A capacidade de transformação do universo digital, especialmente em termos da relação entre marcas e consumidores, é extremamente alta. Isso faz com que a antecipação de tendências das redes sociais — plataformas importantes para isso — seja fundamental por parte de quem busca inovar em ações de marketing e atingir, de maneira eficaz, sua audiência.

Afinal, a construção de um bom relacionamento com aqueles que buscam por produtos e serviços ainda é um dos grandes focos do marketing digital de sucesso. Ainda que esse seja um conceito básico, ele se reinventa o tempo todo em função de novas tendências — e é importante se preparar para elas.

Quer saber o que esperar do uso das redes sociais no ano de 2020? Acompanhe este artigo!

Quais são as tendências das redes sociais para 2020?

As principais tendências para 2020 dizem respeito à otimização da resposta e do atendimento oferecido aos públicos presentes nas redes sociais. Confira as 5 principais delas.

1. Vendas diretamente pelas redes sociais

Enquanto, no passado, as marcas direcionavam seu público para um site de compras ou loja virtual por meio das redes sociais, hoje, espera-se que esse processo funcione de outra maneira. A primeira tendência de 2020 é que as soluções buscadas pelos consumidores sejam oferecidas pelas próprias redes sociais.

Isso não somente facilita a jornada de compra do cliente, mas também faz com que o potencial de uso das mídias sociais se expanda amplamente, permitindo que ações de marketing — como o uso do IGTV, sejam direcionadas não só para o entretenimento da audiência, mas também para as vendas.

2. Engajamento por meio de notícias e informações

O engajamento das publicações em redes sociais ainda é um dos principais pontos de monitoramento para aqueles que desejam saber se suas estratégias estão funcionando adequadamente. Agora, é possível criar conexões com personas por meio da divulgação de notícias e informações sobre assuntos que as interessem nas redes sociais.

Essa prática já era bastante comum no Facebook, mas, em 2020, espera-se que outras redes sociais sejam usadas para isso, especialmente na hora de maximizar o tráfego orgânico. Chamadas para o link na bio do Instagram e direcionamentos advindos do Twitter, por exemplo, já são uma realidade e têm trazido excelentes resultados para marcas e empresas.

3. Automação

Ferramentas de automação são grandes tendências das redes sociais para 2020. Elas facilitam a troca de informações entre públicos e marcas e permitem que seja oferecido um atendimento personalizado. Afinal, a cada pergunta, segmenta-se mais o motivo para contato. Assim, quando o atendimento humanizado é ativado, o problema ou a dúvida pontual do consumidor pode ser abordado sem rodeios.

4. Chatbots e AI

Estando muito relacionados à automação, os chatbots e a Artificial Intelligence — Inteligência Artificial — também são grandes tendências. Enquanto os chatbots, respondem a dúvidas de consumidores e atuam de forma rápida e objetiva a fim de minimizar a espera do consumidor para ser atendido, a Inteligência Artificial dá sentido a esse atendimento, dinamizando a experiência da persona.

5. Redes sociais de nicho

As redes sociais de nicho tendem a ganhar ainda mais espaço em 2020. Isso é esperado uma vez que elas, agora, passarão a atuar de forma próxima aos mecanismos de busca. Em vez de procurar por vagas de emprego no Google, por exemplo, espera-se que os usuários usem o LinkedIn para isso — dentre outros exemplos.

Estar atento a tendências em redes sociais é fundamental para que as marcas possam chegar, de forma eficiente, ao seu público e estabelecer relacionamentos saudáveis com ele. Assim, as empresas poderão entregar soluções práticas para seus consumidores onde quer que eles estejam.

E você? Gostou de saber quais são as principais tendências das redes sociais para 2020? Elas tendem a reinventar constantemente a forma de uso das principais plataformas disponíveis e trazer novas formas de engajamento entre marcas e consumidores. Por isso, não deixe de compartilhar essas informações nas redes sociais e de levá-las adiante!

Imagens: música, gráfico, pinterest.

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