Planejamento de Marketing: Guia Completo para elaborar o seu

Confira passo a passo tudo sobre como realizar um bom planejamento de marketing para não errar na sua estratégias de posicionamento.

Hoje em dia não é tão simples conseguir um bom posicionamento online, afinal são muitos fatores que fazem com que a concorrência seja acirrada e o mercado cada vez mais competitivo.  Assim um bom planejamento é fundamental para acertar nas estratégias.

Contudo, seguindo um passo a passo detalhado, é possível desenvolver um ótimo planejamento de marketing e garantir o sucesso de sua estratégia. Neste material vamos lhe apresentar como elaborar um plano de marketing. Então vem comigo e confira!

O que é um plano de marketing?

Em suma, o plano de marketing é um documento que possui todo o detalhamento das ações e tarefas que a equipe responsável deverá seguir para atingir os objetivos e a estratégia proposta para o evento.

Assim, são cronogramas com datas, preços, materiais demandados e a serem produzidos e todos os meios de comunicação e divulgação para o cumprimento das estratégias da sua empresa. É um documento essencial para que o trabalho seja realizado de forma coerente e eficaz. Alias, é claro, sem desperdício de tempo e recursos.

Notebook com planejamento de marketing.
O planejamento de marketing é um documento fundamental para o seu negócio.

Elaborando seu planejamento de marketing

Outrossim, o guia a seguir irá lhe auxiliar de forma muito simples e prática a desenvolver o seu planejamento de marketing. Documento essencial para que você possa organizar suas estratégias de marketing de forma consistentes e com eficiência.

1º PASSO – Definição da estratégia de marketing

Antes de iniciar a elaboração do plano de marketing, é necessário definir qual será a estratégia a ser seguida. Então, para lhe auxiliar nesse processo, você pode seguir os seguintes questionamentos:

  1. Qual será o foco da minha campanha?
  2. Que público desejo atrair?
  3. A periodicidade das ações, qual será?
  4. Quais ações serão executadas e quem será o responsável por cada uma delas?
  5. Que tipo de estratégias serão utilizadas?
  6. As ferramentas necessárias para o seu plano de marketing, quais são?
  7. Qual o tamanho da equipe para executar o planejamento?

Com base nessas informações iniciais você poderá analisar o que vai necessitar para o seu planejamento de marketing. Elas servirão de direcionamento em relação às estratégias de marketing, comunicação divulgação, por exemplo.

Com a sua estratégia definida, é só dar andamento ao seu planejamento, definindo os próximos passos conforme apresentaremos agora no nosso guia.

2º PASSO – Realizar análise do ambiente interno e externo

Para um bom planejamento de marketing, após a estratégia principal definida, é necessário conhecer o ambiente em que o evento irá ocorrer. Avaliar quais fatores internos e externos podem influenciar o resultado final.

Assim analise seu mercado, quem são seus concorrentes, e onde sua empresa está inserida neste contexto. Sendo assim, para lhe auxiliar você pode se fazer as seguintes perguntas:

  1. Quem são os principais concorrentes?
  2. Quais fatores externos podem causar algum tipo de influência no seu planejamento?
  3. Que fatores internos podem causar algum tipo de influência no seu planejamento?

Contudo, uma boa opção de ferramenta para analisar o ambiente é a Matriz SWOT que analisa todos os pontos necessários para os seu planejamento, e é muito utilizada por profissionais de marketing. Sendo que a ferramenta lhe auxilia a mensurar:

  • Forças: Quais os pontos positivos, seus diferenciais e atratividades.
  • Oportunidades: Quais aspectos podem ser focados que a concorrência ainda não utilizou.
  • Fraquezas: O que falta para se tornar uma marca mais forte.
  • Ameaças: O que pode atrapalhar o seu planejamento, aspectos negativos, influencias externas, concorrência, entre outros.

3º PASSO – Definindo a persona (Público alvo)

Todo bom planejamento de marketing precisa ter um persona bem definida, ou seja, é necessário conhecer o seu público alvo. A Persona é a pessoa ideal do seu planejamento. Que possui desejos e interesse na sua marca. É ela quem irá direcionar as suas ações.

Conhecendo quem é a sua persona, todos os textos, e-mails e materiais de divulgação devem seguir uma linguagem direcionada a este público. Por isso é importante pesquisar e conhecer muito bem o seu público para definir boas estratégias de marketing.

4º PASSO – Escolhendo os canais para divulgação

Outra grande preocupação durante a elaboração do plano de marketing e a correta escolha dos canais de comunicação e divulgação. Hoje em dia as redes sociais são muito utilizadas para esses meios, no entanto nem sempre elas são a melhor opção, ou podem ser trabalhadas como complemento de outros canais.

Além da escolha dos canais, é importante também definir quais serão os meios de comunicação utilizados, texto, vídeo, imagens. Impresso ou digital. E não esqueça de considerar a sua persona no momento da escolha, avalie se aquele formato é o ideal para atingir o seus público de forma eficiente.

5º PASSO – Planejamento e Orçamento

Depois de saber exatamente quem é o seu público alvo é hora de começar o planejamento propriamente dito. Primeiro deve-se enumerar as ações que serão realizadas, um plano de ação é bem-vindo nesse quesito. Definir claramente quem, como, quando e quanto vai custar cada atividade planejada.

O planejamento deve conter as ações necessárias para que você possa atingir seus objetivos e metas da organização do evento. Além disso, também serve para que você tenha um parâmetro do orçamento.

6º PASSO – Revisando o planejamento de marketing

Com o plano concluído, é importante revisar todos os tópico e analisar com critério se todas as ações estão de acordo com o seu orçamento e tempo para execução. Avalie também se tudo está em acordo com suas estratégias de marketing e direcionam a sua estratégia para o cumprimento de seus objetivos e metas. Após a revisão, o seu planejamento de marketing, já está pronto para ser colocado em prática.

7º PASSO – Analisando os resultados

Além de lhe auxiliar a mensurar seus resultados essa análise servirá de base para melhorias no plano de marketing futuro. Assim, você saberá exatamente quais os seus erros e acertos e onde precisa trabalhar com maior afinco para atingir em cheio sua estratégia.

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Imagens: Notebook, Engrenagens.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017