Como utilizar a inteligência artificial no marketing digital?

A Inteligência Artificial vem sendo uma das maiores contribuições para facilitar a nossa vida, especialmente no Marketing Digital.

A Inteligência Artificial vem se transformando em uma das maiores contribuições para facilitar a nossa vida, especialmente no Marketing Digital.

Quando ouvimos falar de inteligência artificial, é normal nos lembrarmos dos filmes de Hollywood, onde os robôs e as máquinas dominam o mundo, não é mesmo? Mas na realidade não é nada disso, trata-se de utilizar métodos mais tecnológicos que imitam a inteligência humana a fim de otimizar os nossos processos.

A tecnologia e a inovação, já se fazem presentes no nosso cotidiano, e cada vez com uma presença mais marcante. É um caminho sem volta, o que nos resta é aproveitar os benefícios desta nova realidade e implementar novas práticas de marketing digital com ajuda da inteligência artificial.

Mas pensando nisso, vem a dúvida. Como utilizar a inteligência artificial para melhorar ou otimizar as minhas estratégias de marketing digital? Não se preocupe, neste post vamos lhe mostrar tudo isso e muito mais. Vamos lá?!

O que é Inteligência Artificial?

Um robô escrevendo a palavra marketing

Embora seja um termo bastante complexo e envolva diversas áreas como ciências, tecnologia e mesmo o marketing. A Inteligência Artificial se refere a o uso de tecnologias que simulam a inteligência humana, através de equipamento e softwares, com o intuito de facilitar os processo para nós humanos.

Se pensarmos no marketing digital como conhecemos hoje, talvez a maior contribuição que essa tecnologia vem apresentando seja a automação dos processos de atendimento online. É perceptível que esses processos sofreram avanços significativos nos últimos anos, e hoje é difícil imaginar as grandes marcas sem o uso desse recurso.

Com certeza você já se deparou com alguns deles ao acessar o atendimento da sua operadora de celular, agência bancária ou mesmo grandes lojas do varejo que trabalham com atendimento online. Porém, a verdade é que mesmo com tantas inovações esses personagens fictícios, ainda apresentam muitas limitações, e estão longe de conseguir reproduzir a criatividade humano.

No entanto, muitos pesquisadores estão buscando novos métodos para que as inteligências artificiais fiquem cada vez mais parecidas com o raciocínio humano. Sendo que, neste contexto surgiu um novo conceito o Machine Learning.

O que é o Machine Learning?

Em suma o Machine Learning é a capacidade de uma máquina ou software aprender sem a necessidade da programação humana. Ou seja, é um trabalho para deixar esses mecanismos mais inteligentes e independentes.  Em geral, eles são programados para serem intuitivos e aprenderem com base em análise de dados. Sendo assim, a máquina identifica padrões e possa a fazer previsões de alta precisão, com base em suas análises.

Como isso funciona no marketing digital? Por exemplo, a inteligência artificial pode ser utilizada em lojas e e-commerce para, com base no perfil de milhares de usuários que compram e acessam o site, indicar opções de produtos que estejam alinhados ao seu perfil. Gerando mais leads para o site e consequentemente aumentando as vendas. Além disso, essa relação ainda ajuda na fidelização de clientes.

Como utilizar a inteligência artificial para melhorar minha estratégia de marketing digital?

Foto de várias pessoas com a mão envolda de uma bola representando a inteligencia artificial

Agora que você já entendeu e se familiarizou com os conceitos, chegou a hora da ação. Como utilizar essa poderosa tecnologia para melhorar nossos processos e estratégias de marketing digital? Veja como:

1 – Através dos chatbots

Como já falei anteriormente, é comum ao acessar determinados serviços nos depararmos com chats automatizados para o atendimento ao cliente. Eles são os chatbots, em geral utilizam a machine learning para personalizar os atendimentos das máquinas, de forma mais próxima ao atendimento humano.

É uma ótima estratégia de marketing digital, visto que nem sempre você poderá ter um atendente disponível para responder a questionamento ou auxiliar o cliente enquanto ele navega no site. Com o chatbots você pode oferecer atendimento em qualquer horário, e quanto melhor for a inteligência artificial utilizada, mas fácil será de obter bons resultados.

2 – Com o uso de sistemas de recomendação

Esses sistemas funcionam de forma muito prática, com base nas escolhas e perfis de usuários que acessam uma determinada página. Assim, o sistema faz recomendações de produtos, serviços e conteúdos. 

É mais ou menos como funciona o processo de indicação de conteúdos na Netflix. É claro que nem sempre a recomendação é precisa, mas o certo é que com a inteligência artificial é possível analisar hábitos de visualização e compras anteriores e sugerir itens que o usuário potencialmente irá gostar. O que em suma, talvez não fosse possível através da ação humana.

3 – Gerando conteúdo relevante com inteligência artificial

Embora a inteligência artificial ainda não possa produzir conteúdos do zero e substituir a qualificação humana, ela pode ser uma grande aliada neste momento. 

Como os mecanismos de análise de dados são muito avançados e permitem avaliar milhões de informações ao mesmo tempo, a inteligência artificial, pode sugerir temas, títulos e palavras-chaves que estejam alinhadas com o perfil da sua persona.

Em suma, esse processo ajuda a melhorar a qualidade e a segmentação do seu conteúdo. Além de otimizar o trabalho dos redatores e produtores de informações.

4 – Melhoria na qualificação de leads

Contudo que já falamos até aqui, fica claro que a qualificação de leads para o seu negócio vai melhorar significativamente. Afinal serão milhares de dados analisados e cruzados para chegar o mais próximo possível do perfil ideal do seu público.

Assim você atrai para a sua empresa potenciais clientes com um perfil muito mais qualificado para efetuar a compra, melhorar sua taxa de conversão e aumenta seus resultados.

Enfim, embora a inteligência artificial ainda esteja longe de substituir a humana, cada dia novas pesquisas a deixam mais próxima desta realidade. Se sua empresa quer sair na frente e se destacar, ela precisa considerar essa opção.

Porém, essa não é uma tecnologia barata, muitas vezes sua empresa pode não estar financeiramente preparada para esse investimento. Mas não se preocupe, você pode começar com passos menores. Como por exemplo, automatizando seu sistema de atendimento online.

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Imagens: chip, Mulher, Atendimento

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017