O que é o marketing promocional e como aplicá-lo nas estratégias digitais

Se você nunca ouviu falar de marketing promocional, talvez seja a hora de começar a pesquisar sobre. Estratégia muito utilizada em empresas

Se você nunca ouviu falar de marketing promocional, talvez seja a hora de começar a pesquisar sobre. Estratégia muito utilizada em empresas para melhorar o relacionamento entre marca e consumidor, esse tipo de marketing é realizado a partir da oferta de experiências e ações que se relacionem com o público e favoreçam a marca.

Geralmente, essas ações envolvem brindes, cupons promocionais e campanhas que entregam algum valor para o público. Porém, o marketing promocional também esbarra em alguns obstáculos, como alcançar resultados satisfatórios sem tanto tempo e recursos para serem investidos.

Assim, é importante pensar em saídas criativas para fazer uso do marketing promocional de forma mais barata e fora da caixa, destacando sua marca em relação aos concorrentes e garantindo a atenção do seu público. Mas, antes, é importante entender um pouco mais da relevância desse tipo de marketing para as empresas. Vamos lá?

Por que investir em marketing promocional?

Agora que você já sabe exatamente o que é o marketing promocional, fica a pergunta: qual a importância dessa estratégia para o seu negócio? E a resposta é simples: com o marketing promocional, você melhora o relacionamento com o seu público e ainda atrai novos clientes. Em reino de leads escassos, quem tem qualquer vantagem é rei.

Além disso, isso ajuda na fidelização de clientes antigos. Afinal, é necessário cuidar daquelas pessoas que já confiam e investem na sua marca, comprando seus produtos ou serviços. De quebra, você faz promoção da sua marca e ainda ganha um diferencial em relação aos seus concorrentes.

Como utilizar essas estratégias com eficiência?

Agora, o momento mais esperado do texto: entendendo um pouco mais o que é marketing promocional e a sua importância, é hora de aplicá-lo. Primeiramente, porém, é importante ressaltar que nenhuma ação é infalível em planejamento e coordenação, esclarecendo seus objetivos com a estratégia antes de começar a aplicá-la.

Para isso, você pode perguntar a si mesmo: “Para quem estou realizando essas ações?”, “Qual o perfil do meu cliente — ou seja, a persona — e qual ação fará mais sentido para ele?”. Depois, basta direcionar sua estratégia e partir para a execução.

Entre as opções de marketing promocional mais utilizadas, estão:

  • brindes: oferecidos pela empresa para seus clientes gratuitamente, como forma de fidelizar o público;
  • experimentação: há a permissão para que os clientes experimentem os benefícios de um produto ou serviço seu de forma gratuita e limitada;
  • ofertas: são mais voltadas para o comércio, e as ofertas ou descontos permitem que seu consumidor compre seu produto ou serviço pagando menos do que o usual;
  • sorteios ou campanhas promocionais: podem ou não estar relacionados com seus produtos ou serviços, mas sempre beneficiam o público de alguma maneira. Os prêmios podem ser em dinheiro, viagens, produtos etc.;
  • campanhas digitais interativas: com a internet, as possibilidades são infinitas. Você pode pedir que seu público participe de uma campanha a partir de lives, curtindo ou compartilhando um post e muito mais.

Todos esses fatores, entretanto, podem ser muito mais bem aproveitados com uma estratégia digital bem estruturada e direcionada para o seu público. Para isso, é possível ter o apoio de uma agência com expertise na área e que possa melhorar ainda mais a performance do seu negócio.

A Linkwell conta com diversos serviços que podem ajudar a sua empresa a ir mais longe, não apenas no marketing promocional, mas também em qualquer estratégia digital. Quer saber mais? Entre em contato com um de nossos especialistas!

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017