Podcasts: Como utilizá-los no seu marketing digital

Os Podcasts são uma febre na web, especialistas dizem inclusive que 2020 será o seu ano! Veja como utilizá-los na sua estratégia de marketing

Você prefere ler ou ouvir? Não é atoa que os Podcasts vem se tornando uma febre na web, os especialista dizem inclusive que 2020 será o seu ano!

microfone
2020 será o ano do Podcast

Com a rotina do dia a dia cada vez mais atribulada e cheia de compromissos, muitas pessoas não tem mais tempo para ler, estudar e se informar como antes. Mesmo as redes sociais estando ao alcance de um clique, as vezes não é possível tirar o tempo para buscar a informação.

Assim os podcasts ganharam força nos últimos anos, oferecendo uma alternativa atrativa para quem deseja se atualizar sobre assuntos diversos como política, cinema, futebol, marketing entre outros. Além disso, eles se tornaram uma grande tendência no Brasil em 2019 e vem com tudo para 2020.

A popularização principalmente de personalidade que produzem programas neste formato, e as apostas de empresas como a Spotify e o Google, marcam uma nova era do meio digital. É comum vermos grandes empresas encabeçadas por suas referências convidarem o público para ouvir um podcast.

Chegamos na era da Voz!

Mas como isso influencia a minha estratégia de marketing digital? Bom, a longo prazo não sabemos muito bem o impacto que o podcast terá no marketing digital. Mas a verdade é que quanto antes você se adaptar a essa tendência mais chances terá de sair na frente.

O que é um Podcast?

Talvez você já saiba muito bem, mas vamos reforçar. O Podcast é um arquivo de áudio transmitido via streaming, similar ao rádio. Porém com a vantagem de ser ouvido por demanda, ou seja, o usuário escolher quando e onde escutar. 

Geralmente os canais abordam um tema específico e apresentam conteúdos com uma determinada frequência. Isso com o intuito de construir uma audiência fixa, que se interesse por determinado assunto e que saiba quando será lançado o próximo áudio.

O grande diferencial dos Podcasts é que você pode ouvir do seu jeito. Você pode escolher o seu horário de folga, enquanto arruma sua casa ou lava o seu carro. Ou mesmo quando estiver sozinho e quiser uma voz para lhe fazer companhia. Ele veio para otimizar o tempo, oferecendo uma alternativa de informação mais rápida e facilitada.

Como criar um podcast para o seu negócio

Uma empresária trabalhando no planejamento em frente ao computador, com uma xícara de café
Como em toda estratégia de marketing, o planejamento é fundamental

Se essa é a bola da vez, com certeza você não vai querer ficar de fora, não é mesmo? Mas como criar um podcast para o seu negócio? Confira algumas dicas:

1 – Planejamento:

Como em toda boa estratégia, planejar com antecedência é fundamental. Veja se você tem condições de atender ao cronograma que está se propondo, por exemplo.

Além disso é fundamental para criar uma conexão entre os programas, com um roteiro coerente e atrativo ao público. Quem sabe deixar uma abertura, para abordar um determinado assunto em outro momento?

2 – Definição do público alvo:

É fundamental que você saiba exatamente que público deseja atingir com os seus programas. Afinal o objetivo é atrair uma audiência fiel, então esse é o principal fator a ser definido, pois irá interferir na produção dos seus áudios.

Por exemplo, se você vai produzir conteúdos voltados para a área médica, a sua linguagem não pode ser a mesma que você usaria se fosse se comunicar com um grupo de adolescentes. Por isso, o tom da comunicação e a linguagem utilizada é essencial.

3 – Formato:

Embora o formato em geral seja o áudio, você pode variar a forma de apresentação do seu conteúdo. Por exemplo, através de entrevistas com especialistas, somente informativo, recital, e afins.

Da mesma forma, escolher o roteiro com cautela é vital. Assim como você se organiza para escrever um texto, você precisa se preparar para o seu podcast. E mais, neste caso ainda precisa cuidar do tom de voz, entonação e outras variáveis que podem fazer toda a diferença.

4 – Conteúdo:

Outro fator importante é o conteúdo que será abordado. Ele deve resolver um problema do seu ouvinte. Além disso, você precisa definir a periodicidade e a duração de cada programa.

Direcionar seus áudios para a solução de um problema do ouvinte é uma boa estratégia para mantê-lo cativo.

5 – Gravação:

Neste quesito a qualidade é fundamental! Então pense bem onde o seu podcast será gravado e com qual equipamento. Hoje em dia é fácil conseguir equipamentos de qualidade, até mesmo pelo celular, mas é necessário pensar no local, nos ruídos e outras interferências que podem surgir.

E por fim, não esqueça da divulgação do seu conteúdo. São diversas plataformas diferentes onde você pode hospedar o seu podcast, como: Libsyn, SoundCloud, Google, Spotfy entre outras.

Como os podcasts podem auxiliar na minha estratégia de marketing?

Uma mesa com uma vitrola, um fone de ouvido e um notebook
Adicione um CTA ao seu podcast

Em primeiro lugar um bom programa de podcasts pode trazer mais pessoas para dentro do seu site. Da mesma forma que o seu conteúdo escrito atrai leads, o arquivo de áudio também.

Além disso, ajuda sua empresa a se tornar uma referência no assunto abordado. Sendo que, a voz tem um impacto muito mais significativo que o texto, já que você pode trabalhar a entonação e a influência sobre o ouvinte.

Uma dica bacana é inserir um CTA no seu áudio. Ou seja, você convida o seu ouvinte para realizar uma ação, como por exemplo, baixe nosso e-book, ou curta nossas redes sociais.

Os podcasts surgiram para melhorar a dinâmica do dia a dia, e dar mais tempo para as pessoas. Veja por exemplo, em grandes cidades onde o trânsito é caótico. É uma excelente forma de aproveitar esse tempo que seria perdido.

Assim, seja a fonte de informação dos seus clientes, e ganhe ainda mais notoriedade na sua área de atuação.

Mas não se desespere! Você não é obrigado a aderir a essa tendência. Antes de ficar preocupado com essa ferramenta, faça uma consulta com uma agência especializada e veja se o podcast é viável para o seu negócio. Além disso, você também precisa analisar o seu orçamento. Às vezes uma boa estratégia de marketing de conteúdo é uma opção mais saudável.

Mas se gostou da ideia e quer saber mais, entre em contato conosco. Estaremos a disposição para lhe auxiliar e esclarecer suas dúvidas.

Microfone, Planejamento

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017