.

Se você já investia nesta metodologia, agora é a hora de reforçar suas estratégias. É comum em momentos de crise que as empresas cortem os investimentos em marketing. Não caia neste erro, uma boa estratégia de marketing pode salvar o seu negócio, neste momento difícil.

Se sua empresa ainda não está online, este é o momento ideal para repensar esse posicionamento. Aproveite para criar ou melhorar suas redes sociais, criar conteúdos relevantes que possam ser consumidos pelos seus clientes, e talvez investir em um site.

2 – Faça um planejamento de Home Office

O Home Office já vem ganhando espaço no mercado a algum tempo. Porém muitas empresas ainda tem receio de trabalhar com essa metodologia. Mas essa é uma tendência que certamente vai se manter após a pandemia. A verdade é que quando bem organizado e com um planejamento eficiente é possível que o Home Office funcione, tão bem quanto o trabalho presencial.

Veja por exemplo, se você tem um loja física, e está impedido de abrir as portas em virtude do isolamento social. Você pode criar um planejamento de metas de vendas diárias ou semanais para os vendedores trabalharem de casa, pelas redes sociais e televendas. Os resultados podem ser surpreendentes.

3 – Invista em Canais de Auto atendimento

Outra tendência forte do marketing digital é a automatização dos canais de atendimento. É certo que nem todas as empresas tem condições financeiras de investir neste mecanismo. Mas se sua empresa já tem um site bem estruturado, investir no auto atendimento pode diminuir os problemas com dúvidas e esclarecimentos aos seus clientes.

Caso você esteja iniciando agora nos atendimentos online, você pode começar com ferramentas simples, mesmo através das redes sociais, para que sua empresa não seja esquecida durante este período.

Se ficou interessado aproveite para conferir também: Como melhorar o atendimento online para seus clientes.

4 – Invista no poder das redes sociais

Mesmo se sua empresa não tem um site, você pode utilizar os benefícios do marketing digital através das redes sociais. Você pode oferecer seus produtos online pelo facebook e pelo instagram por exemplo. Com o isolamento muitas pessoas estão optando por compras online, mesmo em localidades onde o comércio está liberado para o funcionamento.

Não tem experiência online, e está pensando em começar algumas estratégias digitais? Veja essas sugestões para iniciar neste processo:

  • Ofereça conteúdos relevantes para o seu público (artigos são ótimas opções)
  • Publique seus produtos e serviços nos stories;
  • Faça lives criativas, e ofereça algum benefício para o usuários. Por exemplo, o sorteio de algum produto.
  • Aproveite seus funcionários para trabalharem para a empresa. Solicite compartilhamentos de seus conteúdos.
Aproveite esse momento para reinventar o seu negócio.

5 – Aproveite todas as oportunidades disponíveis

Como já falamos é comum em momentos de crise, ocorrerem cortes nos investimentos em marketing. Mas o ideal é que você faça o contrário, e invista neste segmento neste momento. Ao invés de ficar de braços cruzados, porque não correr atrás do prejuízo?

Sabemos que não é uma tarefa fácil, mas em momentos de dificuldades, muitas oportunidades podem surgir. Se o seu negócio, necessita trabalhar de forma presencial, e se o seu segmento está impedido de exercer suas atividades neste momento, talvez seja uma boa oportunidade para buscar nossos serviços e produtos.

Por exemplo, se você tem um escola de inglês, e não pode atender seus alunos, uma alternativa seria disponibilizar um cursos online. Esse é o momento para se reinventar.

Para a maioria das empresas do setor do comércio, esse é um bom momento para investir em Delivery. Porque não levar sua mercadoria até a casa do clientes? Para isso o marketing digital é fundamental na sua estratégia.

Não desanime, a pandemia vai passar!

Por fim, por mais difícil que esse momento possa estar sendo para o seu negócio. Aproveite para reinventar a forma como você encherga o mercado em que está inserido. Isso tudo vai passar, e talvez você possa sair dessa pandemia ainda mais fortalecido.

Além disso, mesmo quando tudo voltar ao normal, o mercado já não será mais o mesmo que você conheceu. Os métodos de vendas e serviços online, autoatendimento e home office com certeza ganharão mais espaço no mercado, e sua empresa deverá se adaptar a essa nova realidade.

Está sentindo-se perdido? Então que tal buscar auxílio especializado? Uma boa agência de marketing digital pode estudar as necessidades do seu negócio e lhe oferecer alternativas fundamentais para que você possa enfrentar a crise, e sair ainda mais fortalecido no mercado.

Se quiser ajuda, nós estamos a disposição para lhe ajudar! Entre em contato conosco. E aproveite para seguir nossas redes sociais, Facebook, Instagram, Linkedin.

Imagens: Indicador, Mudança, Esperança.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017