10 ferramentas de gerenciamento em vendas focando no time

Que tal contar com a ajuda da tecnologia para aprimorar o seu gerenciamento de vendas? Os resultados da sua empresa dependem da produtividade.

Que tal contar com a ajuda da tecnologia para aprimorar o seu gerenciamento de vendas? Os resultados da sua empresa dependem bastante da produtividade e da eficiência do seu time comercial.

A sua equipe precisa de linha de frente, em especial na área de vendas, precisa lidar com diferentes tarefas durante o dia a dia, o que exige a ajuda de recursos que sejam capazes de atender a todas essas necessidades. A boa notícia é que existem diversos tipos de ferramentas para o gerenciamento de vendas que podem auxiliar neste processo.

Por exemplo, uma plataforma de gestão de tarefas é fundamental para que todos os membros da equipes estejam por dentro de cada passo da estratégia que está sendo executada. Da mesma forma, um software de CRM – Customer Relationship Management, ou Gestão de relacionamento com o cliente, possibilita gerenciar seus leads e planejar cada abordagem. Além disso, não se pode descartar as ferramentas de comunicação, também.

Porque investir em ferramentas para gerenciamento de vendas?

No início de toda empresa, é natural que os fluxos seja mais fáceis de gerenciar em todos os setores inclusive o gerenciamento de vendas. Porém se você deseja ampliar o seu alcance e fazer o seu negócio crescer, com o tempo esse processo acaba ficando mais trabalhoso e difícil de ser realizado manualmente.

Por isso, as ferramentas de gerenciamento tornam-se grandes aliadas, tanto para organizar e gerenciar com maior precisão todas as informações de suas vendas e do seu relacionamento com o cliente, como para otimizar o tempo da sua equipe.

Ficou interessado? Essas ferramentas podem ser úteis para o gerenciamento da sua equipe? Então continua comigo que vou lhe apresentar alguns exemplos.

pipedrive

As melhores ferramentas para gerenciamento de vendas

Conheça a seguir 10 ferramentas que ajudam no gerenciamento de vendas focando no time!

1. Pipedrive

Para que o seu time de vendas conte com um acompanhamento de qualidade dos seus prospects e tenha a melhor abordagem junto aos seus leads, é importante utilizar um bom software de CRM. O Pipedrive é um dos mais famosos dessa área porque entrega eficiência e um bom número de funcionalidades.

Com ele, é possível organizar os seus contatos e personalizar suas abordagens com base nas informações deles. A equipe pode automatizar interações, categorizar seus leads, acessar relatórios de desempenho e integrá-lo a outros serviços e aplicativos.

2. Asana

Para que o seu time de vendas esteja com os processos alinhados entre si e em relação ao restante da empresa, é fundamental contar com uma ferramenta focada em gerenciar suas tarefas. O Asana cumpre muito bem esse papel e pode se tornar a sua principal fonte de produtividade.

Com essa plataforma, qualquer membro do time pode interagir em seus projetos, criar listas de tarefas e delegá-las para as outras pessoas da equipe. Cada uma dessas tarefas pode ter um prazo, anexos, marcações de acompanhamento e uma série de outros recursos.

3. Google Meet

Nem sempre uma venda de qualidade precisa ser efetuada pessoalmente. Aliás, cada vez mais empresas fecham negócio de forma remota. Portanto, o seu time de vendas precisa contar com uma boa ferramenta para videoconferências.

O Google Meet possibilita conectar múltiplas pessoas em uma mesma conversa, além de ter alta confiabilidade em sua taxa de transmissão de dados. Conta até com um aplicativo móvel, permitindo a participação até de quem está fora do escritório.

4. Intercom

Todos os dias podem surgir inúmeras oportunidades para converter clientes em seu site, mas é preciso interagir com eles no momento certo. É por isso que o seu gerenciamento de vendas deve contar com a ajuda de uma ferramenta como o Intercom.

Essa plataforma possibilita conectar os visitantes do seu site com chatbots capazes de destacar os benefícios do seu produto ou serviço, além de encaminhá-los para os próximos estágios do funil de vendas.

5. DocuSign

Não faz mais sentido depender de assinaturas físicas para fechar negócio. Cada vez mais, as empresas lidam com parceiros e clientes em grandes distâncias. Então, é importante contar com uma ferramenta que ajude nisso.

O DocuSign utiliza assinaturas eletrônicas autenticadas para oferecer essa facilidade à sua empresa. Seu uso é simples, podendo ser compreendido por qualquer pessoa. E mais: pode ser integrado ao seu sistema de CRM para otimizar o momento de fechar negócio.

6. Agendor

Esse é um software brasileiro, que oferece ferramentas para um controle comercial de equipes de venda de forma ágil e completa. Inclusive é possível extrair relatórios gerenciais detalhados e ótima usabilidade.

7. Salesforce

O Salesforce é hoje um dos líderes de mercado, sendo que foi a primeira solução na nuvem para gestão de vendas e hoje conta com mais de 100 mil empresas clientes. Com o passar do tempo, se tornou uma ferramenta extremamente completa. No entanto é um pouco complexa para o uso, mas possui site e atendimento em português.

8. Zoho

É uma ferramenta criada na Índia há quase 20 anos, a empresa ganhou o mundo com uma série de softwares bons e relativamente baratos. Traz uma visão completa do ciclo de venda e pipeline. É um software que faz a experiência valer a pena.

9. RelateIq

Esse software promete trazer inteligência a gestão de relacionamentos, ao mapear informações desestruturadas nos seus e-mails e interações em redes sociais, gerando detalhamentos importantes para esse processo. O mesmo foi recentemente adquirido pela Salesforce que pretende agregar essa expertise a sua usabilidade.

10. Rapportive

Esse por sua vez, é um plug-in do Gmail que mostra na barra lateral o perfil do contato já com acesso a suas redes sociais etc. Desta forma, fica fácil entender com quem você está falando e o contexto geral dessa pessoa.

Assim a partir das ferramentas de gerenciamento de vendas recomendadas, o seu time comercial tenderá a aproveitar muito mais oportunidades valiosas. Além disso, é muito estratégico contar com recursos que permitam alcançar um desempenho cada vez melhor com a sua equipe, a partir do monitoramento de dados de performance com as ferramentas certas.

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Imagem: Pipedrive

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017