O que é o marketing promocional e como aplicá-lo nas estratégias digitais

Se você nunca ouviu falar de marketing promocional, talvez seja a hora de começar a pesquisar sobre. Estratégia muito utilizada em empresas

Marketing promocional é a comunicação de marca com objetivo de incrementar a percepção de seu valor por meio de técnicas promocionais e pontos de contato que ativem a compra, o uso, a fidelização ou a experiência de produtos e serviços

Se você nunca ouviu falar de marketing promocional, talvez seja a hora de começar a pesquisar sobre. Estratégia muito utilizada em empresas para melhorar o relacionamento entre marca e consumidor, esse tipo de marketing é realizado a partir da oferta de experiências e ações que se relacionem com o público e favoreçam a marca.

Geralmente, essas ações envolvem brindes, cupons promocionais e campanhas que entregam algum valor para o público. Porém, o marketing promocional também esbarra em alguns obstáculos, como alcançar resultados satisfatórios sem tanto tempo e recursos para serem investidos.

Assim, é importante pensar em saídas criativas para fazer uso do marketing promocional de forma mais barata e fora da caixa, destacando sua marca em relação aos concorrentes e garantindo a atenção do seu público. Mas, antes, é importante entender um pouco mais da relevância desse tipo de marketing para as empresas. Vamos lá?

Por que investir em marketing promocional?

Agora que você já sabe exatamente o que é o marketing promocional, fica a pergunta: qual a importância dessa estratégia para o seu negócio? E a resposta é simples: com o marketing promocional, você melhora o relacionamento com o seu público e ainda atrai novos clientes. Em reino de leads escassos, quem tem qualquer vantagem é rei.

Além disso, isso ajuda na fidelização de clientes antigos. Afinal, é necessário cuidar daquelas pessoas que já confiam e investem na sua marca, comprando seus produtos ou serviços. De quebra, você faz promoção da sua marca e ainda ganha um diferencial em relação aos seus concorrentes.

Diretrizes do marketing promocional

São técnicas importantes que conduzem o processo do marketing promocional da sua empresa, vamos conhecer?

  • Propaganda: a propaganda propriamente dita diz respeito à divulgação da sua marca em canais como a televisão, jornais, revistas, sites e etc. Ela é a responsável por fazer com que o cliente tenha um primeiro contato com a sua empresa e comece a sentir o desejo de adquirir os seus produtos. Lembre-se que a propagando pode estar até em um brinde personalizado que você deixou com algum cliente.
  • Promoção de vendas: como já mencionamos acima, se você quer conquistar um cliente é preciso contar com um diferencial. As promoções são ótimas formas de oferecer vantagens aos consumidores que decidem fechar negócio com você.
  • Relações públicas: esse mercado diz respeito ao seu relacionamento com a mídia e geralmente envolve uma assessoria de imprensa. É importante para construir uma reputação positiva diante dos principais canais de comunicação.
  • Venda de imagem:  participar de feiras, seminários e eventos relacionados ao seu mercado de atuação é uma ótica dica para expor o nome da sua empresa para o público interessado. Com isso, você aumenta as chances de se tornar referência neste nicho.
  • Marketing digital: o marketing digital tem como objetivo promover empresas no ambiente online por meio de ferramentas para os websites, o e-mail marketing, as redes sociais e etc. Ele é responsável também pelo bom posicionamento da sua página em mecanismos de busca como o Google, ampliando a exposição online e ajudando na captação de novos clientes.

Como utilizar essas estratégias com eficiência?

Agora, o momento mais esperado do texto: entendendo um pouco mais o que é marketing promocional e a sua importância, é hora de aplicá-lo. Primeiramente, porém, é importante ressaltar que nenhuma ação é infalível em planejamento e coordenação, esclarecendo seus objetivos com a estratégia antes de começar a aplicá-la.

Para isso, você pode perguntar a si mesmo: “Para quem estou realizando essas ações?”, “Qual o perfil do meu cliente — ou seja, a persona — e qual ação fará mais sentido para ele?”. Depois, basta direcionar sua estratégia e partir para a execução.

Opções de marketing promocional mais utilizadas

  • brindes: oferecidos pela empresa para seus clientes gratuitamente, como forma de fidelizar o público;
  • experimentação: há a permissão para que os clientes experimentem os benefícios de um produto ou serviço seu de forma gratuita e limitada;
  • ofertas: são mais voltadas para o comércio, e as ofertas ou descontos permitem que seu consumidor compre seu produto ou serviço pagando menos do que o usual;
  • sorteios ou campanhas promocionais: podem ou não estar relacionados com seus produtos ou serviços, mas sempre beneficiam o público de alguma maneira. Os prêmios podem ser em dinheiro, viagens, produtos etc.;
  • Programas de fidelidade: Os programas de fidelidade funcionam como um incentivo para que o cliente retorne ao seu estabelecimento. Ao oferecer um sistema de pontos e recompensas, você aumenta as chances de criar um consumidor fiel que sempre terá os seus produtos e serviços como primeira escolha.
  • Abordagem: A abordagem pode ser feita por meio da criação de flyers e folders promocionais ou até mesmo eventos realizados com o objetivo de divulgação. Vale montar um stand em feiras relacionadas ao seu negócio, promover blitz nas ruas e até mesmo criar eventos online para colocar o seu nome no mercado.
  • campanhas digitais interativas: com a internet, as possibilidades são infinitas. Você pode pedir que seu público participe de uma campanha a partir de lives, curtindo ou compartilhando um post e muito mais.

Em resumo…

Essas são apenas algumas das estratégias de marketing promocional que você pode utilizar para alavancar o seu negócio. Independente de há quanto tempo você atua no mercado, a divulgação contínua dos seus produtos e serviços é essencial para manter uma base de clientes fiel que não apenas movimenta a sua receita, mas também podem se tornar verdadeiros porta-vozes do seu negócio e garantir que cada vez mais consumidores entrem em contato com a sua marca.

Todos esses fatores, entretanto, podem ser muito mais bem aproveitados com uma estratégia digital bem estruturada e direcionada para o seu público. Para isso, é possível ter o apoio de uma agência com expertise na área e que possa melhorar ainda mais a performance do seu negócio.

A Linkwell conta com diversos serviços que podem ajudar a sua empresa a ir mais longe, não apenas no marketing promocional, mas também em qualquer estratégia digital. Quer saber mais? Entre em contato com um de nossos especialistas!

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017