Descubra o que é e como fazer marketing de resultado

Fazer marketing de resultado significa implementar estratégias cujos retornos sejam mensuráveis de forma clara para que você consiga enxergar.

Com tanta disputa pela atenção do público, as empresas estão sempre em busca de novas formas para minimizar seus riscos e ter mais sucesso com suas estratégias. Um modelo bastante vantajoso foi desenvolvido na forma do marketing de resultado.

Fazer marketing de resultado significa implementar estratégias cujos retornos sejam mensuráveis de forma clara para que você consiga enxergar seu sucesso de maneira nítida. Essa medida envolve atuar apenas com ações que sejam comprovadamente eficazes.

Trata-se de uma ótima ideia para implementar em sua empresa, certo? Certamente, já foram realizadas várias ações que não trouxeram os resultados esperados ou nem eram fundamentadas em argumentos estratégicos. Está na hora de rever esse posicionamento.

Conheça, a seguir, os principais pontos necessários para fazer marketing de resultado!

Reunião entre várias pessoas, todas estão observando oque uma está falando.

Defina os objetivos

Para que seja possível fazer marketing de resultado, antes, é preciso definir o que é, de fato, resultado. Leve em consideração os objetivos da sua empresa e as metas que você quer alcançar. Tudo isso deverá nortear as suas decisões em diversos setores, inclusive no marketing.

Ao definir objetivos para a sua estratégia, certifique-se de ter indicadores-chave de desempenho, ou KPIs. Esses números são aqueles diretamente relacionados aos seus objetivos, ou seja, são capazes de mostrar o quão perto ou longe você conseguiu chegar deles.

Use os canais certos

Fazer marketing de resultados envolve tomar as decisões certas para que as suas iniciativas gerem os retornos esperados. Um dos pontos mais importantes relacionados a isso é a escolha dos canais em que as suas campanhas serão executadas.

Não se trata de escolher aqueles que melhor agradem ao seu gosto pessoal. Em vez disso, é preciso considerar onde o seu público-alvo está e as funcionalidades disponíveis nos canais considerados.

Produza um conteúdo estratégico

Se a publicidade tradicional ganha rejeição do público, a melhor forma de reconquistá-lo é com um conteúdo legitimamente interessante. Além disso, a sua empresa pode se consolidar como uma autoridade em seu segmento, podendo fazer uso dessa credibilidade para alcançar cada vez mais visibilidade.

Ao trabalhar com marketing de resultado, você precisa entender as necessidades do seu público e criar um conteúdo que seja valioso para essas pessoas. Dê a elas motivos incontestáveis para seguirem as suas publicações e buscarem se engajar com a sua marca.

Homem escrevendo em um quadro.

Faça segmentações inteligentes

A maioria das plataformas de mídia digital da atualidade permite que você segmente os seus anúncios para grupos altamente específicos de pessoas. Esse é um dos pontos fundamentais para fazer marketing de resultados, já que possibilita aumentar seus retornos ao se concentrar onde há mais chances de sucesso.

Algumas dessas plataformas têm opções bastante aprofundadas. O Facebook Ads é uma delas e permite que você combine dados demográficos com interesses ao segmentar seus anúncios. Sendo assim, você pode exibir sua publicidade para pessoas que acabaram de se casar e gostam de assistir a seriados, por exemplo.

O marketing de resultado não é apenas um nome bonito. É um compromisso por decisões estratégicas que são capazes de colocar a sua empresa em um caminho de mais sucesso. E não é algo definitivo — as suas estratégias precisam estar em plena renovação para sempre captarem novas oportunidades assim que surgirem.

Quer aprender mais sobre outras modalidades de sucesso? Entenda o que é marketing de produto e como realizá-lo.

Imagens: Reunião, quadro.

Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 27 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
Fundador da LinkWell em 1992
Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017