Tendências do marketing digital para ficar de olho em 2020

No mundo digital ficar de olho nas novidade é de suma importância. Então, confira a maiores tendências do marketing digital para 2020.

Na era digital, o mercado muda muito rapidamente. Novas tecnologias aparecem a todo momento. Sendo assim, as estratégias da empresa devem se mantem em constante atualização e para isso conhecer as tendências do marketing digital para 2020 é fundamental.

Além disso, os consumidores estão cada vez mais exigentes com os conteúdos que consomem. Alias os seus interesse se diversificam na mesma velocidade do movimento digital. Assim, para acompanhar esse mercado é necessário estar sempre atento a novas tendências.

Contudo, ficar de olho nas novidades é um jeito de sair à frente dos concorrentes e de maximizar os investimentos. Afinal, quem não quer mais clientes e objetivos alcançados?

Desta foma, para lhe auxiliar entender essas mudança, a seguir, vamos apresentar as 6 maiores tendências do marketing digital para 2020. Não deixe de conferir!

Smartphone em cima de uma mesa com uma ilustração de um microfone simbolizando umas pesquisa de voz.
É possível usar sua voz para realizar ações como pesquisa.

1. Pesquisa por voz

“Ok Google” ou “Hey Siri” são apenas duas expressões que se tornam populares e devem ganhar ainda mais notoriedade em 2020. Neste caso esses termos ativam os assistentes virtuais do Google e do iOS, respectivamente, e permitem que o usuário realize várias tarefas. Entre elas, está a pesquisa por voz.

Sendo assim, ao invés de digitar a questão, dúvida ou termo da pesquisa, basta falar. Então, os assistentes virtuais serão os grandes responsáveis pelo trabalho.

Ao final de 2019, a indústria de reconhecimento de voz passou a valer 601 milhões de dólares, segundo relatório publicado pela Technavio. Além disso entre os Millenials, o uso da busca de voz chegará a 39,3%, contra 35,8% em 2018. Tudo isso mostra que o mercado promete decolar de vez em 2020!

Nesta mesma linha de raciocínio os Podcasts também vem ganhando cada vez mais espaço online. Inclusive especialistas dizem que 2020 será o seu ano! Veja como utilizá-los na sua estratégia de marketing em:
PODCASTS: COMO UTILIZÁ-LOS NO SEU MARKETING DIGITAL .

Mão robótica tocando em um tablet. A Inteligência Artificial (IA) é uma das tendências de marketing digital.
A Inteligência Artificial (IA) é uma das tendências de marketing digital.

2. Inteligência artificial

A Inteligência Artificial (IA) é outra grande tendências do marketing digital, porque dela dependem várias outras estratégias. Ela consiste em criar dispositivos e algoritmos que se equiparem à capacidade humana, fazendo com que o atendimento ou estratégia da sua empresa, fique mais próximo do usuário, mesmo quando automatizado.

Então, por meio desses recursos, será possível automatizar ações e até o atendimento. Além de tudo, há a oportunidade de aprendizado de forma contínua. Até 2025, dá para esperar um valor de mercado de 89,8 milhões de dólares — 20 vezes mais que em 2017, visto que, os novos sistemas de inteligência artificial podem gerar relatórios detalhados e mapear inclusive perfis de usuários para futuras estratégias de marketing.

Ilustração de uma pessoas conversando com um chatbot por texto.
Os chatbots são “robôs” inteligentes.

3. Chatbots

Os chatbots são “robôs” inteligentes, capazes de estabelecer um contato mais próximo com os usuários. Eles são usados nos sites e, recentemente, nas redes sociais. Oferecem um autoatendimento para problemas iniciais, mas também podem ajudar nas compras, por exemplo.

São uma versão mais moderna e intuitiva dos antigos chat de atendimento automatizados. Eles acompanham as ações o raciocínio do usuário para lhe proporcionar uma melhor experiência dentro do site.

Com o crescimento da indústria de IA, eles ganharão robustez e novas possibilidades. Portanto até 2021, 50% das empresas gastarão mais com chatbots do que com o desenvolvimento de apps. Até 2022, a economia total será de 8 bilhões de dólares. Enfim, melhor começar a se preparar, certo?

Ilustração de um cérebro simbolizando o Big Data
Big Data é a análise e a interpretação de grandes volumes de dados.

4. Big Data

Atualmente, o marketing digital tem a chance de usar várias tecnologias. CRMs, plataformas de automação e recursos de análise das redes sociais são apenas algumas possibilidades. Tudo isso gera dados, mas o que fazer com tanta informação?

O Big Data surge como resposta, já que processa grandes volumes de conhecimento em pouco tempo, otimizando os processos da equipe de marketing e vendas. Além de oferecer relatórios coerentes e com dados bastante precisos.

Estimasse que em 2020, sejam mais de 50 bilhões de dispositivos móveis e inteligentes, essa é uma forte tendência para criar estratégias de marketing bem estruturadas.

Pessoa usando um óculos e realidade virtual.
A realidade virtual é uma poderosa ferramenta para diversas ações.

5. Realidade virtual

O marketing de experiência e o de relacionamento tendem a ganhar projeção. Uma vez que as pessoas querem se envolver com a marca e viver novas situações por meio das empresas. Para que o marketing digital atenda a essa exigência, a realidade virtual (ou VR) é uma ótima opção. Até 2021, é esperado que o segmento gere 75 bilhões de dólares de receita.

Em suma trata-se de uma ferramenta que busca recriar a realidade por meio de óculos e dispositivos especiais. Com o avanço dos gráficos, a sensação de vídeos e jogos é cada vez mais real. Assim sendo para o marketing, há a chance de inserir os clientes no contexto dos produtos ou do estabelecimento sem que eles tenham que sair de casa.

6. Influenciadores digitais

Os influenciadores digitais ou digital influencers tomaram as redes sociais e têm estrelado campanhas de diversas marcas. Portanto se, no começo, as ações eram esparsas e pouco profissionais, dá para prever essa como uma das tendências de marketing digital que irá surgir forte durante o ano de 2020.

Em suma, a escolha dos influenciadores será essencial para criar a conexão certa com a marca e falar com o público adequado. Portanto mais do que nunca, será preciso cocriar para chegar a ótimas performances. Com o resultado, é esperado que o mercado salte de 2 bilhões para 10 bilhões, neste ano.

Os influenciadores criam um elo com o consumidor, que propagandas e anúncios não conseguem.

Como você pode perceber o marketing digital está mergulhando em uma era de tecnologia. Sendo que cada vez mais métodos inovadores e automatizados tendem a fazer parte da rotina dos profissionais que atuam neste segmento.

Desta forma, ao explorar essas tendências do marketing digital, você terá a chance de tornar suas estratégias para 2020, muito melhores. Contudo, a implementação destes processos tem um custo, portanto avalie o que faz sentido para o seu negócio e invista rumo ao sucesso.

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Imagens: Chatbot, robô.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017