O SEO local é uma estratégia de marketing digital que permite que mais pessoas encontrem uma marca por meio de uma simples busca no Google.

Para que seja possível se destacar no meio digital, as empresas podem fazer uso de uma série de iniciativas que são capazes de alavancar a sua própria visibilidade. Um exemplo disso é o SEO local.

Trabalhar com SEO não é apenas uma questão de configurar o seu conteúdo para emplacar relevância junto aos termos relacionados em sites de buscas. Esse trabalho também pode ser positivamente influenciado pela localização do seu negócio.

Esta é a ideia por trás do SEO local: trata-se de uma série de otimizações que podem ser feitas no seu conteúdo levando em conta buscas de pessoas que procuram pela sua empresa dentro do contexto geográfico. É a diferença de buscar por “lojas de sapatos” e “lojas de sapatos em Pinheiros”. Quer ficar por dentro do assunto? Continue a leitura do conteúdo!

Quais as vantagens do SEO local?

O principal benefício proporcionado pelo SEO local às empresas é poder aumentar a relevância delas em buscas relacionadas. Não será mais preciso disputar espaço com grandes nomes que nem são seus concorrentes diretos. Quem faz uma busca local quer soluções locais.

Outra vantagem fundamental do SEO local é que ele não é difícil de configurar. Na verdade, esse é mais um critério que você deve levar em conta ao otimizar o seu conteúdo como um todo. Em vez de pensar apenas em palavras-chave relacionadas a ideias, você também passa a orientar suas ações para locais específicos.

Por fim, é um recurso essencial para as suas vendas. Uma busca feita levando em conta o local tem mais chances de gerar conversões, já que o cliente costuma estar em um estágio mais avançado de consideração de compra. Ele quer realizar uma ação e, possivelmente, será comprar o seu produto ou serviço.

Além disso podemos citar também:

Uma mão segurando as letras S E O
O SEO local pode melhorar a visibilidade online da sua empresa.

Como fazer o SEO local?

Agora que você já conhece os benefícios de trabalhar com SEO local em seu negócio, o próximo passo é saber como implementar essa ideia da forma correta. Conheça, a seguir, as principais ações que você deve realizar para contar com as vantagens do SEO local.

1 – Conheça a sua audiência

O entendimento a respeito do perfil do seu público-alvo é fundamental para qualquer ação de marketing e ainda mais importante quando falamos de SEO local. É preciso entender o que as pessoas estão buscando e em qual contexto geográfico elas fazem isso.

2 – Use o Google Meu Negócio

O próprio Google tem uma plataforma dedicada a estabelecimentos físicos que é decisiva para o SEO local. Portanto ao criar uma conta no Google Meu Negócio, você pode reivindicar o seu local no sistema e controlar informações, como nome, endereço, telefone, horários de funcionamento, entre outras.

3 – Use palavras-chave locais

Uma parte muito importante de qualquer estratégia de SEO envolve a otimização voltada a palavras-chave. Isso também vale para o SEO local, com o diferencial de incluir um direcionamento focado em cidades ou bairros. Faça uma varredura no conteúdo do seu site e comece a usar mais termos que o localizem no espaço e, assim, apareçam em buscas relacionadas ao local.

4 – Otimize seu conteúdo continuamente

O seu trabalho com SEO local nunca termina, de fato. Ele precisa ser contínuo para sempre trazer bons resultados a você com o passar do tempo. Enquanto isso, você pode aplicar novas iniciativas baseadas em informações inéditas obtidas a respeito do seu público e, assim, alcançar resultados cada vez melhores.

5 – Tenha um site responsivo

Ter um site é uma das primeiras exigências que qualquer estratégia de SEO, desta forma, se você deseja estar bem ranqueado no SEO local tenha um site otimizado que seja responsivo para dispositivos mobile.

Lembre-se que é fundamental que os usuários tenham uma boa experiência ao acessar os seu site. Então invista em informações relevantes e que ofereça facilidades de acesso, além de ser fácil de acessar e intuitivo.

6 – Acompanhe seus resultados

Para que sua estratégia de SEO local seja eficiente você precisa acompanhar seus dados no Google Meu Negócio com bastante frequência. Lembre-se de atualizar suas informações sempre que houver a necessidade de alteração.

Sempre responda prontamente a comentários e questionamentos, afinal é a imagens da sua empresa que está sendo apresentada. Caso receba alguma reclamação ou queixa, tente resolver prontamente para ajudar a não prejudicar sua reputação online.

7. Faça parceria com blogs locais

É provável que hajam diversos blog relevantes em sua região e que tenham alguma relação com o seu negócio. Receber links destes blogs poderão ajudar a impulsionar o seu SEO local. Busque parcerias e utilize esse canal de tráfego para aumentar o volume de visitas ao seu site.

Enfim, trabalhar com SEO local é uma ótima forma de exibir o seu conteúdo para as pessoas certas, aquelas que estão nas proximidades da sua empresa ou que buscam uma solução nas imediações. Isso será decisivo para conquistar pessoas que estão dispostas a fechar negócio, aumentando expressivamente sua taxa de sucesso. Siga as dicas do artigo e experimente essa ideia em sua empresa.

Conte com uma estratégia completa para as necessidades da sua empresa. Entre em contato conosco por meio do site!

Imagens: SEO,

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