Refazer seu site? Confira 6 sinais de que chegou a hora

Para construir uma estratégia digital vencedora, é preciso mais do que simplesmente ter um site. É necessário ter um site capaz de gerar resultados.

Primeiramente, para construir uma estratégia digital vencedora, é preciso mais do que simplesmente possuir um site. É necessário ter um site capaz de gerar bons resultados. Assim, fica a pergunta, será que está na hora de refazer seu site? Afinal, muito além de um mero cartão de visitas, uma página bem-feita é parte fundamental na busca por números melhores.

No entanto, infelizmente, muitas empresas deixam essa importância de lado ou simplesmente não sabem a hora certa de refazer seu site. Um site desatualizado e obsoleto, pode ter o efeito contrário, e fazer sua empresa perder clientes, ao invés de atraí-los.

Por esse motivo, neste post, vamos mostrar como esse diagnóstico deve ser realizado, listamos 6 sinais importantes que indicam o momento ideal para refazer o seu site. Confira e boa leitura!

 É preciso fazer com que o seu site gere resultados
É preciso fazer com que o seu site gere resultados

1. Se ele não convence é hora de refazer seu site

Quando falamos em um site que não converte, estamos falando de dois cenários. O primeiro é aquele em que o site não é capaz de atrair clientes, principalmente por ter um alcance baixo em mecanismos de busca. Diante disso, a conclusão é simples — se não há clientes, não há conversão.

O segundo cenário diz respeito àqueles sites que atraem bastantes clientes, normalmente oriundos de uma boa campanha de tráfego pago, porém, por alguns motivos, esses visitantes não são convertidos em vendas. Ou seja, talvez seu site esteja com algum problema que dificulta a conversão.

Nos tópicos abaixo, vamos listar alguns dos motivos que contribuem para essa não conversão. Lembrando que o objetivo principal do site está relacionado à capacidade de oferecer uma boa experiência ao usuário. Sem isso, nenhum site obtém bons resultados.

2. O site não é mobile friendly

Em suma, um site mobile friendly, é aquele amigável para aparelhos móveis (smartphones e tablets). Facilitando que sua página seja acessada de qualquer aparelho e localização. Essa característica deixou a muito tempo de ser um luxo, para se tornar uma necessidade.

Veja bem, se considerarmos que grande parte dos acessos a sites são realizados através de dispositivos móveis, então não é difícil deduzir que é crucial que o seu site esteja adaptado a eles.

Um ponto importante ao levar em conta essa demanda é que o Google valoriza muito o mobile friendly, o que ajuda a ganhar posições, sendo um requisito extremamente válido em uma estratégia de tráfego orgânico, por exemplo. Sendo que, esse é um dos algoritmos do Google, sendo assim, se o seu site ainda não está adaptado a essa realidade, hora de refazer!

O site não é mobile friendly
Dispositivos móveis serão responsáveis por 75% do tráfego online

3. É hora de refazer seu site se o design não é funcional

Na hora de refazer seu site, muita gente pensa que apenas ter uma página responsiva, como citado acima, é suficiente para solucionar a questão “design”. Porém, não é tão simples assim.

Um design funcional vai muito além disso, levando em conta alguns fatores, como uma identidade visual que esteja atrelada aos seus propósitos e aos interesses do seu público, que seja alinhada às tendências atuais e que possa, assim, trazer um visual moderno e agradável, o que favorece muito a experiência do visitante.

Afinal, a apresentação também é importante, o site precisa ser harmonioso, moderno e dinâmico. Além disso, é fundamental considerar o perfil da sua persona na elaboração do design do site, assim as chances de seus potenciais clientes se identificarem é muito maior.

4. A atualização de conteúdo é difícil

Há muitas empresas que têm sites antigos ou que investiram em ferramentas baratas e que não são capazes de trazer os resultados almejados. Inclusive dificultando, as ações do marketing digital, um dos pontos principais é exatamente a geração de conteúdo.

Uma boa estratégia digital inclui a produção de conteúdo de qualidade. Quando o conteúdo do seu site é difícil de ser atualizado e, até mesmo, de ser inserido, é um grande sinal de que está na hora de refazê-lo.

Aliás, se você pensar bem, é muito mais viável investir em um site novo, responsivo e de fácil manuseio, do que perder tempo com ferramentas antiquadas e desatualizadas.

A dinamicidade da postagens de informações deve ser um dos principais fatores do seu site, afinal é para isso que ele serve, oferecer informações!

5. Hospedagem em sites gratuitos

Se você criou o seu site em um site de hospedagem gratuita, talvez você deva refazer o seu site. Afinal, se a versão gratuita fosse a ideal não existiria uma versão paga, não é mesmo?

Isso não significa que os domínios que oferecem hospedagem gratuita sejam ruins, mas normalmente a versão gratuita é limitada e bloqueia diversos recursos que são fundamentais para o seu site ter um bom posicionamento online.

Então, analise os benefícios oferecidos e veja se a versão paga do domínio pode ser aplicada para melhor o seu site, ou se vale a pena optar por outra hospedagem.

6. O carregamento é lento

Esse é talvez o problema mais complexo que sua empresa pode enfrentar no meio digital. Sendo que, ninguém mais perde tempo aguardando o carregamento de uma página, principalmente se o intuito for informação. Um site lento é capaz de afugentar visitantes, interromper processos de compras e, até mesmo, arranhar a imagem do seu negócio.

São tantas opções online hoje em dia, que com certeza, um site lento ficará para trás. Sites com muitas páginas, hospedados em servidores de baixa qualidade e sem a devida atualização são os que mais sofrem com isso. O ideal é sempre contar com profissionais especializados para refazer seu site, o que ajuda a solucionar e evitar problemas como esse.

Empresas especializadas em marketing digital, podem oferecer estratégias específicas para o seu negócio, e otimizar um site que atenda a todas as suas necessidades, além de auxiliar no seu posicionamento online.

Se estiver com dúvida, confira também: AGÊNCIA DIGITAL: COMO ESCOLHER A MELHOR OPÇÃO PARA O SEU NEGÓCIO? CONFIRA 07 DICAS PARA NÃO ERRAR.

Então, Gostou dessas dicas? Temos um blog cheiinho de ótima dicas e informações sobre marketing digital. Além disso, siga-nos nas redes sociais.

Também estamos no: Facebook TwitterInstagramLinkedInGoogle +  e Pinterest.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017