6 ótimas dicas para escritórios de advocacia nas redes sociais

Não é novidade para ninguém que qualquer empresa que deseje se destacar hoje em dia precisa estar atento ao ambiente digital. As redes sociais, por exemplo, possuem uma audiência impressionante. Veja, o Facebook, conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos, segundo o último levantamento divulgado pela empresa.

Sendo assim, é inteligente que os escritórios de advocacia também se utilizem desta ferramenta para melhorar seu desempenho. No entanto, isso não se deve apenas ao fato de que grande parte dos potenciais clientes estão conectados nesses canais.

Mas principalmente, pelas funcionalidades que ajudam as empresas a faturar mais, como as métricas disponíveis que possibilitam a mensuração de resultados, além do seu alto poder de segmentação, que permite que as ações sejam mais direcionadas para o público-alvo.

Escritórios de advocacia nas redes sociais
Escritórios de advocacia nas redes sociais

Entretanto, para conseguir o retorno esperado é preciso dispor de estratégias eficientes, que estejam alinhadas ao perfil do seu público. Para lhe auxiliar, vamos mostrar a seguir, algumas ótimas dicas especialmente para escritórios de advocacia nas redes sociais.

Fique comigo e confira:

1. Conheça as limitações legais do marketing jurídico

Antes de começar uma estratégia de um escritórios de advocacia nas redes sociais, é necessário saber que o marketing jurídico tem algumas limitações. Essas por sua vez, são impostas pela Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e se referem à divulgação dos serviços, onde as redes sociais estão inclusas no regramento.

Isso tudo com o objetivo de preservar a dignidade e credibilidade dessas instituições, sendo uma forma de proteção da profissão. Portanto, antes de publicar qualquer coisa, é fundamental conhecer bem as limitações legais. Veja algumas delas:

  • Divulgar preços dos serviços;
  • Oferecer consultas grátis;
  • Utilizar imagens dos prédios de tribunais.
  • Promover serviços em eventos que não esteja relacionados a área jurídica;
  • Fazer uso de expressões comerciais (ligue já, venha conferir, entre outras);

Contudo, é preciso muito cautela para elaborar uma estratégia que seja eficiente para um escritório de advocacia nas redes sociais, sem ferir as regras da profissão. Sendo assim, é sempre importante buscar auxilio de profissionais para não comprometer a credibilidade da sua empresa.

2. Aposte em conteúdos relevantes

O conteúdo é, com certeza, um dos aspectos mais importantes de qualquer estratégia de marketing digital. Para isso, precisa ser relevante, ou seja, interessante e útil para o público que você deseja atrair como cliente.

Além disso, é necessário que ele esteja relacionado a sua área de atuação. Nesse caso, temas referentes ao dia a dia do seu escritório, mudanças e diretrizes jurídicas entre outros. Assim, você pode por exemplo, dar dicas, oferecer informações, esclarecer dúvidas.

Lembre-se que o direito pode ter assuntos bem técnicos. Por isso, é fundamental oferecer um conteúdo simplificado e explicativo para os usuários. Textos muito teóricos, com uma linguagem muito técnica podem afastar os leitores e dificultar suas ações na rede.

3. Diversifique o formato de apresentação dos conteúdos

Outra vantagem das redes sociais é a possibilidade de fazer publicações em vários formatos, que não somente o texto. Diversifique o conteúdo: poste vídeos, fotos, textos, etc.

Uma ferramenta que vem ganhando espaço nos últimos tempos, são os postcats. Que são arquivos digitais, transmitidos através da internet com o intuito de promover informações sobre um determinado tema. Eles podem ser uma excelente opção para abordar assuntos mais detalhados, e que exijam um pouco mais de atenção do público.

Além disso, é importante também fazer testes a fim de analisar qual tipo de formato mais atrai seus clientes. Faça diferentes publicações e depois verifique quantas visualizações têm apenas com texto, texto com imagens, vídeos, entre outras combinações.

4. Promova discussões online

Interagir com seu público é essencial para aumentar o engajamento das redes sociais e, consequentemente, aumentar o alcance. Promover discussões é uma boa forma de interagir com os usuários.

Você pode promover debates em lives abertas, por exemplo, convidar especialistas para falar sobre algum tema específico, e solicitar a interação do público, através de esclarecimento de dúvidas.

Você também, pode postar notícias (sempre citando a fonte) sobre alterações nas leis, que tenham relação com os clientes e potenciais clientes do seu escritório, e incentivar o debate sobre os novos regramentos. Vale também tirar as dúvidas mais comuns sobre as mudanças.

Lembre-se que a intenção é se tornar uma autoridade no seu segmento, então quanto mais informações relevantes você disponibilizar, maiores são suas chances de sucesso na rede.

5. Mensure os resultados

Mencionamos a pouco que é importante que você faça testes sobre qual tipo de formato mais atrai seu público, certo? Isso só é possível porque as redes sociais, geralmente, dispõem de uma série de informações de desempenho das suas ações.

Desse modo, é imprescindível avaliar os resultados não apenas das suas publicações, mas também de toda e qualquer campanha realizada nas redes sociais. Assim, você consegue saber quais estratégias estão obtendo resultados positivos e o que precisa mudar para alcançar um retorno mais efetivo!

6. Participe de eventos na área jurídica

Como já falamos, a intenção nas redes sociais é tornar sua empresa referência na sua área de atuação. Assim participar de eventos na área de advocacia é um excelente meio de mostrar autoridade.

Participe de Webnários e palestras sobre o tema. Mostre que você entende do assunto. Esses eventos podem ser um vitrine muito boa para apresentar seu potencial e atrair novos clientes para o seu escritório de advocacia.

Advocacia Online - Escritório de advocacia nas redes sociais
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Por fim, analise o que funciona, faça testes, utilize todos os recursos disponíveis a seu favor. Assim você ganha expertise e vai melhorando suas estratégias.

Não esqueça que você também pode contar com auxilio especializado para gerenciar suas redes sociais através de agências digitais. Assim, você foca naquilo que realmente é bom e deixa o marketing digital para os especialistas.

Se ficou interessado, confira também Agência Digital: Como escolher a melhor opção para o seu negócio e 4 Bons motivos para contratar uma agência de marketing digital. Saiba mais, sobre os benefícios de se contar com auxílio de profissionais.

Gostou das nossas dicas para escritórios de advocacia nas redes sociais? Temos diversos serviços de divulgação para aumentar a visibilidade do seu negócio. Venha nos conhecer!

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017