4 melhores estratégias de SEO para clínicas médicas

SEO – Search Engine Optimization, são técnicas de otimização para sites de busca, como o Google, que ajudam o seu conteúdo a se destacar na web e podem ser muito úteis para clínicas médicas.

Entre as ações para tornar o marketing um sucesso, as estratégias de SEO para clínicas médicas estão no grupo das principais. Elas são o tipo de iniciativa fundamental para tornar a presença digital do consultório existente e para trazer melhores resultados em relação ao fluxo de clientes.

Por isso, conhecê-las e aplicá-las é essencial independentemente do tamanho da sua clínica ou do tipo de trabalho médico realizado. Para ajudá-lo a entender melhor sobre essa ferramenta do marketing digital, vamos explicar os seus principais fundamentos. Confira!

Uma mão segurando as letras S E O
É uma forma de melhorar o posicionamento de clínicas médicas nos mecanismos de busca.

O que é SEO?

Referente às palavras em inglês Search Engine Optimization (otimização de mecanismo de busca), podemos descrever SEO como a junção de estratégias com o intuito de oferecer um melhor posicionamento para os sites de buscas, como o Google. Sendo assim, a clínica realiza uma série de mudanças tanto na estrutura do seu site ou do blog quanto no conteúdo produzido para que os algoritmos de busca possam ler o site e posicioná-lo nas primeiras páginas.

É uma ferramenta muito importante, pois garante para o site melhor visibilidade na internet, de forma que torna possível atrair novos clientes de maneira orgânica. Saiba que, de acordo com o Imforza, 75% das pessoas não passam da primeira página quando estão procurando sobre um assunto. Para qualquer empresa que quer melhores resultados, o investimento em SEO é vital.

Uma clínica médica de análises.
As estratégias de SEO podem ajudar no posicionamento da sua clínica médica.

Quais são as 4 estratégias de SEO para aplicar no site da sua clínica médica?

Existem diferentes passos para aplicar o SEO no seu consultório. Separamos, aqui, os 4 principais para se ter um bom começo. Confira!

1. Palavras-chave

Talvez as mais associadas às técnicas de SEO, podemos dizer que o uso de palavras-chave é um facilitador. É por meio delas que os buscadores conseguem identificar o seu conteúdo e entender, pelo menos, em um primeiro momento, que ele é relevante para a busca do usuário.

Por isso, é muito importante não só usá-las, mas também conhecer quais palavras são as “do momento”, procurando colocá-las de forma natural no conteúdo produzido no seu site ou no blog.

2. Conteúdo de alta qualidade

A relevância do seu conteúdo é um fator fundamental para os algoritmos do Google. Eles são programados para analisar o seu texto de forma a saber se ele é significativo para o usuário. É importante que o que é produzido tenha bastante qualidade, além de não ser plagiado de outros lugares. Os posts feitos no blog da sua clínica precisam ter essas características para estar de acordo com os padrões de otimização dos motores de busca.

3. Site móvel e responsivo

Hoje em dia, é quase impossível que alguém não use o celular. Segundo uma pesquisa feita pelo TIC domicílios, quase metade dos brasileiros utilizam só seus smartphones para acessar à internet. Isso mostra que não ter uma página apropriada para rodar nesses aparelhos é perder grandes oportunidades.

Nesse contexto, a clínica precisa criar uma estrutura HTML que possa garantir um bom funcionamento de seu site não só no computador, mas também nos dispositivos móveis.

4. Utilize o Conversion Rate Optmization (CRO)

Aumentar a visibilidade, tráfego e exposição é apenas uma parte de uma estratégia de SEO para médicos e clínicas. Enquanto que é sempre benéfico aumentar o tráfego em um site, aumentar o a taxa de conversão (conversion rate) pode proporcionar um retorno do investimento (ROI) maior do que apenas o aumento de tráfego iria proporcionar. Uma consideração especialmente importante em CRO é que isto pode ter um impacto direto nos serviços que mais dependem de indicações e recomendações para a conquista de novos pacientes, enquanto que aumento de tráfego por si só não garante a aquisição de mais pacientes.

5.  Reduza a linguagem técnica

Quando falamos em clínicas, é normal que a linguagem seja mais técnica e especializada. Sendo que ela pode ser complexa e variada. Enquanto o vocabulário técnico e nomenclaturas são importantes em uma perspectiva acadêmica, isto também pode ser confuso e ambíguo para potenciais pacientes.

Especialmente para páginas associadas a especialidades médicas, é recomendável auditar os termos usados e encontrar alternativas para substituí-los por uma linguagem mais comum e simples. Isto irá não apenas ajudar a evitar confusão, como também irá trazer maior volume de visitas ao seu site, uma vez que o conteúdo estará alinhado a linguagem do paciente.

6. Considere a divulgação local do seu negócio

Outra forma de você obter bons resultados nas buscas é utilizando as ferramentas de promoção local do seu negócio. Por isso é não deixe de cadastrar a sua clínica no Google Meu Negócio, assim sempre que alguém buscar serviços ou produtos similares ao que sua clínica oferece ela irá aparecer nas buscas.

6. Análise dos resultados

Essa já é uma das estratégias utilizadas após a aplicação de algumas ferramentas do SEO. A verdade é que grande parte dos resultados não poderá ser percebida sem que haja uma análise. É essencial esse acompanhamento para saber se as iniciativas funcionam e se será necessária alguma mudança.

Existem diversas ferramentas para monitoramento. O próprio Google tem o Analytics, que é uma plataforma que permite saber quantos usuários estão acessando o blog, de onde eles são, qual a faixa etária, entre outras funcionalidades. Vale a pena dar uma olhada.

Vimos, neste texto, algumas das principais estratégias de SEO para clínicas médicas e, também, entendemos o que elas são e qual é a importância para alavancar qualquer negócio na internet. Contudo, destacamos que, para um melhor resultado, é fundamental mensurar o seu desempenho e sempre manter um padrão de acompanhamento da sua estratégia.

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Imagens: SEO, Clínica.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017