Afinal, o marketing no Instagram é viável para qualquer negócio?

Com a marca de mais de 1 bilhão de usuários ativos, definir estratégias para fazer marketing no Instagram não é nem de longe uma má ideia.

O Instagram é a rede social do momento, bilhões de pessoas estão conectadas a ela todos os dias. Assim seu negócio precisa pensar em marketing no instagram para alcança o sucesso online.

Com a marca de mais de 1 bilhão de usuários ativos, a rede visual mais famosa do mundo não para de crescer. Por isso, definir estratégias para fazer marketing no Instagram não é nem de longe uma má ideia, muito pelo contrário, pode lhe trazer ótimos resultados.

Além de alcançar um número elevado de potenciais consumidores, nos últimos anos a rede social se tornou uma grande oportunidade para aqueles que querem divulgar seus serviços on-line. E o melhor: o Instagram não se limita a profissionais autônomos, abrangendo também as empresas.

A facilidade de alcance, de segmentação do conteúdo e a possibilidade de servir como mais um canal para se aproximar do cliente são apenas alguns dos motivos para implementá-lo na sua estratégia de marketing. Veja abaixo algumas ideias para divulgar seu trabalho no Instagram:

Duas pessoas em foto uma segurando um imã e outra a logo do Instagram simbolizando o marketing no Instagram.

Quais são os benefícios do uso do Instagram?

É importante destacar que o Instagram é uma rede social bastante democrática. Em suma, independentemente do tamanho da sua empresa, é possível atingir bons resultados com as estratégias certas. Além desse benefício, ele oferece vantagens importantes, como:

  • Facilidade na segmentação: existem alguns mecanismos próprios da rede que facilitam que seu produto ou serviço seja encontrado pelas pessoas certas; Além disso, você pode utilizar as # hashtags para segmentar de forma adequada o seu alcance.
  • Expor sua marca em grande alcance: por se tratar de uma rede social bastante popular, é possível ter acesso a um grande público em um só lugar;
  • Marketing humanizado: outro benefício é o contato com os digitais influencers. Na hora da divulgação, é importante que as estratégias de marketing sejam humanizadas para aproximar o usuário da marca. Com a ajuda dos influencers, esse objetivo pode ser facilmente alcançado.
  • Aposta no mobile: como o Instagram é pensado para os dispositivos móveis, sua marca poderá ser vista em qualquer lugar, através da tela de um Smartphone.

Como fazer marketing no Instagram?

Em suma existem diversas formas de fazer uma boa divulgação on-line, e hoje, mesmo pequenas empresas podem atingir excelentes resultados se utilizarem as estratégias de marketing adequadas. Confira abaixo 3 ações indispensáveis para o seu negócio:

1 – Use o Instagram for Business

À medida que o Instagram foi sendo mais utilizado como uma ferramenta de negócios, surgiu a necessidade de se criar recursos destinados a esse objetivo. Portanto foi nesse contexto que surgiu o Instagram for Business, que facilita a comunicação entre cliente e empresas.

Entre os seus recursos estão a possibilidade de mensurar a quantidade de vezes que uma publicação foi vista, quantos cliques foram feitos nos links disponíveis e em qual momento o fluxo de seguidores é maior (ou seja, a hora que você deve aproveitar para postar).

Homem segurando um smartphone com o aplicativo do Instagram aberto.

2 – Utilize adequadamente as hashtags

As hashtags são um recurso muito bem-vindo para segmentar seu conteúdo e ajudar o público a encontrar sua marca. Trata-se de uma forma de fazer mais conexões com os usuários, mas atenção: é preciso saber usá-las.

Pesquise quais são as palavras-chaves do momento que tem mais a ver com o seu produto ou serviço e lembre-se de evitar as de alta concorrência. Dessa forma, você terá mais chances de ser notado.

3 – Mostre a cara da sua empresa

Essa é, provavelmente, a ação mais importante de todas. O perfil dá sua empresa deve ser baseado naquilo que você oferece. Por isso, fotos dos produtos mais populares, das novidades e de situações positivas relacionadas ao negócio devem ser prioridade. Afinal de contas, o objetivo é divulgar a sua marca!

Também é importante postar vídeos e stories, mantendo a rede sempre atualizada. Portanto uma dica aqui é apresentar o dia a dia da empresa, seus processos e ações de engajamento com os clientes, ou mesmo dar orientações para os usuários. Priorize tudo aquilo que transforme seu perfil em um canal de comunicação entre você e o público.

4 – Peça ajuda aos clientes para divulgar sua marca

Coloque o identificador do Instagram e as hashtags personalizadas em seus produtos ou materiais promocionais para incentivar os clientes utilizarem essas hashtags quando compartilham fotos de seu produto, serviço ou trabalho. Dessa forma, outros usuários que querem saber de onde veio podem encontrá-lo facilmente.

5 – Utilize Tags de produtos

O novo auxiliar de vendas para o  ecommerce no Instagram se chama tags de produtos. Pensado para perfis de negócios, esse recurso permite que a partir da foto do produto, em um clique o usuário veja o preço e seja direcionado para o site imediatamente para obter mais informações e comprar.

Embora seja um recurso pago, é perfeito para criar rapidez no processo de compra. Além disso, o direcionamento para a sua página traz maior tráfego de qualidade no seu site. Vale a pena  tentar!

6 – Faça lives

Assim como no Facebook, é possível lives para os seus seguidores. A live é uma transmissão ao vivo feita diretamente do celular e pode ser usada de diversas forma e para diversas finalidades.

Essa é uma forma muito eficaz de fazer um workshop, uma demonstração de produto e até mesmo de interagir com o seu público. Durante a live, os seguidores podem enviar perguntas e comentários e você pode respondê-los ao longo da transmissão. Além disso, por meio da integração com o Facebook, a live pode ser compartilhada entre as duas plataformas, alcançando ainda mais pessoas.

Viu só como é possível fazer marketing no Instagram? Portanto, conhecendo seu público-alvo, planejando bem suas ações de marketing e acompanhando os resultados, você será capaz de atingir ótimos números.

Gostou de saber mais sobre marketing no Instagram? Então aproveite para alavancar suas vendas utilizando as principais tendências nas redes sociais!

Imagens: imã, instagram.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017