10 maiores erros em Marketing Digital

É unanimidade que hoje o marketing digital é vital para qualquer estratégia de negócio online. Contudo, alguns erros podem prejudicar seus resultados, então fique atento e confira os 10 maiores erros em marketing digital.

Não é novidade que o marketing digital é vital para que as empresas que desejam se posicionar online tenham sucesso. Tudo hoje gira aliado ao meio digital e deixar sua empresa fora desta tendência pode arruinar seu negócio. Sendo assim, é importante ressaltar que uma boa estratégia de marketing requer alguns cuidados essenciais para Ter sucesso. Por isso confira os principais erros de marketing digital e não caia na armadilha de cometê-los.

Quer saber quais são? Então vem comigo e confira!

Notebook sobre a mesa, com café, celular e bloco de anotações.

Erro 01 – Não planejar suas ações online

É muito fácil encontrar informações de como fazer marketing digital para sua empresa. No entanto, o planejamento é fundamental para que suas ações estejam em sintonia e busquem atingir seus objetivos.

Alias, o planejamento também exige que você tenha objetivos bem definidos. Afinal quem não sabe aonde vai, não tem como enfrentar os percalços do caminho, não é mesmo? Então, antes de qualquer coisa, avalie o mercado no qual deseja se inserir. Defina suas metas e objetivos, e trace estratégias para chegar aos seus resultados.

Além disso, pensar nos resultados que seu negócio almeja atingir, também é fundamental para um bom planejamento. Então, tenha um bom plano de marketing digital e busque seguir para alcançar suas metas.

Erro 02 – Não ficar atento a sua concorrência

Assim como planejar suas ações, monitorar seus concorrente é muito importante. Então, ainda na fase de planejamento, é necessário promover uma análise da concorrência. Isso para ter uma ideia do que outras empresas em sua área estão fazendo. Não que você vá copiar o modelo delas, mas para aprender com os erros que provavelmente elas já cometeram.

Hoje em dia, temos ferramentas que nos permitem fazer uma auditoria profunda dos sites dos nossos concorrentes. O que nos dá uma ideia sobre que tipo de estratégias eles estão usando. Além da possibilidade de incorporar ou não estar estratégias ao nosso planejamento.

Melhor ainda, através desta análise, podemos também identificar os pontos fracos nas estratégias de marketing digital. Que os concorrentes estão adotando, e ataca-los em nossa estratégia, para criar um diferencial.

Erro 03 – Não ter um site responsivo

É comum as pessoas acessarem sites, blogs e e-commerces de seus smartphones, assim ter um site responsivo é essencial. Isso significa que seu site deve ser adaptar a todos os tipos de tela. Um site feito para desktop, logo será deixado de lado. As pessoas buscam praticidade e seu site precisa seguir essa tendência.

Além disso, é preciso considerar que os anúncios em si, não vendem nada ou não são o suficiente para gerar contatos, ou leads, como chamamos em marketing digital. A Landing Page, ou seja, a página de destino destes anúncios é que é o ambiente de argumentação para concretizar as suas metas.

Por isso, na hora de criar um site, você precisa se certificar que o seu site possui toda a estrutura para receber o tráfego das suas ações de marketing. E trabalhar estas visitas de forma a transformá-las em conversões, seja de geração de leads ou vendas online.

Erro 04 – Esquecer do marketing de conteúdo e inbound marketing

Da mesma forma, outro erro comum no marketing digital é deixar de lado o marketing de conteúdo que em suma, é fundamental em termos de exposição de uma marca e seus produtos nos dias de hoje. É uma ferramenta que tanto trabalha a imagem da marca como facilita as vendas.

Por isso, falar sobre questões relativas à marca, seus produtos e serviços, em um blog associado ao seu site, levando informações sobre o que o seu público quer saber, é uma das estratégias mais utilizadas atualmente.

Produza conteúdo de qualidade, como artigos e vídeos, e exponha questões relativas à utilidade e uso de seus produtos, posicionando-se como uma referência sobre o assunto em sua área de atuação.

Erro 05 – Não definir sua persona

A persona é um personagem fictício que você cria para o seu negócio para mensurar suas ações e estratégias de marketing digital. Ela é fundamental para que suas metas sejam estruturadas de acordo com os resultados que sua empresa deseja atingir.

Uma estratégia de marketing digital precisa ter seu público muito bel delimitado, e isso se consegue através da criação de um avatar, ou seja, a personalização do público-alvo que a marca deseja atingir.

Contudo, é a Persona que nos dará as informações, por exemplo, para selecionarmos filtros na hora de criarmos campanhas em canais como Google Ads e Facebook Ads, possibilitando a maximização do retorno do investimento nestas ações.

Erro 06 – Se esquecer da jornada do consumidor

Outro erro muito comum no marketing digital, em especial cometido por iniciantes é esquecer a jornada do consumidor. Em suma, é o fluxo pelo qual o seu cliente passa através da sua estratégia de marketing.

Assim, a Jornada do Consumidor passa por três etapas importantes:

  • Conhecimento – É a etapa em que o consumidor se dá conta que tem um problema e parte em busca de informações para resolvê-lo;
  • Consideração – É quando o consumidor já conseguiu entender o problema e já possui algumas informações sobre os melhores caminhos para resolvê-lo;
  • Decisão – É a etapa final onde o consumidor já identificou qual é a melhor solução para o seu problema e parte então para a decisão no sentido de resolver o seu problema.

Se você não compreende estes três estágios, não conseguirá gerar conteúdo que possa satisfazer às necessidades do público que você pretende atingir. Você não estará entregando uma solução personalizada para cada caso.

Erro 7 – Não mensurar os resultados

Por fim, mas não menos importante, é essencial mensurar seus resultados. No marketing digital acompanhar as métricas adequadamente é um dos principais fatores de sucesso. Assim, você poderá ajustar suas estratégias de acordo com a necessidade e focar nas ações que mais estão trazendo resultados para sua marca.

E-commerce

Em fim, agora que você já conhece os maiores erros de marketing digital, que tal fazer uma avaliação da sua estratégia para ver se você está cometendo algum deles?

Imagens: Notebook, Computador.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017