Entenda o design do site que sua empresa deve focar para gerar mais resultados

Já dizia Vinicius de Moraes que “beleza é fundamental”. Sem dúvida, quando a sua empresa resolve se colocar na web, você espera que o design do site seja bonito.

Já dizia Vinicius de Moraes que “beleza é fundamental”. Essa frase serve para todos os campos de atuação em nossa vida. Sendo assim, sem dúvida, quando a sua empresa resolve se colocar sua marca na web, você espera que o design do site seja bonito.

No entanto, quando se trata de design do seu site, com o intuito de que ele gere os resultados esperados, além de belo, ele precisa ser funcional. Por isso é fundamental que o seu site tenha com foco a usabilidade e a experiência do usuário online.

Conversa entre três pessoas, estão conversando sobre retenção de clientes.
Design é função, e não forma.

Pensando nisso, e em como você pode melhorar o seu site para oferecer a melhor experiência para os usuários, selecionamos para este post algumas dicas para que o seu site traga resultados positivos para a sua empresa.

Então, achou interessante? Se a resposta for afirmativa, continue lendo e confira, nossas dicas para deixar o seu site atraente e convidativo para o usurário.

Objetivos do site

O site será, provavelmente, o primeiro contato do seu potencial cliente com a sua empresa. Por isso, é importante proporcionar a ele uma boa experiência. Contudo, caso contrário, ele pode nem continuar a primeira visita, quanto mais voltar a acessá-lo.

Então, se temos o objetivo de atrair clientes, devemos trabalhar para isso, com um design agradável e funcional. Sendo assim, para reter o cliente e converter vendas, precisamos oferecer a ele um conteúdo relevante, apresentado de forma interessante.

A melhor forma de proporcionar tudo isso na experiência do usuário. Além de uma estética agradável, é lançando mão de um design responsivo e, principalmente, da usabilidade. Ficou com dúvida quanto a esses termos? Não se preocupe, veremos tudo isso, de forma mais detalhada adiante.

1. Usabilidade

A usabilidade pode ser entendida como a facilidade pela qual o usuário interage com determinada interface. No nosso caso específico, com o site da sua empresa.

Respeitados os seus requisitos, a usabilidade vai garantir que haja uma interação minimamente produtiva do visitante com o seu site. Demandando esforço mínimo e oferecendo a ele uma boa experiência.

Esse conceito é tão difundido que existe uma norma técnica de requisitos de qualidade, a ISO 9241. Que orienta, entre outros pontos, que um site deve apresentar o seguinte:

2. Simplicidade de aprendizado

Para que o usuário aproveite a visita ao seu site, é fundamental que o sistema, requira pouco ou nenhum treinamento para ser usado. Ou seja, é importante que o usuário saiba “se achar”.

Assim, o seu site não deve precisar de orientação para uso, apresentando um design intuitivo, e de fácil navegação. Se o layout for muito complexo e de difícil navegabilidade, as chances de o usuário abandonar o acesso são muito maiores.

Então, facilite a vida do usuário!

Design do site para facilitar a experiência do usuário.
Facilite a experiência do usurário!

3. Facilidade de memorização

Em suma, facilidade de memorização, significa que as páginas de navegação do seu site são intuitivas, sendo que o usuário consegue memorizar facilmente onde encontrar determinadas ferramentas e informações.

Em outras palavras, se o usuário já acesso alguma vez o seu site, e retornar um tempo depois, ele precisa ser capaz de encontrar as páginas facilmente e utilizá-lo sem problemas.

4. Garantia de produtividade

Hoje em dia, ninguém mais tem tempo a perder, não é mesmo? Assim o seu site precisa otimizar as ações dos usuários e tornar o processo simples e rápido.

Um site produtivo permite que o visitante faça rapidamente o que esperava fazer ali. Se o seu cliente queria adquirir um serviço no seu site, você deve garantir que ele faça isso com facilidade e rapidez.

5. Diminua a taxa de erros

O sistema não pode induzir o usuário ao erro e, caso ocorra algum equívoco, deve permitir a sua correção com facilidade. Além disso, páginas com erro de script, que travam, ou não rodam direito, debilitam a credibilidade do site e podem fazer com que os usuários abandonem a navegação.

6. Aumente da satisfação do usuário

O seu site precisa deixar o cliente confiante e seguro na sua utilização. Você sabia que um dos principais indicadores de satisfação do usuário ocorre quando você soluciona um problema para o mesmo? Então, tenha conteúdos e informações relevantes para que o usuário sinta que está recebendo algo ao visitar o seu site.

Em resumo, um site atende aos requisitos de usabilidade ao apresentar uma organização que facilite a experiência do usuário e um conteúdo que seja útil e traga com clareza o que a sua empresa pretende para os seus clientes.

Mobilidade

Não menos importante, ainda mais nos dias atuais, a mobilidade é outro requisito a ser cumprido para que o design do site gere mais resultados. Considerando que, em nosso país, quase 70% dos usuários de internet acessam a rede a partir de smartphones, é fundamental que o site da sua empresa seja responsivo.

Mas o que é isso? Site responsivo é aquele que adapta o seu conteúdo a qualquer tamanho de tela. Assim, se o cliente entrar em seu site pelo smartphone, terá assegurada a mesma experiência do acesso feito pelo computador, tendo a mobilidade garantida.

A boa notícia é que hoje nas principais ferramentas de marketing digital, é possível visualizar como os seu site está ficando nas mais variadas modalidades de acesso. O Facebook, por exemplo, se você criar um anúncio, poderá analisar como ele vai ficar na tela do Smartphone.

Em suma, o design do site, é muito mais do que beleza e identidade da marca. Ele deve ser planejado para otimizar a experiência do usuário. Pense que muitas vezes na web, menos é mais. Assim sendo, se a sua presença online obedecer a esses requisitos mínimos, com certeza sua empresa está no caminho certo para o sucesso.

E então? O que achou destas dicas? Será que o seu site está cumprindo com esses requisitos? Corre lá e dá uma conferida. Caso precise de auxílio, entre em contato que estaremos prontos para lhe receber.

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Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 27 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
Fundador da LinkWell em 1992
Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017