Saiba como transformar seu site em uma máquina de vendas

O mercado no ambiente digital é tão concorrido, ou ainda mais que o  mercado fora dele. Sendo assim, para ter sucesso online, você precisa criar páginas que sejam realmente atrativas e funcionais e que estimulem as vendas pelo site.

Muita gente ignora esse conselho e, como resultado, não consegue alcançar resultados expressivos, passando a acreditar que o meio digital não oferece retornos. Mas saiba que utilizando bons sites, através de  ferramenta de conversão em vendas, você pode sim ter sucesso. Basta ficar atento a alguns fatores importantes.

Quer ter sucesso no e-commerce? Então confira a partir de agora como transformar o seu site em uma máquina de vendas!

Como ter sucesso no E-commerce?
Como ter sucesso no E-commerce?

Planeje o design das páginas do site

Quando o usuário entra no seu site, você tem poucos segundos para convencê-lo a continuar nele. O design tem papel fundamental nesse sentido, pois reúne uma série de técnicas visuais e auditivas para atrair e manter a atenção do visitante.

Cores suaves, layouts responsivos e bem organizados, funcionalidades úteis, intuitividade, navegação facilitada e o posicionamento correto dos conteúdos nas páginas fará toda a diferença na formação de uma página com design limpo e simplificado — o que tornará a estadia nela algo prazeroso.

Você já acessou um site, lento e com páginas cansativas de acompanhar? Se a sua resposta foi afirmativa, então você sabe o quanto a experiência é importante para o sucesso de um domínio. Quanto melhor for a experiência do usuário no site, melhor será o retorno.

Trabalhe estratégias de conteúdo

Oferecer conteúdos úteis e relevantes é fundamental para aumentar o poder de atração e conversão do seu site. Trabalhe diferentes mídias — textos, vídeos, infográficos e imagens — e entregue informações instrutivas e que ajudem o seu público-alvo a reconhecer um problema que sofre, bem como a solucioná-lo por meio dos produtos e serviços que vendem.

Na estratégia de conteúdo, quanto maior for o alinhamento das informações passadas com as necessidades dos usuários, maior será a relevância do material.

Além disso, através de conteúdos relevantes e bem elaborados, você ganha autoridade no assunto e torna a sua empresa uma referência. Em contrapartida, conquista a confiança das pessoas e aumenta o número de vendas realizadas.

Ofereça canais de atendimento

Um site bem montado precisa oferecer mais do que um meio para o cliente entrar em contato. A comunicação omnichannel não é mais uma tendência, mas uma obrigação — considerando que cada pessoa tem suas próprias preferências de atendimento.

Então, ofereça vários canais para isso e tente manter o padrão em cada um para não perder a qualidade dos serviços prestados. Disponibilize números de telefone, SMS, chat online, e-mail, redes sociais e o que mais for relevante para o perfil do seu cliente.

No entanto, lembre-se de garantir que o cliente seja atendido sempre que entrar em contato com a empresa. A pior coisa que pode acontecer é o retorno não chegar, ou demorar muito, gerando transtorno e desconfiança.

Trabalhe o SEO

O SEO (Search Engine Optimization) representa um conjunto de técnicas adotadas para a configuração das suas páginas na internet. Linkagens internas e externas, palavras-chave adicionadas, conteúdos originais e alinhados com o negócio e outras táticas são utilizadas para tornar o seu site mais bem posicionado nos sites de busca — como o Google, por exemplo. Isso aumenta a encontrabilidade dele na web.

Invista em publicidade

Invista em publicidade

Além do SEO, invista em publicidade paga para aumentar a visibilidade do seu site na internet e alcançar um número de acessos muito maiores do que só através das visitas orgânicas. Essa é uma forma de posicionar o seu negócio rapidamente no topo das buscas, ter um aumento expressivo de visualizações e melhorar o ranqueamento dele pelo Google.

Embora o marketing de conteúdo seja muito eficiente, algumas plataformas fazem determinados bloqueios para os anúncios orgânicos, ou seja, não pagos. No Facebook por exemplo, uma postagem orgânica consegue atingir no máximo 4,5% de envolvimento, isso porque a intenção é gerar retorno.

Então, planeje campanhas no Google Adwords nos formatos rede de display e rede de pesquisa para ter presença garantida no Youtube e também nas páginas de busca. Além disso, divulgue o site no Facebook AdsLinkedIn Ads. Os locais onde deve investir dependerão da presença massiva do seu público-alvo.

Faça uso da prova social

Sabe quando alguém compra um produto em uma loja e deixa um comentário na página da empresa? Pois bem, essa é uma prova social, que é muito importante para auxiliar você a ser tornar uma referência no ramo de atuação.

Aproveite boas vendas e clientes especiais, e solicite que faça um depoimento sobre a experiência de venda, o atendimentos, os serviços, em fim qualquer coisa que seja positiva em relação a sua empresa. Isso também atrai novos clientes, já que alguém está recomendando o seu produto.

Oriente o seu cliente para a ação

Como já falamos anteriormente, um site precisa ter informações claras e um design bem elaborado. Além disso, outra estratégia que não pode faltar é que chamamos de Chamada para ação (Call-to-action). Em suma é você orientar o navegador a qual caminho tomar, ou seja, indicar o próximo passo.

Aqui exitem várias opções que você pode oferecer para o cliente, convidá-lo para ler algum conteúdo, baixar um e-book, solicitar um orçamento, ou mesmo finalizar uma compra. Muitas vezes os clientes não sabem o que fazer, por isso precisamos direcioná-los dentro da página.

Conte com apoio especializado

As dicas apresentadas até aqui são só algumas das mais importantes. Aplicá-las sozinho é possível, mas vai demandar tempo e um amplo conhecimento na área. Se não tiver experiência, pode colocar tudo a perder e até prejudicar o negócio.

Então, para não errar, o ideal é que entregue essa função para uma agência especializada em criação de sites e marketing digital. Dessa forma, terá resultados melhores e mais rápidos.

Afinal, ter sucesso no e-commerce não é fácil, mas com ajuda especializada e bons profissionais cuidando do seu posicionamento online, sua empresa pode chegar muito longe. Com as estratégias certas, não tem erro! As vendas pelo site vão começar a crescer e logo o seu negócio se destacará entre os mais fortes do segmento.

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Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 27 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
Fundador da LinkWell em 1992
Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017