5 estratégias digitais para engajar os clientes com o marketing B2B

No marketing B2B, você terá, como público-alvo, clientes preocupados com o preço, a busca por novos consumidores e o potencial de lucro.

O marketing business-to-business (B2B) voltado para o digital é aquele que pensará em estratégias de vendas online direcionadas de uma empresa para outras empresas. Apesar de utilizar as mesmas bases de marketing digital de empresas business-to-consumer (B2C), as diferenças existem e precisam ser levadas em consideração no momento do planejamento.

No marketing B2B, você terá, como público-alvo, clientes preocupados com o preço, a busca por novos consumidores e o potencial de lucro. Enquanto, para os clientes do B2C, fatores emocionais, sociais, status e popularidade são mais importantes no processo de compra. Logo, ao aplicar estratégias digitais com o marketing B2B para engajar seus clientes, você deverá considerar as diferenças entre os dois modelos.

A seguir, apresentamos 5 estratégias digitais para ajudar a engajar seus clientes com o marketing B2B. Quer descobrir quais delas podem ser úteis para sua empresa? Confira!

1. Use o SEO

O Search Engine Optimization — em português, otimização de mecanismos de busca — é uma estratégia de marketing digital que aperfeiçoa blogs e páginas na web com o objetivo de mantê-los em boas posições nos rankings dos sites de busca.

Ao descobrir quais os principais termos-chave que gestores utilizam para buscar produtos e serviços para suas empresas, é possível inserir esses termos no seu site e em artigos do seu blog por meio do marketing de conteúdo B2B.

Essa é também uma importante estratégia de SEO que contribui para atrair um público especializado, além de ajudá-lo a tornar-se referência dentro da sua área de atuação.

2. Forneça materiais ricos para conversões de leads

Dentro do marketing de conteúdo B2B, é possível produzir diversos materiais importantes para o público, seja para aquele que está no topo, seja para aquele que está no meio, seja para aquele que está no fundo do funil da jornada de compra. No entanto, se você tem interesse naqueles que estão na última etapa e gostaria de transformá-los em leads, os materiais ricos são os mais indicados.

Eles devem ser mais aprofundados, pois são direcionados para um público com maior conhecimento sobre o tema. Além disso o já conhecido e-book, recomendamos a produção de guias completos, relatórios e infográficos para facilitar o engajamento.

3. Use pop-ups para aumentar as conversões

Se você pretende seguir as dicas acima, não deixe de utilizar pop-ups nas páginas do seu blog. Essas são boas ferramentas de marketing B2B para capturar a atenção do cliente e engajá-lo quando estiver visitando o seu site.

Nesses pop-ups, você pode oferecer materiais ricos, fazer um convite para a realização da inscrição na newsletter ou falar com algum consultor de vendas. O importante é captar o e-mail registrado e converter mais um lead.

4. Use chatbots

Uma forma prática de atender ao público em seu site é utilizando chatbots. Com um chat no canto da tela do site, em que um robô fornece as principais informações e tira dúvidas, seus clientes saberão que sua empresa está sempre disponível para atendimento.

Com os chatbots, você pode manter um atendimento 24 horas por dia, durante toda a semana. Essa é uma ferramenta mais econômica se comparada com chats ao vivo.

Outra sugestão é ter o chatbot como um início de atendimento e, depois, encaminhar o cliente para um atendente ou um consultor.

5. Esteja nas redes sociais

Apesar de fazerem mais sucesso com empresas B2C, as redes sociais também são importantes estratégias digitais para engajar clientes de empresas B2B. São nelas que, muitas vezes, os principais assuntos do setor são discutidos.

Além de ser um espaço útil para divulgar novidades da sua organização, você pode também engajar clientes e convertê-los em vendas. No entanto, lembre-se: o importante é estar apenas nas redes sociais em que seus clientes estão.

Sendo assim utilizando essas estratégias digitais, você terá clientes mais engajados, o que possibilitará uma maior chance de converter novas vendas, além de contribuir para a criação de um vínculo duradouro entre o cliente e sua empresa.

Enfim, quer continuar vendo mais dicas para seu negócio em relação ao marketing B2B? Siga nossas redes sociais e acompanhe as próximas publicações! Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram, no LinkedIn e no Pinterest.

Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 27 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
Fundador da LinkWell em 1992
Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017