Telegram: 5 motivos para utilizá-lo no seu negócio

O Telegram é um aplicativo de mensagens, parecido com o whatsApp, e o Facebook Messenger. Vem ganhando cada vez mais espaço no mercado.

O Telegram é um aplicativo de mensagens, parecido com o whatsApp, e o Facebook Messenger. Ele vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, muito disso em virtude da suas configurações de privacidade e seus avançados recursos.

Hoje em dia os meios de comunicação já não são mais os mesmo da época dos nossos pais, ou mesmo de quando éramos crianças. Quase ninguém mais possui telefone fixo, por exemplo, além disso, os aplicativos de mensagens estão cada vez mais estruturados, oferecendo uma opção gratuita para falar, escrever e ouvir.

O WhatsApp, se tornou uma febre mundial, é difícil hoje encontrar alguém que não possua o aplicativo, assim também ocorre com o Messenger, Viper e outros aplicativos similares. Embora ele ainda seja uma excelente ferramenta para empresas, as polêmicas envolvendo esses aplicativos e o vazamento de informações para o governo por exemplo, os tornaram vulneráveis.

Assim surge o Telegram, que é uma aplicativo de mensagens instantâneas, tal quais os citados anteriormente, porém que apresenta uma gama diferenciada de recursos que os diferencia dos demais, entre eles as configurações avançadas de privacidade, que garantem maior integridade ao seus conteúdos.

Assim, o Telegram vem se tornando uma ferramenta importante para o marketing digital. Se você ficou interessado, neste artigo vou lhe apresentar 7 dicas de como utilizar o Telegram no seu negócio, independente do seu nicho de mercado. Afinal você não precisa ter um site ou blog para utilizar essa ferramenta, e os resultados podem ser surpreendentes.

Smarphone com vários aplicativos, incluindo Telegram, WhatApp, Facebook
O Telegram é conectado a nuvem, e pode ser acessado de qualquer dispositivo que o usuário desejar

O que é o Telegram?

Como já falamos o Telegram é um aplicativo de mensagens instantâneas, no entanto que possui uma variedade muito maior de recursos, saindo assim na frente dos seus concorrentes, em especial do WhatsApp que hoje é o aplicativo mais utilizado no mundo.

Assim como os seus similares mais conhecidos, o aplicativo, envia mensagens de texto, videos, imagens e áudios. Contudo, a abrangência é muito maior, já que ele permite o envio de qualquer tipo de arquivo, desde que, até 1,5Gb cada. Além disso, o Telegram é conectado a nuvem, e pode ser acessado de qualquer dispositivo que o usuário desejar (notebook, tablet, Smartphone).

No que tange ao marketing, o grande diferencial do Telegram é a possibilidade de utilização de bots (robos), na automatização de algumas funções, o que é muito útil para o processo de vendas.

Veja também: Automatização no marketing. Confira a importância e a necessidade deste recurso em suas estratégias.

Não fosse o bastante, ainda é possível encontrar e instalar Bots padronizados em seu aplicativo. Como por exemplo, para pesquisas de Google, taxas de câmbio, conversão de arquivos entre outros. É uma mão na roda para quem deseja utilizar aplicativos de mensagens em seu negócio.

Recursos que tornam o Telegram diferenciado

Então, você já sabe que o grande diferencial do Telegram está em seus recursos, que podem ser muito úteis para o seu negócio. Vamos conhecer os mais importantes deles:

  • Histórico unificado: Edite suas mensagens após enviar, apague-as para que elas desapareçam para todos.
  • Disponibilidade entre plataformas: Acesse o Telegram de qualquer dispositivo.
  • Busca instantânea: É muito mais fácil localizar uma mensagem, basta filtrar para a busca ser mais rápida.
  • Configuração de notificações: Você pode configurar o aplicativo para enviar notificações somente quando for mencionado em alguma conversa.
  • Mensagens fixadas: Você pode fixar uma mensagem relevante no topo do chat.
  • Ferramentas de moderação e permissões específicas: Você pode incluir moderadores para um determinado grupo, e inclusive conceder permissões específicas para as postagens de seus integrantes.
  • Compartilhamento de arquivos: O Telegram permite o compartilhamento de todo tipo de arquivo, desde que não ultrapasse 1,5 Gb cada.
  • Grupos públicos: Você pode tornar um grupo público, assim qualquer pessoa pode ter acesso ao conteúdo publicado.

Como utilizar o Telegram no seu negócio

São muitos recursos úteis não é mesmo? Mas e como aplicá-los na minha empresa? Pensando nisso, confira nossas dicas de como utilizar o Telegram no marketing do seu negócio. Confira!

1 – Possibilidade de personalização

No Telegram você pode personalizar sua conta, como o nome da sua empresa, incluir um link do seu site e dados de contato, para que as pessoas possam localiza-la mais facilmente.

2 – Criação de Grupos

É possível criar grupos de até 200 mil usuários. O que torna o Telegram uma ferramenta poderosa em suas estratégias de marketing e vendas. Assim você pode enviar um mesma mensagem para um grupo bastante amplo de pessoas, o que geralmente não ocorre nos demais aplicativos de mensagens estantaneas.

3 –  Utilização de Bots no Telegram

Essa talvez seja uma das questões mais relevantes para o seu negócio. Uma vez que o Telegram utiliza de Bots para automatiza diversos processos dentro da plataforma. Como já falamos da importnância da automação, você pode compreender como isso pode fazer diferença para sua equipe e marketing e vendas.

Você pode por exemplo, integrar o seu Telegram ao Gmail, Evernote entre outras ferramentas. Inclusive conectá-lo a seus canais de atendimento online, como chat do seu blog. O que facilita em muito a agilidade dos atendimentos.

Robô
Você pode vincular sua conta do Telegram ao seu Chat de atendimento

4 – Buscas facilitadas e mais agilidade

O aplicativo realmente facilita sua vida no que diz respeito a buscas. Imagine buscar uma mensagem em meio a milhares de usuários? No Telegram essa busca pode ser realizado por filtros, por exemplo, buscando pelo autor, assim você agiliza e melhora sua busca.

Além disso, o aplicativo oferece um sistema de busca por vídeos muito interessante. Sendo que, para buscar um video do youtube, por exemplo, você não precisa nem mesmo abrir um nova aba, basta incluir @youtube e o nome do vídeo e ele faz a busca para você. Tudo em um mesmo lugar.

5  – Maior privacidade e segurança

Em 2019, o Telegram sofreu uma atualização, com o intuito de melhorar a privacidade do usuário. Com ela você consegue definir quem pode ou não ter acesso ao seu número. Desta forma, se você estiver num grupo, é possível bloquear essa informação para algumas pessoas, assim como sua foto ou quando você visualizou uma mensagem. Recursos esses que não existem nos concorrentes.

E então, o que achou da ideia de utilizar o Telegram para conversar com clientes e engajar com seu público? Está pronto para começar a utilizar o aplicativo em suas estratégias de marketing? Me conte nos comentários.

Imagens: Bots, Aplicativos.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017