Está com dificuldades de alcançar os seus objetivos? Os resultados demoram a aparecer? Então está na hora de a sua empresa investir em marketing de resultado. Vem comigo e saiba como!

Com tanta disputa pela atenção do público, as empresas estão sempre em busca de novas formas para minimizar seus riscos e ter mais sucesso com suas estratégias. Um modelo bastante vantajoso foi desenvolvido na forma do marketing de resultado.

Fazer marketing de resultado significa implementar estratégias cujos retornos sejam mensuráveis de forma clara para que você consiga enxergar seu sucesso de maneira nítida. Essa medida envolve atuar apenas com ações que sejam comprovadamente eficazes.

Trata-se de uma ótima ideia para implementar em sua empresa, certo? Certamente, já foram realizadas várias ações que não trouxeram os resultados esperados ou nem eram fundamentadas em argumentos estratégicos. Está na hora de rever esse posicionamento.

Fases do Marketing de Resultados

O Marketing de Resultados, pode ser definido como o conjunto de estratégias voltadas para conversões. Sendo que neste contexto estão inclusas várias metodologias conhecidas, como o Inbound Marketing, SEO, nutrição de Leads e muitas outras ações.

No entanto, não é isso que o torna único, mas sim a maneira como ele é trabalhado, visto que neste caso o objetivo é obter resultados claros. O Marketing de Resultados pode ser entendido melhor se o dividirmos em 5 fases. Por isso, vamos lhe explicar cada uma delas. Confira:

1 – Atrair: É a hora de atrair visitantes para os seus canais de relacionamento. Aqui, você deve usar estratégias para fazer seu negócio aparecer para quem procura por problemas ou dúvidas que sua empresa possa responder.

2 – Converter: Esse é o momento de converter os visitantes em Leads. É nessa hora que você deve captar o contato e algumas informações deles, como o e-mail, o nome ou o tamanho da empresa em que trabalha.

3 – Relacionar: O objetivo é preparar os Leads para a venda, ou seja, despertar neles a vontade de comprar o seu produto. Para isso, é aconselhável criar um vínculo mais próximo com esses contatos e educá-los de forma que entendam que o seu produto ou serviço pode resolver os seus problemas.

4 – Vender: Chegou a hora de vender, sendo que, se você conduziu os Leads pelas fases anteriores, certamente o seu time de vendas terá menos trabalho para convertê-los.

5 – Analisar: É o momento de verificar os seus resultados, analisar as falhas do processo e melhorar sua estratégia. Assim você consegue ajustar os seus objetivos e ter melhores resultados.

Como elaborar um planejamento de marketing de resultados?

Além de conhecer as etapas do marketing de resultados, é necessário que você siga um planejamento adequado e pensado a finalidade de obter resultados. Por isso, seguir alguns passos é fundamental. Assim, conheça, a seguir, os principais pontos necessários para fazer o planejamento do seu marketing de resultado:

Foto de um chefe negro falando com seus funcionários sobre inbound marketing.
Ter objetivos claros é vital para obter resultados.

# Defina os objetivos

Para que seja possível fazer marketing de resultado, antes, é preciso definir o que é, de fato, resultado. Leve em consideração os objetivos da sua empresa e as metas que você quer alcançar. Tudo isso deverá nortear as suas decisões em diversos setores, inclusive no marketing.

Ao definir objetivos para a sua estratégia, certifique-se de ter indicadores-chave de desempenho, ou KPIs. Esses números são aqueles diretamente relacionados aos seus objetivos, ou seja, são capazes de mostrar o quão perto ou longe você conseguiu chegar deles.

# Use os canais certos

Fazer marketing de resultados envolve tomar as decisões certas para que as suas iniciativas gerem os retornos esperados. Um dos pontos mais importantes relacionados a isso é a escolha dos canais em que as suas campanhas serão executadas.

Não se trata de escolher aqueles que melhor agradem ao seu gosto pessoal. Em vez disso, é preciso considerar onde o seu público-alvo está e as funcionalidades disponíveis nos canais considerados.

# Produza um conteúdo estratégico

Se a publicidade tradicional ganha rejeição do público, a melhor forma de reconquistá-lo é com um conteúdo legitimamente interessante. Além disso, a sua empresa pode se consolidar como uma autoridade em seu segmento, podendo fazer uso dessa credibilidade para alcançar cada vez mais visibilidade.

Ao trabalhar com marketing de resultado, você precisa entender as necessidades do seu público e criar um conteúdo que seja valioso para essas pessoas. Dê a elas motivos incontestáveis para seguirem as suas publicações e buscarem se engajar com a sua marca.

# Faça segmentações inteligentes

A maioria das plataformas de mídia digital da atualidade permite que você segmente os seus anúncios para grupos altamente específicos de pessoas. Esse é um dos pontos fundamentais para fazer marketing de resultados, já que possibilita aumentar seus retornos ao se concentrar onde há mais chances de sucesso.

Algumas dessas plataformas têm opções bastante aprofundadas. O Facebook Ads é uma delas e permite que você combine dados demográficos com interesses ao segmentar seus anúncios. Sendo assim, você pode exibir sua publicidade para pessoas que acabaram de se casar e gostam de assistir a seriados, por exemplo.

# Monitore seus resultados em tempo real

Um dos maiores benefícios do marketing digital é a possibilidade de acompanhar seus resultados durante o curso das suas campanhas. Trata-se de uma peça fundamental para o funcionamento do marketing de resultados, já que as variações das suas métricas requerem atenção e reações estratégicas.

Sendo assim, fique de olho nos seus KPIs e na forma como evoluem ao longo da campanha. Caso perceba necessidade, faça os ajustes necessários para manter a estratégia no curso previsto.

Enfim, o marketing de resultado não é apenas uma nomenclatura diferente para suas ações de marketing. Mas sim, um compromisso por decisões estratégicas que são capazes de colocar a sua empresa em um caminho de mais sucesso.

Além disso, não é algo definitivo, proto e acabado. No marketing de resultados suas estratégias precisam estar em plena renovação para sempre captarem novas oportunidades assim que surgirem.

Gostou do nosso post? Quer aprender mais sobre outras modalidades de sucesso? Então não deixe de conferir também: O que é marketing de produto e como realizá-lo.

Imagens: Reunião, quadro.

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