Facebook Chatbot: Aprenda a criar um robô para o seu Messenger

Na busca por proporcionar experiências cada vez melhores e mais convenientes ao público, é natural se aproximar da ideia de ter um Facebook Chatbot.

Na busca por proporcionar experiências cada vez melhores e mais convenientes ao público, é natural se aproximar da ideia de ter um Facebook Chatbot.

Contar com um chatbot pode agilizar consideravelmente os atendimentos da sua empresa, além de servir como uma conveniência bastante desejável para os seus clientes. É algo altamente valorizado hoje em dia e que pode ser aplicado a diversas áreas de atuação.

O Facebook Messenger, aplicativo de troca de mensagens da gigante das redes sociais, possibilita a instalação de chatbots em qualquer página promocional. Você poderá usar a presença já consolidada da sua empresa no Facebook para ativar seu chatbot.

O que é o Facebook chatbot

O Facebook Chatbot, é um software automatizado de mensagens que usa inteligência artificial para conversar com as pessoas dentro da plataforma, fornecer informações, recomendar produtos e ajudar os clientes em sua jornada de compra.

Assim, ao invés de ligar, o cliente pode entrar em contato com sua empresa diretamente na página do Facebook, e receber respostar muito similares as que receberia se estivesse conversando com uma pessoa real. Sendo assim, em outras palavras o Facebook Chatbot significa economia de tempo e um mecanismo acessível e amigável para seus clientes.

Vantagens do Facebook Chatbot

Como já falamos o Facebook Chatbot pode lhe ajudar a ter melhores resultados na sua empresa, além é claro de otimizar o tempo da sua equipe. Mas as vantagens vão muito além, confira:

  • Fornecer  atendimento personalizado aos seus clientes, em tempo real.
  • Responder as perguntas de seus clientes à qualquer hora do dia.
  • Adicionar funcionalidades úteis à sua página de fãs;
  • Fidelizar seus clientes respondendo suas perguntas imediatamente.
  • Configurar respostas programadas, de acordo com os diferentes objetivos comerciais.
  • Oferecer atendimento básico sem ter que pagar alguém para cumprir essa função.
  • Captar clientes indecisos, dando as respostas que precisam, no momento certo.

Porém é imprescindível ter em mente que para o seu chatbot ser eficiente, você precisa determinar o seu objetivo. Dessa forma, a ferramenta pode lhe ajudar a responder às perguntas técnicas mais frequentes, sobre seus produtos ou a localização do seu negócio. Também é possível configurá-lo para fazer propaganda ou sugerir links, entre outras possibilidades. Afinal são muitas as finalidades que você pode utilizar como: suporte, atendimento ao cliente, vendas entre outros.

Facebook chatbot
Confira a seguir o guia completo para criar o seu Facebook Chatbot

Guia Completo para criar o seu Facebook Chatbot

Agora que você já sabe o que é, veja a seguir, um passo a passo completo para criar um Facebook Chatbot para a sua empresa no Messenger.

1 – Utilize uma plataforma

Existem diversas plataformas dedicadas à criação de chatbots para o Facebook Messenger, já que o próprio Facebook não dispõe desse recurso nativamente. Ademais, não há problema, pois essas plataformas são intuitivas e têm planos gratuitos.

Alguns exemplos incluem o Botsify e o Chatfuel. O funcionamento de ambos é bastante parecido, então, continue acompanhando o nosso passo a passo para acertar em sua abordagem.

2 – Elabore seu script

A interação do seu público com o seu chatbot deverá seguir um script definido por você. Isso envolve pensar nos pedidos mais prováveis que serão feitos e para onde devem ser enviadas as informações recebidas.

Por exemplo, tudo deve começar com um cumprimento e um pedido para o usuário especificar do que ele precisa. Ou seja, pense nos serviços que seu chatbot oferecerá e comece a montar a abordagem oferecida em cada um deles.

3 – Faça testes consistentes

Para ter certeza de que o seu Facebook Chatbot funciona bem, é fundamental que você faça um bom número de testes dele. Experimente todas as opções possíveis e teste combinações diferentes de palavras ao pedir os mesmos serviços.

Na dúvida, peça para outros integrantes da sua empresa fazerem esse teste para você e oferecerem impressões pessoais. Assim, você terá a garantia que seu chat irá funcionar adequadamente quando for utilizado pelos seus clientes.

4 – Divulgue seu chatbot

Pode ser que a maioria das pessoas que têm contato com a sua empresa na internet ainda não saiba que você tem um chatbot. Portanto, vale a pena dedicar um espaço dos seus canais de comunicação para anunciar essa novidade.

Lembre-se de focar especialmente as conveniências trazidas pelo chatbot. Deixe claro para o seu público o quanto esse recurso será decisivo para resolver suas questões mais rapidamente e com maior eficiência.

5 – Faça os ajustes necessários

Para que o seu Facebook Chatbot permaneça se aprimorando, ele precisa ser atualizado. Isso envolve dedicar parte do seu tempo a corrigir falhas e a realizar melhorias para ele atender ao seu público cada vez melhor.

Uma forma de fazer isso é analisando as estatísticas de uso do seu chatbot e tentando detectar eventuais dificuldades ou barreiras enfrentadas pelo público que possam ser simplificadas.

facebook chatbot
Seguindo o passo a passo, você pode aproveitar todas as vantagens do Facebook Chatbot

Pronto! Agora, você já sabe como criar o seu Facebook Chatbot para aproveitar todos os benefícios que essa tecnologia tem a oferecer à experiência do seu cliente aliada à maior rede social da atualidade. Todos esses elementos tendem a funcionar a favor da sua empresa se bem implementados, então, siga cada passo do artigo e mantenha o seu chatbot em plena evolução.

Continue descobrindo novas formas de gerar resultados de qualidade com a ajuda do marketing digital. Confira 4 dicas de como criar um blog para vender produtos. Além disso, aproveite para compartilhar este blog post com seus contatos. Até a próxima!

Imagens: Chatbot, Facebook Chatbot.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017