5 estratégias de marketing digital que toda empresa deve investir

Estratégias de marketing digital costuma ser fácil e gerar um ótimo retorno em curto e em longo prazo. São diversas ferramentas que visam melhorar.

Inserir uma empresa no ambiente online vai além de criar um site profissional. Embora esse seja um fator determinante, outras estratégias de marketing digital são indispensáveis para quem quer ganhar mais autoridade no segmento e novos clientes.

Investir nas estratégias de marketing digital costuma ser fácil e gerar um ótimo retorno — em curto e em longo prazo. São diversas ferramentas que visam, principalmente para e-commerces, aumentar o tráfego do site e gerar mais vendas.

Na visão dos clientes, a reputação que as empresas têm na internet é a garantia para fechar negócios ou, pelo menos, considerar os produtos antes de tomar uma decisão. Por isso, separamos aqui 5 estratégias de marketing digital que a sua empresa precisa investir. Veja!

Foto de uma tela mostrando em detalhe o ponteiro do mouse apontando para a palavra SEO e suas estratégias de marketing.

1. SEO

SEO (Seach Engine Optimization) ou Otimização para Motores de Busca é um conjunto de técnicas que permitem aos sites de busca, como o Google, colocar em ranking sites, blogs, perfis em redes sociais e outras páginas, de acordo com as palavras-chave procuradas. O objetivo é levar os usuários a fontes de autoridade que possam responder às suas dúvidas.

Por isso, as páginas mais alinhadas às técnicas de SEO aparecem nas primeiras posições no momento da busca. Trata-se da maneira mais fácil de ganhar tráfego orgânico para o site. São alguns exemplos: otimização do site para dispositivos móveis, uso de palavras-chave específicas de determinado segmento, linkagem interna e URL limpo.

2. E-mail marketing

O e-mail marketing é a utilização do e-mail para criar campanhas de marketing e nutrir o relacionamento com os clientes. O e-mail ainda é uma ferramenta poderosa para o marketing porque conta com algumas características específicas.

Primeiro, a segmentação do público: ou seja, os conteúdos enviados atendem a usuários realmente interessados. Segundo, a capacidade de aproximação: o usuário que recebe as mensagens forneceu seu próprio endereço de e-mail à empresa.

3. Remarketing

O remarketing é uma ferramenta do Google Adwords que identifica os visitantes do seu site e passa a publicar anúncios da sua empresa com mais frequência quando eles entram em sites que permitem anúncios do Google. É uma estratégia de marketing digital que visa aumentar as conversões.

Os usuários raramente realizam uma compra na primeira visita a um e-commerce, pois esse primeiro contato costuma ser a fase de pesquisa de um produto. Com o remarketing, aumenta-se a chance de o usuário voltar ao site e finalmente fazer uma compra.

Ilustração de várias telas. Notebook, monitor, smartphone.
Ampliando a sua presença virtual, sua empresa consegue aumentar o tráfego orgânico.

4. Social Media

O Social Media é o conjunto de redes sociais utilizadas no planejamento de marketing digital de uma empresa. Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e tantas outras redes contam com características específicas e, às vezes, são voltadas para públicos distintos.

O LinkedIn, por exemplo, diferente do Facebook e do Instagram, é uma rede social corporativa, que permite ao usuário construir uma teia de relações de negócio. As redes sociais seguem mudando, trazendo novos recursos e novidades para empreendedores. Por isso, ainda são ótimos meios de compartilhar conteúdos do blog, divulgar novidades e ouvir o público da empresa.

As estratégias de marketing digital provam que um site bem estruturado é apenas uma parte do conjunto de ações que uma empresa deve aplicar para ganhar credibilidade no ambiente online. Diante desse desafio, vale a pena contar com a ajuda de especialistas para desenvolver a identidade da sua marca e melhorar os relacionamentos com os seus clientes.

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Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 27 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
Fundador da LinkWell em 1992
Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017