10 formas de promover mais geração de leads com suas ações digitais

A geração de leads tornou-se uma estratégia fundamental para otimizar processos, reduzir gastos e obter melhores resultados.

Para o sucesso de toda estratégia digital, a geração de leads é etapa fundamental. Assim é importante conhecer formas de promover essa geração para melhorar seus resultados

Na Era da Informação, os processos de vendas passaram por grandes transformações. O cliente já não é mais atingido por uma publicidade que o trate como um agente passivo. Com alguns toques em seu smartphone, ele procura por informações básicas sobre o que precisa a qualquer instante, o que fez com que empresas passassem a conceber suas campanhas em micro-momentos.

Portanto nesse cenário, há recursos para coletar cada vez mais dados de seus potenciais clientes (leads), aprimorando seus processos de vendas e projetando ofertas personalizadas. A geração de leads tornou-se uma estratégia fundamental para otimizar processos, reduzir gastos e obter melhores resultados, gerando maior satisfação entre os clientes.

Se você quer aprender como gerar mais leads, acompanhe o que produzimos, a seguir!

1. Materiais ricos + landing page

Os materiais ricos são uma ótima moeda de troca para que você obtenha mais informações de seus possíveis clientes. Para receber um conteúdo denso, eles não se importam de deixar um e-mail para contato ou mesmo de informar em qual empresa trabalham.

Para capturar os dados dos clientes necessários à sua campanha, você precisará de uma landing page. Ela é uma página simples, que contém uma breve descrição do material rico a ser oferecido e um call-to-action (ou chamado para ação), que esclarece ao usuário o que ele precisa fazer para baixar o material.

No formulário, você pode inserir campos como nome, profissão, onde trabalha, como conheceu a sua empresa, entre outros. Além disso uma das formas mais populares e eficazes para oferecer conteúdos ricos é o e-book, um arquivo eletrônico que pode ser acessado em smartphones, tablets, computadores e outros dispositivos de leitura.

Portanto para fazer o seu, levante, junto a sua equipe, quais são as dúvidas mais comuns durante o processo de vendas. Com o auxílio de uma agência de marketing especializada, elabore um material repleto de dados e informações úteis para cada etapa do ciclo de vendas.

2. Webinars

Os vídeos são um formato bastante popular e com grande potencial de engajamento. Segundo uma pesquisa da WordStream, citada pela Rock Content, os usuários retêm até 95% das informações em vídeo e apenas 10% das que são apresentadas em texto.

Por isso, os webinars são tão efetivos na geração de leads: eles aproximam os clientes de sua empresa e têm um custo muito baixo. Você pode transmitir seus webinars ao vivo ou gravá-los com antecedência. Portanto o importante é contar com uma boa qualidade de conteúdo, buscando sempre abordar o que possa interessar aos clientes.

3. Promova Quizzes

Os quizzes são uma ótima estratégia para gerar engajamento entre a audiência. Observe o sucesso do Buzzfeed, que mobiliza milhares de usuários com seus questionários divertidos.

Há uma série de ferramentas de quiz para alavancar sua estratégias, tais como o Typeform e o Outgrow. É importante, contudo, que você pense bem nas perguntas, de modo que elas toquem na dor de sua persona e a ajudem a compreender melhor o próprio cenário.

4. Testes gratuitos

Se você trabalha com produtos digitais, uma das melhores formas de conquistar a atenção dos seus potenciais clientes é oferecer um teste gratuito (um free-trial) da sua ferramenta. Para os produtos físicos, a lógica também vale: com a oferta de uma pequena amostra, você coleta os dados de contato dos seus clientes para, posteriormente, enviar conteúdos interessantes para eles.

5. Planilhas

Se o objetivo dos materiais para geração de leads é trazer valor para os potenciais clientes, as planilhas são um ótimo recurso para isso. Profissionais de diversas áreas de atuação as usam para fazer cálculos, gerenciar projetos, acompanhar resultados, entre muitas outras funções.

Levante quais são as maiores necessidades de seus clientes e elabore uma planilha útil para o dia a dia deles.

6. Concursos criativos

Outra boa estratégia é promover um concurso. Essa ação pode ser muito benéfica para sua empresa, além de envolver as pessoas em competições e desafios, esta oportunidade pode ensinar muito sobre sua audiência, já que ela induz maiores interações com o seu público.

Além disso, concursos aumentam o seu alcance nas redes sociais, melhoram o tráfego do seu site e o resultado disso tudo é uma maior geração de leads.

7. Ofereça demonstrações gratuitas

Uma demonstração é uma das melhores formas de mostrar aos seus potenciais clientes que o seu produto ou serviço funciona. Além disso, pessoas que antes estariam intimidadas pela necessidade de um compromisso podem se sentir mais encorajadas a conhecer a marca e as suas soluções.

Como o cliente já terá passado por uma experiência com a sua empresa, essa alternativa também oferece a vantagem de trazer leads qualificadas para o seu negócio!

8. Faça uma assessoria gratuita

Uma das melhores formas de melhorar a geração de leads é demonstrar autoridade no seu segmento de atuação. O Marketing de Conteúdo tem o poder de nos transformar sua empresa em uma referência online. Assim oferecer pequenas orientações online pode atrair muita gente para dentro do seu site.

9. Podcasts

Os podcasts são a febre do momento, e também uma alternativa interessante aos vídeos, além de serem fáceis de produzir. Tenha cuidado com os detalhes, captação de áudio, um boa acústica são fundamentais,. Você ainda por convidar profissionais qualificados para comentar um assunto de maneira objetiva e informativa.

10. Promoções divertidas

No processo de geração de leads, todas as estratégias são bem vindas. Um boa promoção, que desperte a curiosidade pode ser uma boa sacada para o seu negócio. Não tenha medo de perder lucros, afinal quanto mais leads você atrair para sua página maiores serão seus ganhos.

Contudo, vale ressaltar que hoje, a geração de leads é um pré-requisito para manter o ritmo constante de vendas. Então, como você pode conferir, há uma série de ferramentas para ganhar a atenção de sua audiência e gerar valor. Mas para que sua estratégia dê certo, é muito importante contar com ajuda especializada!

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Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017