Confira 8 maneiras de fazer a divulgação de clínica odontológica

A divulgação de clínica odontológica utilizando o marketing, principalmente o digital, pode fornecer uma amplitude de alcance.

O marketing digital veio para ficar e com isso tem sido relevante para todos os segmentos de atuação, no setor médico não é diferente. Confira 4 maneiras de fazer a divulgação de clínica odontológica na web.

Não é incomum que alguns cargos da Medicina não tenham uma visão profissional de seu marketing. Afinal, as formas de mostrar o seu trabalho estão mais vinculadas aos meios tradicionais, inclusive ao famoso boca a boca.

No entanto, a divulgação de clínica odontológica utilizando o marketing, principalmente o digital, pode fornecer uma amplitude de alcance que só por meio da entrega de panfletos, por exemplo, não seria possível.

Assim, para esclarecer quais são as estratégias utilizadas para divulgar o trabalho de um dentista, vamos apresentar as principais táticas. Confira!

Um dentista conversando com o paciente sobre divulgação de clínica odontológica.

Quais as estratégias para a divulgação de clínica odontológica?

Separamos quatro táticas de marketing digital que fazem toda a diferença na hora de divulgar um produto ou serviço. Mais do que nunca, hoje em dia, é importante criar uma presença digital, porém apenas ter um e-mail não é o suficiente. Veja o que fazer a seguir!

1. Tenha um bom site

É preciso salientar que, mesmo que a empresa ou clínica tenha uma página, ela deve atender a alguns padrões básicos para ter relevância. Em primeiro lugar, o design não pode ser precário — é importante que tenha uma boa aparência e que seja adaptado para o mobile.

Em segundo lugar, as informações contidas precisam ir além das básicas, como apenas o contato e o endereço. Os tipos de tratamento e os diferenciais da clínica também precisam estar lá, além de ser necessário mostrar a localização, os pontos de referência e as redes sociais.

Foto do símbolo do instagram.

2. Use as redes sociais

Aqui, vamos dar um destaque não só para algumas redes, como o Facebook, mas também para o Twitter e para o Instagram, que são importantes aliados para a divulgação da clínica.

Mantenha publicações na rede de fotos, por exemplo, mostrando o dia a dia do estabelecimento, os clientes satisfeitos etc. O micro-blog como uma espécie de canal de suporte também é uma ótima forma de comprovar a eficiência do serviço realizado e atrair mais usuários.

3. Invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das maneiras mais interessantes de atrair e criar uma conexão com o público pelo meio digital. De forma resumida, é possível saber quais são as carências dos clientes e atendê-las de modo informativo, por meio de textos, vídeos e outros conteúdos.

Logo, é possível trazer pessoas que estavam procurando, por exemplo, entender para que se faz um canal dentário e que se depararam com essa informação no seu blog.

Pessoa olhando seu e-mail através de um notebook.

4. Aposte no e-mail marketing

Como um segmento do marketing digital, o e-mail marketing é uma forma de usar o alcance do correio eletrônico para atrair e até fechar uma compra com o cliente. É uma etapa importante da estratégia e auxilia na fidelização do público.

O primeiro passo é conseguir uma lista de e-mails dos clientes. Sendo assim é possível utilizar uma newsletter, ou, até mesmo, oferecer algum material informativo. Depois, vale enviar conteúdos para manter o contato, indicando outros artigos e até serviços.

5. Invista em parcerias relevantes

No mundo dos negócios as parcerias são importantes, por exemplo, se sua clínica não oferece determinada especialidade, porque não indicar o trabalho de um colega que ofereça? Além disso, uma mão lava a outra, assim ambos podem compartilhar clientes e oferecer um serviço mais completo, sem deixar o cliente na mão.

Outra aposta é fazer parcerias com estabelecimentos que cuidam da saúde e estética. Pessoas que cuidam da saúde e da aparência também incluem consumam ser atentos a saúde bucal no seus cuidados essenciais. Assim, parcerias com academias ou salões de beleza ou estética podem servir de grande ajuda para a permuta de clientes entre os estabelecimentos.

6. Participe de congressos e conferência

No processo de divulgação e atração de clientes uma etapa fundamental é demonstrar autoridade na sua area de atuação. Assim participar de eventos específicos da área pode tornar sua clínica uma referência no segmento. Faça webnários, lives, participe mesmo que de forma gratuita de palestras e debates sobre a sua especialidade. Depois aproveite para compartilhar e divulgar nas redes sociais.

Além disso, mostre sua cara, participe de eventos em sua região, quanto mais você for visto, mais será lembrado.

7. Desperte o desejo pelo seus serviços

O que atrai um cliente é a possibilidade de realizar um desejo ou uma necessidade. Se você se ativer a apresentar somente as características técnicas dos seus serviços, terá apenas clientes que precisam urgente ir ao dentista.

Por outro lado se você focar em apresentar os seus benefícios você terá muito mais pessoas interessadas em visitar a sua clínica odontológica. Apelos como “Seu sorriso é seu cartão de visitas”, “Tenha o sorriso das celebridades”, “você também pode ter um sorriso perfeito”. Despertam o desejo pelo serviço e fazem os clientes gastarem mais.

8. Utilize os depoimentos de seus clientes a seu favor

Sempre que fizer um bom trabalho e tiver um paciente satisfeito, aproveite para solicitar um depoimento para o seu site ou em suas redes sociais. A prova social, ou seja, quando um serviço é indicado por outra pessoa é uma das ferramentas mais valiosas que você pode oferecer para o sucesso do seu negócio.

Contudo tome muito cuidado com a questão da ética profissional, algumas formas de divulgação podem não ser aceitas pelo código de ética da odontologia, então fique atendo.

Bem, vimos que, para a divulgação de uma clínica odontológica, o marketing digital é uma boa chance de aumentar o alcance da marca. Além disso, diferentemente do tradicional, esse é um tipo que tem gastos mais reduzidos e um potencial de atingir rapidamente mais pessoas.

Aproveite e confira também: 4 melhores estratégias de SEO para clínica médica.

Enfim, gostou do nosso texto? Se você está precisando potencializar o marketing da sua clínica e não tem ideia do que fazer, entre em contato conosco e conheça todo o nosso suporte. Temos certeza de que podemos ajudá-lo!

Imagens: sorriso, instagram, email.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017