Site responsivo: Veja a importância para a sua estratégia de marketing

Site responsivo
PrimSite Responsivo

Primeiramente, preciso dizer que é difícil encontrar alguém que não tenha o costume de usar o Smartphone para acessar a internet várias vezes ao dia. Mas nem toda empresa se preocupa em ter um site responsivo, ou seja, que proporcione uma boa navegabilidade em qualquer aparelho.

Em resumo, um site responsivo, é aquele que se adapta a qualquer modelo de tela e resolução. Sendo que, identifica a largura de cada dispositivo e adapta o conteúdo apresentado para que se enquadre perfeitamente neste espaço.

Além disso, o site responsivo, também analisa as imagens e fontes utilizadas , afim de adaptá-las para o aparelho em que estão sendo visualizadas. Melhorando a experiência do usuário.

Parece simples não é? No entanto, ainda é bastante comum ver sites que não estão adaptados para funcionarem corretamente ao serem abertos nesse tipo de aparelho. Sendo incapazes de funcionar, ou apresentar as informações de forma eficiente, sendo que, acabam proporcionando uma experiência ruim ao usuário.

Será, esse o caso da sua empresa? Ficou com dúvida, então, você precisa resolver esse problema urgentemente e passar a contar com um site responsivo. Continue comigo e veja alguns benefícios que essa mudança pode trazer para o seu negócio.

Benefícios para sua empresa em ter um site responsivo

Benefícios de um site responsivo
Benefícios de um site responsivo

Somente pelo que já falamos até aqui, fica claro que um site responsivo é a melhor alternativa para sua empresa. No entanto, existem diversos benefícios adicionais em se trabalhar com esse modelo.

O principal deles, talvez seja, o potencial de crescimento que sua companhia pode aproveitar ao conquistar uma parte significativa da audiência, que hoje você pode estar deixando de lado.

Ficou com dúvida? Não tem certeza que o seu site é responsivo?Então, veja a seguir os principais motivos para incluir um site responsivo na sua estratégia de marketing e acabar com as dúvidas de uma vez por todas:

1. Aumento nas suas vendas

Segundo pesquisas, 76% das pessoas usam o celular para acessar a internet enquanto outros 22% utilizam dispositivos como tablets. Se o seu conteúdo somente funciona adequadamente quando acessado de um computador tradicional, está na hora de se atualizar.

Nesse cenário, não faz sentido colocar barreiras no caminho de quem quer comprar de você, certo? Ao não trabalhar com um site responsivo, é como se você estivesse fazendo exatamente isso.

Pense em alguém que queira adquirir o seu produto ou serviço, mas prefere fazê-lo pelo celular. Se o seu site não estiver preparado para isso, dificilmente aquela pessoa vai lembrar e tentar novamente depois. Não coloque os seus resultados em risco.

2. Melhor experiência ao usuário

Com cada vez mais opções ao lidar com diversos serviços, o público está ficando seletivo em relação às escolhas que faz. Se você não tem um site responsivo, prejudicará a experiência desses usuários porque eles não vão conseguir realizar as tarefas que desejam usando o aparelho de preferência deles.

Deve sempre ser o seu objetivo preparar ao máximo o terreno para que seus visitantes tenham sucesso.

3. Menor taxa de rejeição

Já aconteceu de você tentar acessar uma notícia no seu Smartphone e não conseguir ler? Geralmente isso acontece porque o site que você está navegando não é responsivo.

Como já falamos anteriormente, o site responsivo melhora a experiência do usuário e em contrapartida, diminui a taxa de rejeição dos mesmos ao seus conteúdos. Afinal é muito chato não conseguir acessar uma informação quando se precisa dela, não é mesmo?

4. Destaque do site responsivo nos resultados do Google

Se você se preocupa com SEO e com a posição que o seu site ocupa na página de resultados do Google, precisa saber que o seu layout também influencia isso.

Recentemente, o buscador passou a penalizar páginas que não são responsivas. Afinal, não oferecem uma boa experiência ao usuário. O inverso também vale: você pode aproveitar um impulso no ranking ao ter um site responsivo.

Então, como é possível alavancar sua visibilidade com essa decisão, apresse-se.

6. Maior velocidade de carregamento das páginas em um site responsivo

Um dos itens considerados pelo Google para o ranqueamento das páginas é a velocidade do site. Assim sendo, esse tipo de site é mais leve, e portanto mais rápido que um site adaptado somente para computador, por exemplo.

Assim ao optar por um site responsivo, você aumenta velocidade das páginas, já que para rodar perfeitamente em um Smartphone, a velocidade de carregamento precisa ser maior. Em consequência, você mantem um número maior de usuários no seu site.

7. Mais compartilhamentos nas redes sociais

Pense comigo, se o seu site é rápido, intuitivo e de fácil navegabilidade, mais usuários vão querer acessar o seus conteúdos. Assim em contrapartida, você também favorece o compartilhamento das suas páginas nas redes sociais.

Afinal, um site responsivo, também melhora a experiência de leitura, por exemplo, de alguém que recebeu o conteúdo através do smartphone.

8. Layout preparado para o futuro

Site responsivo, com layout moderno
Site responsivo, com layout moderno

Fica difícil imaginar quais tipos de dispositivos serão populares daqui 5 ou 10 anos. No entanto, o seu site estará no caminho certo para ser compatível com eles se for responsivo.

Isso se deve ao fato de o layout ser adaptável, capaz de mudar dependendo das necessidades do aparelho em questão. Isso será decisivo para você não precisar gastar mais com reformulações no futuro.

Contudo, contar com um site responsivo já deixou de ser algo opcional para se tornar obrigatório. As pessoas querem realizar suas atividades online a partir do seu dispositivo de preferência e cada vez mais esse aparelho é móvel.

Se o seu conteúdo não está devidamente adaptado, você abre uma grande brecha para seus concorrentes tomarem seus clientes. Trabalhe com olhar voltado à inovação para sempre estar à frente.

Quer saber mais, confira também: Entenda o design do site que sua empresa deve focar para gerar mais resultados!

E se desejar conversar com nosso especialistas para saber como melhorar os eu site, além de, verificar as mudanças que precisam ser feitas para deixá-lo mais estratégico. Entre em contato conosco!

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017