Blog Corporativo: Entenda a sua importância para aumentar vendas

É notório que o mundo digital, vem mudando a relação estabelecida entre empresa e cliente a algum tempo. Sendo que assim, manter um Blog Corporativo atuante é fundamental para estreitar o relacionamento com clientes e potenciais clientes.

Afinal, o que antes era um simples processo de compra e venda, hoje sobre influencia de diversos fatores. Em especial, porque os clientes estão mais exigentes e bem informados, e buscam cada vez mais, empresas que se destacam em seus segmentos para realizar negócios.

Sendo assim, um  Blog corporativo, pode auxiliar a manter um bom relacionamento, oferecer um processo interativo eficiente e focar na qualidade da experiência. Sendo esses fatores fundamentais para a construção de uma estratégia sólida.

Além disso, o Blog Corporativo é uma ferramenta essencial para qualquer negócio. Por meio dele, é possível se aproximar de pessoas interessadas no que você tem a oferecer e que possuem potencial de se tornarem clientes. Quanto aos clientes antigos, essa também é uma forma de criar um relacionamento melhor com eles e assim fidelizá-los.

Mas se você ainda não está convencido de que sua empresa, precisa ter um Blog Corporativo, continue comigo. Neste artigo vamos mostrar algumas das principais vantagens de se investir nessa ferramenta. Confira:

O Blog Corporativo pode ser uma ótima estratégia de relacionamento com o cliente
O Blog Corporativo é uma ótima estratégia de relacionamento com o cliente

Quais as vantagens da utilização de um Blog Corporativo?

Com certeza você já se perguntou se vale ou não a pena investir em um Blog Corporativo, não é mesmo? Mas talvez tenham surgido dúvidas sobre a eficácia e real necessidade desta ferramenta em sua empresa.

Então para lhe auxiliar a tomar a decisão de uma vez por todas, elencamos algumas vantagens de ter um blog corporativo. Confira e entenda porque ele é tão importante!

1. Aumenta a visibilidade da marca

Ter um blog corporativo e o manter sempre atualizado é uma maneira de mostrar que você está em movimento no mercado e conectado com as tendências atuais. Esses fatores ajudam muito a aumentar a visibilidade da marca.

Investir em marketing de conteúdo é uma estratégia com um excelente custo-benefício e ajuda a expandir a sua atuação de uma forma simples e funcional.

Embora os resultados não sejam imediatos, a longo prazo, a sua marca pode se tornar uma referência no mercado, atraindo muitos clientes e ampliando o seu faturamento.

2. Contribui para o relacionamento

O relacionamento com clientes é essencial para mantê-los perto e não deixar que migrem para as empresas concorrentes. Um blog corporativo ajuda a levar a eles informações de qualidade, algo que tem muito valor e faz com que você ganhe pontos.

Isso também faz com que a sua credibilidade cresça tanto em relação ao seu público como no mercado em geral, fator que contribui naturalmente para aumentar suas vendas.  Afinal, o que toda empresa deseja é obter bons resultados e ter um faturamento positivo.

3. Ajuda a criar autoridade

Quem usa a sua expertise para produzir conteúdos de qualidade passa a ser visto como uma autoridade no assunto. E uma das maneiras mais funcionais para que isso ocorra é por meio de um blog corporativo.

Ser uma autoridade na sua área de atuação faz com que as pessoas fiquem mais propensas a comprar da sua empresa, afinal isso mostra que a empresa conhece bastante sobre o nicho em que está inserida.

4. Permite entender melhor o público

Ao criar conteúdos e interagir com o público, consegue-se entender melhor o perfil dele e sua reação quanto aos textos produzidos. Com base nessas informações, pode-se criar conteúdos mais eficientes e que facilitem o processo de conversão.

Vale lembrar que ter um bom poder de comunicação é fundamental para que o blog possa ser um portal de entrada eficiente e desperte a atenção das pessoas para conhecer os seus produtos e serviços.

Além disso, é importante os interessados sejam atendidos prontamente, então não esqueça de responder a comentários e dúvidas, sempre que aparecerem no seu blog.

5. Melhora o ranqueamento

Para quem busca se posicionar melhor nos mecanismos de busca como o Google, ter um blog corporativo é um grande aliado. A explicação para isso é que o buscador valoriza quem proporciona boas experiências aos seus usuários, incluindo a capacidade de oferecer bons conteúdos.

Se aliar no blog várias técnicas de SEO, aumentam as possibilidades de alcançar posições de destaque em mecanismos de busca, já que assim se torna possível oferecer uma experiência ainda melhor a seu usuário.

Lembre-se que quanto melhor for o seu ranqueamento nos mecanismos de busca, maiores serão as chances de conversão do seu site ou blog.

Um bom Blog Corporativo, pode ser o diferencial que sua empresa precisa

Como garantir a eficácia do Blog Corporativo?

Não basta criar um blog! Afinal hoje em dia, é muito simples criar um site ou blog, até mesmo de forma gratuita na web. No entanto para que o seu blog corporativo seja eficiente, e traga as vantagens apresentadas acima para o seu negócio, ele precisa ser muito bem estruturado.

Imagine que ele é o seu cartão de visita digital. Onde seus clientes e potencias clientes, podem ter o primeiro contato com a sua marca. Então ele precisa ser harmonioso, agradável e de fácil navegabilidade.

Além disso, os conteúdos, como já falamos precisam ser atrativos e relevantes para o seu público. Assim, elaborar um blog vencedor, pode ser um pouco mais complexo do que parece a primeira vista.

Mas se você realmente tem interesse em criar um domínio para sua marca, uma dica fundamental é: Conte com ajuda de especialistas! Embora, você tenha um investimento maior, os resultados com certeza serão maiores também.

Assim você pode se dedicar ao que realmente interessa no seu negócio, e deixar o marketing digital da sua empresa, com quem entende. Além é claro que poder cobrar os resultados, com mais autoridade.

Então, já está animado em aplicar as estratégias de marketing de conteúdo em seu negócio e em investir em um blog corporativo? Se a resposta foi afirmativa, é importante que você saiba quando verá os resultados do marketing de conteúdo na prática. Isso vai deixar você ainda mais interessado no assunto. Confira agora mesmo!



Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 27 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
Fundador da LinkWell em 1992
Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017