WhatsApp para empresas: quais as vantagens e como utilizá-lo?

O WhatsApp, hoje, é um dos aplicativos de mensagem mais utilizados no mundo, com mais de 1,5 bilhão de usuários ativos em 180 países.

O WhatsApp para empresas, hoje, é um dos aplicativos de mensagem mais utilizados no mundo, com mais de 1,5 bilhão de usuários ativos em 180 países. Com esse cenário, um novo canal de relacionamento entre as marcas e seus públicos foi desenvolvido: o WhatsApp para empresas.

Ao criarem um ambiente de negócios via WhatsApp, as empresas têm a oportunidade de compartilhar diversas mensagens, como fotos, vídeos e documentos. Enquanto mantêm conversas personalizadas pela ferramenta. Se você está interessado em se familiarizar e conversar diretamente com seus clientes por meio do WhatsApp para empresas, acompanhe este post e descubra dicas infalíveis para engajar seu público e incrementar suas vendas. Boa leitura!

Homem sentado em um sofá segunrando a logo do WhatsApp

Dicas matadoras para engajar e fechar vendas no WhatsApp para empresas

Ofereça conteúdos relevantes

Seu público, com certeza, busca por informações relevantes e entregues no momento certo. Por isso, nada melhor e mais rápido do que uma mensagem no WhatsApp para falar de alguma atualização ou novidade — faça isso e note como as métricas de recebimento e leitura aumentam.

Por isso, dedique-se a um bom planejamento de conteúdo. Analise bem o seu público e a qual a mensagem que sua empresa deseja transmitir, para que o relacionamento se consolide, e sua organização torne-se a principal referência no momento de decisão de compra.

Evite enviar SPAM

Sim, SPAM não se refere somente ao e-mail. Esse acrônimo (Sending and Posting Advertisement in Mass) refere-se ao envio e à postagem de publicidade em massa. Por isso, embora o uso do WhatsApp para empresas possibilite a conexão com os seus clientes, não é uma boa prática o disparo de mensagens massivas.

Lembre-se de que o uso dessa ferramenta deve acontecer quando o cliente decide utilizá-la para relacionar-se com a sua empresa. Ou seja, evite utilizá-la como forma de atrair novos clientes.

Configure respostas rápidas

Ninguém gosta de esperar longas horas para receber a primeira resposta à sua mensagem. No entanto, devemos concordar que você, ou sua empresa, não estará disponível 24 horas e todos os dias da semana. O WhatsApp para empresas facilita sua vida nesse sentido.

Com as respostas automáticas que podem ser configuradas na ferramenta — mensagem de ausência, mensagem de saudação e as respostas rápidas —, sua empresa pode garantir maior produtividade, além de ter a possibilidade de responder imediatamente ao seu lead no primeiro contato, aumentando as chances de manter o relacionamento e qualificá-lo.

Segmente seu público

Se você deseja formar uma comunidade em torno da sua marca no WhatsApp, os grupos representam sua melhor aposta. Eles permitem que até 256 pessoas por grupo interajam com seus negócios e entre si. Aproveite o número limitado para criar campanhas para que seu público ingresse no grupo.

Lembre-se de que os grupos do WhatsApp também têm um potencial de marketing de conteúdo. Como o WhatsApp permite enviar links, imagens, vídeos, PDFs e muito mais. Você pode configurar um modelo de distribuição no estilo de boletim informativo no qual as pessoas se inscrevam para receber seus e-books, artigos de blog e vídeos mais recentes.

No entanto, aqui, vale uma observação importante: quem deve demonstrar o interesse em participar do grupo é seu lead. Portanto evite criar grupos por conta própria. Além de “manchar” a imagem da empresa, você pode acabar por ser bloqueado e não conseguir entregar novos conteúdos. Frustrando um relacionamento que estava se desenvolvendo.

Uma coisa é certa: à medida que o uso do WhatsApp para empresas continua a crescer, você pode esperar ver mais e mais marcas integrando o aplicativo em suas comunicações. Usar o WhatsApp Business é uma ótima decisão de negócios. Por ser um canal fundamental para manter o relacionamento e promover o aumento das suas vendas.

Agora que você já sabe mais sobre como utilizar o WhatsApp para empresas, que tal compartilhar este conteúdo com os seus amigos nas redes sociais? Assim, eles também ficarão por dentro do tema!

Imagens: mulheres, música,

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017